quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mais uma cena que evidencia a incoerência nas restrições ao Diesel em veículos leves

Semana passada, avistei essa Fiat Palio Weekend Adventure Locker nas proximidades da minha residência. Ainda suja de barro após uma incursão por áreas não-pavimentadas, embora não seja tão adequada ao off-road pesado já passou por uma situação que muitos sport-utilities de luxo jamais passarão...

2 comentários:

  1. Tração nas 4 é exagero para muita gente que vai para uma praia mais distante ou precisa pegar uma estradinha de terra uma vez ou outra por ano. Um amigo meu simplesmente mandou soldar o diferencial de um Palio 1.0 que ele tinha e eu já vi ele passar em lugares onde playboy de Troller passou sufoco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num carro de tração traseira não daria certo fazer esse truque, o carro fica incontrolável no asfalto acima de 60km/h. Cheguei a dirigir uma S10 com o diferencial soldado, seria muito menos pior fazer aquele esquema do Gurgel de frear uma roda traseira manualmente do que soldar diferencial. Com tração dianteira eu nunca experimentei mas tem maluco que faz isso até em carro preparado para racha de rua.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html