sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Caso para reflexão: veículos off-road baseados no layout mecânico do Fusca

A clássica plataforma Volkswagen de motor e tração traseiros, desenvolvida inicialmente para o Fusca (ou "Carocha" como dizem os portugas), sempre se mostrou uma base confiável para diversas aplicações, até mesmo veículos todo-terreno. Além de inúmeras viaturas de transporte não-especializado usadas pelas tropas nazistas durante a II Guerra, o mercado civil soube apreciar e até aperfeiçoar a capacidade de incursão por terrenos severos, e os baja-bugs podem ser considerados um bom exemplo nesse contexto. Mesmo sem recorrer a um complexo sistema de tração nas 4 rodas, um fusquinha ainda consegue chegar sem maiores dificuldades a lugares onde muitos soft-roaders modernos passariam por apuros...

Há ainda, baseados no layout mecânico do Fusca mas normalmente com chassis tubulares próprios, as "gaiolas", ou "sandrails", originalmente destinadas ao uso em terreno arenoso (praias e dunas) como os buggies, mas que também encontram apreciadores em outros cenários off-road, valendo-se mais da leveza e agilidade para transpor os obstáculos. Outros motores, como o EA-827 da Volkswagen, também encontraram significativa popularidade nesses modelos, mas seguindo friamente a letra da lei, apesar da capacidade de incursão off-road não deixar tanto a desejar em comparação com alguns jipes, a ausência de um sistema de tração 4X4 com reduzida impede a legalização de motorização Diesel numa "gaiola" caso o proprietário tenha o interesse em usar o veículo livremente nas vias públicas.

Outros que merecem destaque especial são os jipes Gurgel: a série Xavante (X-10/X-12/Tocantins) produzida entre 1973 e 1995 mantinha a disposição de motor e tração traseiros, recorrendo a um sistema de freio seletivo individual acionado manualmente para as rodas traseiras, o chamado "Selectraction", como uma alternativa mais barata a um blocante de diferencial, o que associado à distribuição de peso mais concentrada junto ao eixo motriz já favorecia a aptidão ao enfrentamento de uma vasta gama de obstáculos nos percursos fora-de-estrada.

Vale destacar que a disputa de mercado com os pequenos Gurgel, favorecidos no quesito conforto pela suspensão independente nas 4 rodas herdada do Fusca, e cuja concepção mais leve também acabava por trazer algum benefício à economia de combustível, acabou levando a Ford a encerrar a fabricação brasileira do Jeep Willys CJ-5 em 1983, o que apesar de passados 30 anos ainda pode servir de pretexto para reconsiderar a exigência de tração nas 4 rodas para que um veículo de transporte não-especializado com capacidade de carga nominal inferior a 1000kg e acomodações para menos de 9 passageiros além do motorista possa ser reconhecido como "utilitário"...

11 comentários:

  1. ce ta loko mano se quer tanto assim o motor a diesel pega logo uma picape ou um jipe de verdade que possa ter motorzão

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    1. Mas existem motores Diesel leves que são perfeitamente adequados a veículos de porte menor, e proporcionando uma maior economia de combustível. A intenção é estender os benefícios do Diesel a veículos mais leves.

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  2. já cheguei a ver nuns vídeos um fusquinha com motor de saveiro a diesel com turbo adaptado, e era emplacado tudo regular

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    1. Lembro de alguns desses vídeos, só não lembro se foi no Mato Grosso ou no Mato Grosso do Sul, mas não faço idéia de como pode ter sido a regularização.

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  3. Ya ví un de eses Gurgel en Arabia Saudí, y aún que no tenia toda la fuerza de un Nissan Patrol o de un Toyota Landcruiser no es de todo malo para recorrer por el deserto. Al menos por el motor enfriado por aire ya tenia una gran ventaja, y el peso reducido lo hacia relactivamente frugal, pero carecia de aire acondicionado.

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  4. Bueno, mismo que unos lo vean la transmision 4x2 como insuficiente, creo que no es razonable prohibir que sea usado un motor diesel en eses vehículos si lo intencionan a aplicaciones off-road.

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  5. Impossivel não lembrar do Gurgel, eu ja tive muita vontade de ter um mas agora tenho um Suzuki SJ com motor de 550cc.

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  6. Se não fosse por causa da Toyota eu não duvido que teria sido feita versão a diesel do X12.

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  7. Não é brincadeira, mas eu já vi fusquinha rebocando Ecosport.

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  8. Era gostoso andar de fusca no sítio do meu avô, fazendo bagunça com os primos.

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  9. Fusca com motor de tobata ou de bomba de poço para andar só na fazenda não é tão incomum pelo interior. Tem quem se arrisque até andando normalmente na cidade e pegando trecho de estrada.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
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