quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Euro-6 sem EGR: uma luz no fim do túnel

Quando as normas Euro-4 e Euro-5 foram introduzidas, coube aos fabricantes optar pela solução que considerassem mais adequada entre EGR e SCR, mas a partir de 1º de janeiro de 2014 começa a ser adotada na Europa o padrão Euro-6, tão rigoroso quanto a atual regulamentação em vigor no mercado americano e que até pouco tempo atrás vinha demandando o uso de ambos os sistemas de controle de emissões em conjunto nos veículos pesados.

Considerando os prejuízos do sistema EGR à eficiência do processo de combustão e a maior dificuldade em associar o uso de combustíveis alternativos em comparação com o SCR por este ter uma ação restrita ao pós-tratamento dos gases de exaustão sem interferir diretamente na queima do combustível, a solução apresentada pela IVECO para atender às futuras exigências de controle de emissões mostra-se uma opção acertada. Batizada de Hi-eSCR, de High-Efficiency Selective Catalyst Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva de Alta Eficiência, favorece um mapeamento mais preciso dos ciclos de injeção de forma a garantir a máxima eficiência do processo de combustão, sem impor a intensa formação de material particulado provocada pelo EGR - que viria ainda a incrementar a necessidade de ciclos de regeneração do filtro de particulados (DPF). Um gerenciamento mais preciso da dosagem do agente redutor líquido (ARLA-32/AdBlue/DEF) faz com que as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) sejam melhor controladas desde a "fase fria" imediatamente após a partida, lançando mão de sensores para a presença de amônia e NOx visando maior adaptabilidade, e ainda o misturador de alta turbulência direciona o fluxo dos gases de exaustão de modo a promover uma correta distribuição do fluido de pós-tratamento.

Os componentes do sistema, por ficarem concentrados numa unidade compacta, provocam menor interferência na plataforma de carga, trazendo menor dificuldade na montagem de implementos ao veículo e limitando o acréscimo de peso, que poderia vir a comprometer a rentabilidade operacional. Outras vantagens são a preservação da eficiência do processo de combustão e da durabilidade do motor, além de maior confiabilidade e intervalos de manutenção mais espaçados. O primeiro modelo a incorporar o Hi-eSCR é o IVECO Stralis Hi-Way, a ser introduzido no mercado europeu em breve.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html