quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mais uma do YouTube: Jetta com o motor "disparado"

Não é muito incomum encontrar relatos de motores Diesel que "disparam" e seguem funcionando mesmo que o operador os tente desligar, principalmente em motores mais antigos que não dependiam de sistemas elétricos e eletrônicos para permanecer em marcha. Quando isso ocorre, só é possível forçar a parada obstruindo a admissão de ar para "afogar" o motor, que no caso dos Diesel normalmente não contavam com uma válvula-borboleta (throttle-body, conhecida como "afogador" em motores equipados com carburador) para limitar o fluxo de ar admitido como ainda é usual nos motores de ignição por faísca mesmo com o advento da injeção eletrônica.

Pois bem, o velho Volkswagen Jetta do vídeo abaixo tinha motor de ignição por faísca, movido a gasolina, com carburador e bomba de combustível mecânica (no caso, a lift-pump que vai do tanque ao carburador), e acabou "disparando", sofrendo o que normalmente se classifica como "efeito Diesel" mas que na verdade está mais próximo do princípio de funcionamento dos antigos motores "semi-Diesel" de ignição por tubo quente. Nesse caso, o acúmulo de calor no cabeçote faz com que a mistura ar/combustível ainda sofra ignição mesmo sem uma centelha nem as elevadas compressões associadas ao ciclo Diesel.



Pode-se observar que, numa tentativa de interromper o "disparo" do motor, os cabos de vela são arrancados, denotando claramente que não se tratava de um motor Diesel. Para quem ainda não é tão familiarizado com mecânica, não custa nada recordar que "motor a diesel não tem vela". Nota-se, ainda, que o "disparo" só cessa quando alguém fecha a válvula-borboleta.

Uma das razões apontadas para a ocorrência desse fenômeno, além da válvula-borboleta travada aberta, é a deposição de sedimentos carbonizados na câmara de combustão, tanto por uma mistura excessivamente rica (com uma maior proporção de combustível para o volume de ar admitido) quanto pela aspiração de óleo lubrificante através da válvula blow-by de ventilação do cárter, que pode ser facilmente constatada em função da fumaça branca emitida. Tais depósitos chegam a ficar incandescentes, em brasa, e assim concentrando calor num efeito próximo ao das resistências de pré-aquecimento (glow-plugs) usadas como auxílio para a partida a frio em motores Diesel (e até em alguns "semi-Diesel" com um sistema auxiliar de ignição elétrica para promover a partida a frio com gasolina). Mas vale salientar que ainda é possível um motor sem muita deposição de sedimentos carbonizados "disparar".


Antes que algum engenheiro-de-botequim, professor-pardal, mecânico boca-de-porco ou qualquer leigo opte por induzir deliberadamente o chamado "efeito Diesel" numa tentativa precária de converter um motor de ignição por faísca para Diesel, é pouco provável que obtenha sucesso...

4 comentários:

  1. deve ser por isso que o meu sogro de vez em quando bota diesel no chevete dele e ainda funciona quase normal

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu isso comigo num Fiat Uno. Pensa num desespero na hora que o carro deu aquela subida na aceleração, fiquei com o coração pulando de susto.

    ResponderExcluir
  3. Tive esse problema ontem, mas felizmente consegui chegar até uma oficina antes que pudesse terminar em acidente.

    ResponderExcluir
  4. Já vi acontecer isso num Gol depois que encheram o tanque com querosene a alguns anos atrás quando ainda era fácil achar querosene em posto.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html