terça-feira, 15 de julho de 2014

Caso para observação: grade fechada num caminhão Mercedes-Benz

A alguns dias atrás vi no meu bairro um caminhão Mercedes-Benz cara-chata da geração anterior que teve a grade dianteira substituída por um painel liso, mantendo apenas as pequenas aberturas no parachoque para permitir a passagem de algum fluxo de ar ao redor do radiador e do intercooler. Não tenho certeza se foi uma alteração provisória para melhor enfrentar os rigores do inverno no Rio Grande do Sul, ou se foi feita em caráter permanente, mas a bem da verdade é comum que os motores Diesel atinjam a máxima eficiência a uma temperatura mais alta, mas podem demorar mais a estabilizar a temperatura operacional em função de apresentem um pouco mais de dificuldade para reter calor em comparação a um motor de ignição por faísca. Para fins de comparação, abaixo vai a foto de um modelo com a grade original.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html