segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aberração brasileira: Renault Kangoo 1.0

Não foi apenas a Fiat que tentou aproveitar a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) diferenciada para veículos com motor até 1.0L para oferecer uma versão mais acessível de um utilitário compacto. De '99 a 2004 a Renault chegou a adotar a mesma estratégia com o Kangoo. O que parece inicialmente uma boa jogada sob o ponto de vista comercial, serve apenas para escancarar algumas aberrações do mercado brasileiro.
A começar pela própria definição do que seria um carro "popular" apenas pela cilindrada, e convenhamos que tal medida se mostra incoerente quando levou alguns fabricantes a fazerem gambiarras específicas para atender a esse ato meramente burocrático e sem nenhuma justificativa plausível sob o ponto de vista técnico. No caso específico do Kangoo, à época a versão básica disponibilizada na Argentina usava motor de 1.2L, enquanto a versão de 1.0L era restrita ao Brasil com alguns exemplares remanescentes desovados no Uruguai para garantir que a escala de produção da versão com motor diferenciado não desse tanto prejuízo.
Com um motor que se mostrava claramente subdimensionado diante de um fator de carga mais elevado que num hatch compacto, a proposta de um consumo mais contido que atraía alguns compradores para a versão com motor de 1.0L no fim se mostrava superestimada. Por fim, como se trata claramente de um veículo utilitário, embora não esteja abrangido no limitado espectro definido pelos burocratas brasileiros em função de capacidades de carga, passageiros ou tração, o Renault Kangoo 1.0 é outro daqueles exemplos do quanto faria muito mais sentido uma liberação do uso de motores Diesel em veículos leves no mercado brasileiro.
Tive que incluir a foto de um Kangoo vermelho para agradar a algum colorado amigo que eventualmente leia isso...

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu até tive um vizinho que usava um Kangoo Express 1.0 para trabalhar, no caso dele que era dono de padaria até nem forçava tanto, mas realmente não é o mais adequado por ser um motor claramente subdimensionado, ao contrário de alguns utilitários asiáticos que eram projetados já considerando o uso de motores pequenos.

      Excluir
  2. Eu tive um Kangoo 1.0 daqueles de 8 válvulas e até que não era tão ruim. Só tive que me desfazer do meu carrinho por causa de uma batida forte na lateral direita que entortou o monobloco e destruiu umas dobradiças na porta de correr.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma 1.0 an 2000 e ta firme pra la pra ca bom carro

    ResponderExcluir
  4. Se não fosse pelo motor, seria perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que eu não vejo um Kangoo 1.0

    ResponderExcluir
  6. To procurando um kangoo 1.0, como é o consumo na cidade e rodovia a uns 80?
    Pensei nela pelo baixo custo do veiculo, porque trabalho com carga maxima de 300 quilos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem quem diga que na estrada faça até 16km/l, mas eu não boto a mão no fogo.

      Excluir
  7. A kangoo 1.0 tem algum defeito de fabrição, alguma coisa muito fragil? Ouvi falar que a suspensão é uma dor de cabeça, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi reclamações quanto à suspensão, e olha que eu tive um vizinho que usava uma na padaria dele e não se desfez nem quando comprou um Hyundai HR.

      Excluir
  8. Opa, testei esse mito pessoalmente ontem, uma Kangoo 1.0 8v 2000, afinal me interessei muito por esse milagre que fazia 16 km/l, cabia 5 pessoas e era carro de carga quando precisasse.

    Vamos começar pelo o que eu mais duvidava... pois acreditem ela fez 16,7 por litro (com dois adultos de 80kg, sem carga) 50/50 rodovia e cidade.
    (Ah, rodei 300km para fazer essa média).
    Olha que eu tenho um Vectra 2.2 8v, então não tenho o pé leve.

    Mas aí fomos para o teste de carga, então coloquei a carga máxima nela com meus produtos, pesei e tudo: 305kg + dois adultos de 80kg = 465KG no total com o motorista, parei em um morro entre 80 e 90 graus e quem disse que ela arranca, poisé não acredite em milagres. nem a pau Juvenal, até meu pai que estava junto falou: "Isso é um tranca rua". Resumindo foi esse motivo que fez eu reprovar a compra.
    Resolvi comentar sobre, porque não achei nenhuma opinião sincera sobre a 1.0 "de carga"...

    Enfim se vc se interessa nesse mito, sim ele faz 16KM/L, mas tenha em mente que não vai carregar mais de 300kg nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sou esse mesmo cara que fez os testes da 1.0 8v
      Mês que vem completa 1 ano que estou com a minha 1.0 16v 2003, vou deixar minha experiencia já que não tem quase nada sobre ela na internet.

