domingo, 15 de fevereiro de 2015

Breve reflexão sobre motores radiais

Antes que o uso de turbinas se consolidasse na aviação comercial, tanto nos turboélices quanto na propulsão a jato, soluções bastante inusitadas foram incorporadas na concepção de alguns motores a pistão para uso aeronáutico, e uma das mais emblemáticas foi a disposição radial de cilindros. Também conhecidos como "motor em estrela", apresentavam como principal vantagem uma refrigeração mais uniforme visto que todos os cilindros ficavam de frente para o fluxo de ar, ao contrário do que ocorria em motores em linha, em V, em W, ou de cilindros contrapostos (boxer). Eram encontrados motores com uma ou duas "estrelas", e cada uma normalmente tinha um número ímpar de cilindros. A maioria era de ignição por faísca e movida a gasolina, mas alguns também foram desenvolvidos no ciclo Diesel e, apesar da pouca popularidade na aviação, se mostraram excelentes para equipar tanques de guerra. Um dos mais notáveis foi o Guiberson A-1020 monoestrela de 9 cilindros, com cilindrada de 1021pol³ (16.7L), 4-tempos e refrigerado a ar.
Outra vantagem dos motores radiais era a relação peso/potência, que não faz feio mesmo diante de alguns motores modernos com disposição de cilindros mais convencional. No caso do Guiberson A-1020, desenvolvia 340hp pesando apenas 290kg, e mesmo na variação T-1020 adaptada para ser usada em repotenciamento de tanques leves M5 Stuart com um rating de 250hp ainda pode ser considerada excelente. Em que pesem as limitações tecnológicas das décadas de '30 e '40 do século passado, quando o turbocompressor ainda não havia se popularizado e portanto a potência específica era consideravelmente mais modesta, chega a causar algum espanto que os motores radiais tenham sido mais relegados ao passado e hoje não encontrem tanto espaço no mercado mundial. Considerando principalmente a maior durabilidade dos motores a pistão em função das faixas de rotação mais contidas e da menor saturação dos filtros de ar ao operar em ambientes severos com muita poeira em comparação às turbinas usadas em aeronaves, alguns equipamentos estacionários e sistemas de propulsão naval, ainda seria justificável investir nos motores radiais. A empresa alemã Michael Zoche Antriebstechnik até vem anunciando o projeto de uma nova linha de motores Diesel radiais refrigerados a ar, de 3 e 4 cilindros em "estrela" simples ou 8 em dupla, mas a produção em série vem sendo adiada devido à burocracia do processo de homologação para uso aeronáutico apesar da possibilidade que está sendo desperdiçada nos segmentos naval, estacionário/industrial, e até automotivo ao considerarmos que a versão de 8 cilindros e 5.33L gera 300hp e já ficaria na medida para o uso em alguns caminhões e ônibus...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html