segunda-feira, 14 de abril de 2014

Peugeot 504 com cabine Tropical

Algumas situações acabam por evidenciar as incoerências nas restrições brasileiras ao uso do Diesel em veículos leves de uma forma que chega a ser cômica. Um desses casos foi o do Peugeot 504, que durante a década de '90 foi importado oficialmente apenas na versão pick-up, embora no exterior tivesse versões sedan. O exemplar das fotos era originalmente uma pick-up, mas a "cabine dupla" que foi oferecida na época pela empresa paranaense Tropical Cabines deixava o utilitário com uma configuração mais próxima à de um sedan tradicional. Cabe, portanto, o questionamento: não faria muito mais sentido ter liberado o Diesel logo na década de '90 junto com a reabertura do mercado às importações? Vale destacar que alternativas para substituir total ou parcialmente o óleo diesel convencional já estavam sendo testadas localmente desde a década de '80, e como a injeção indireta ainda era muito popular em motores Diesel leves até o final da década de '90 acabaria por facilitar o uso de óleos vegetais como combustível alternativo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html