      Então, o que posso dizer DE RUIM, o carro é um pandeiro, péssimo de acabamento, tive que emborrachar os acabamento de porta que é tudo de plastico, porque batia de MAAIISS, se saber arrumar é facinho de resolver. Em preço de peças também não espere um Fiat UNO, mas também não é cara, normal, quase tudo é CLIO, MAS VC TIRA ISSO NO CONSUMO

      FELIZMENTE DE RUIM ACHO QUE É SÓ ISSO. AGORA DE BOM!

      A engenharia é top, muito espaço para manutenção e bem durável, o motor é um milagre da engenharia, anda muito mais que o 1.0 rocam da ford, MUITOOO MAIISS. Falo isso pq tinha um fiesta 2007 e o Rocam tem 4CV a mais no DOC.
      Em questão de economia quase mesma coisa do 8v faz 16,2 pelo odômetro do carro e 15,5 pelo gps, uso misto 70% cidade.
      Comparando a Doblo 1.3 16v e a Kangoo 1.0 16v, vazia a Doblo é muito mais manca.
      (Meu cunhado tem uma 1.3 16v e os dois tem a mesma opnião)
      Em questão de suspensão, não bate nada. Ela é PAU PARA TODA OBRA.

      Cara, se tem uma mais zuadinha por 3 mil a menos, compre a mais inteira, porque peças de acabamento não tem em toda esquina.

      SEM DUVIDA UMA INTEIRINHA É UMA BOA COMPRA, VOCÊ ACHARÁ ELA UNS 60 A 70% DO VALOR DE UMA DOBLO OU FIORINO NO MESMO ANO E ESTADO.
      A 1.0 SAIU ATÉ 2004 SE NÃO ME ENGANO, ENTÃO ACONSELHO NUNCA PEGAR CARRO COM MAIS DE 15 ANOS DE USO COMPLETO, PEGUE A MAIS BÁSICA, ELA NÃO FOI FEITA PARA CONFORTO MESMO.

      Minha Viagem mais longa foi para Búzios no RJ, moro em SC, RODEI 30K ATÉ AGORA e nunca me deixou na mão.
      UNICA MANUTENÇÃO NECESSÁRIA ATÉ HOJE (QUE TIVE QUE FAZER SEM PROGRAMAR) FOI UM VAZAMENTO NA VÁLVULA TERMOSTÁTICA, 75R$ A PEÇA, MAIS 50 PARA COLOCAR.

      ENFIM, EM QUESTÃO ECONOMIA O CARRO É TOP, MANDA BALA.

      Excluir
    2. Um comerciante que foi meu vizinho em Florianópolis tinha um Kangoo Express 1.0 que eu não lembro se ainda tinha 8 ou 16 válvulas, e apesar de não ter chegado a usar o carro em viagens acabava trafegando por trechos de morro sem relatar maiores dificuldades.

      Excluir
    3. morro de 80 graus 90 graus tem que pegar corda e fazer uma escalada de montanha pois carro não foi feito para subir morro de 90 graus foi feito para andar em até 30 graus de aclive até onde eu sei é impossível subir um morro de 80 a 90 graus com um veículo mesmo que o veículo seja potente irá quebrar alguma coisa nele acabou 1.0 tanto vai ser 16 8 válvulas são todas carros para trabalhar se tiver bem cuidado com a manutenção em dia não tenho o que reclamar desse carro se você arrumar um carro que suba uma subida de 90 80

      Excluir
  9. Concordo com o amigo aí em cima, moro na baixada e subir a serra com peso ele é uma desgraça

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma dessa passageiro e carga 1.0 8v, e faz muito pelo que é, carrinho ótimo igual a qualquer um, tem pessoas que querem demais de um carrinho 1.0 com preço super acessível, manutenção melhor que muitos que já tive,bom resumindo por uma pessoa que usa para ambas situação no dia a dia, carro ótimo e supera as espectativas sim, só não dá pra esperar exageros pra um carro 1.0 8v (1.0 8v)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para exagerar mesmo. Tanto que limitaram a capacidade de carga em comparação às versões com motor maior.

      Excluir
  11. Somente basta deixar esse carrinho com manutenção perfeita, por ser 1.0 8v pra um carrinho desse modelo qualquer falha na manutenção ou mal funcionamento ele perde muito mais que um carro menor, fora isso cumpre sua especificação sim, muito econômico e utilitário.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html