sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mais uma do YouTube: The Mighty 190 - That Grease

O vídeo a seguir foi mencionado a alguns meses atrás numa publicação feita no grupo A favor da liberação do Diesel para veículos leves no mercado brasileiro no Facebook pelo Kiko Molinari, defensor ferrenho do uso direto de óleos vegetais como combustível para motores do ciclo Diesel e até um tanto cético com relação ao biodiesel, que faleceu há duas semanas após ter um infarto enquanto andava de bicicleta e permanecer 12 dias hospitalizado em estado grave. De certa forma, em meio aos diversos temas que foram sugeridos por ele, uns já debatidos e outros ainda em stand-by, essa pode ser considerada a última contribuição do Kiko para o DieselNutz.

Passado o momento nostalgia, vamos direto ao ponto. O norueguês Magnus Wathne produziu um vídeo musical para apresentar um Mercedes-Benz 190D rodando com óleos vegetais reaproveitados de cozinha. Exaltando não apenas o aspecto ambiental, numa referência ao biocombustível como "solução contra a poluição", também é salientado o viés econômico da experiência em meio à crítica ao preço da gasolina e referência ao óleo diesel convencional como "passado", num tom um tanto satírico e claramente inspirado na estética dos clipes de rap americano e, apesar da qualidade superior tanto da melodia quanto da produção audiovisual, também remete ainda que vagamente ao "funk ostentação" paulista. De fato, o brilho do 190D, apelidado de "The Mighty 190", acaba de certa forma ofuscado pela bela morena que aparece no vídeo...
Em que pese o fato do motor usado no 190D ser de injeção indireta, em teoria mais resiliente ao uso de óleos vegetais como combustível alternativo, vale salientar que em resposta a alguns poucos comentários críticos questionando eventuais danos a filtros de combustível e até às válvulas de escapamento do motor o proprietário do veículo alega fazer uma rigorosa filtragem a diferentes temperaturas e por diversos métodos para obter um óleo "altamente refinado", uma medida bastante sensata não só para evitar a presença de partículas estranhas que possam danificar o sistema de injeção ou provocar a formação de depósitos no motor como também para prevenir a gelatinização do combustível dentro do tanque ou das linhas de combustível a baixas temperaturas, algo habitual no hemisfério norte mas que também pode ocorrer em regiões brasileiras onde o inverno é mais rigoroso. Pode-se deduzir que "altamente refinado" seria algo como degomado e decerado, procedimento mais fácil de fazer num óleo extraído por prensagem a frio, método cada vez menos comum no processamento industrial tendo em vista que hoje predomina a extração por meios químicos e termoquímicos com uso de solventes que acabam por interferir na solubilidade das gomas e ceras naturalmente presentes nos óleos vegetais e gorduras tanto vegetais quanto animais.

3 comentários:

  1. Deu até vontade de fazer isso no meu Escort 94.

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  2. Tengo un W123 220D y me dio ganas de intentar aceites vegetales como combustible.

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  3. Gostei disso. A uns dias atrás fui num restaurante onde mandavam o óleo de fritura velho para fazer biodiesel, o gerente até me explicou como funciona mas eu achei complicado. Se já pode usar o óleo puro como combustível parece ser mais prático.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html