domingo, 13 de setembro de 2015

Mais uma do YouTube: Honda CB232D

Por mais precária que possa parecer numa análise mais fria, essa Honda CB125 de 1981, diga-se de passagem visivelmente muito semelhante à primeira geração da Honda CG125, adaptada com um motor Hatz monocilíndrico de 232cc e cerca de 5cv acoplado a um câmbio tipo CVT, é interessante como prova de conceito apesar de sofrer com as limitações tão comuns à maioria dos motores Diesel monocilíndricos de baixa cilindrada hoje disponíveis no mercado, e ainda necessitar de alguns refinamentos para se tornar de fato prática.


Rebatizada pelo proprietário como Honda CB232D em referência à nova cilindrada e ao ciclo de operação do motor, acabou ficando com uma velocidade máxima de nada empolgantes 64km/h, quando muito podendo competir com uma Mobylette nesse aspecto, e com médias de consumo na faixa de 44km/l (ou 110 milhas por galão), o que não é tão extraordinário quando consideramos que muitas motocicletas de 125cc com motor 4-tempos de ignição por faísca (ciclo Otto) já podem superar com relativa facilidade os 110km/h e manter médias de consumo de 40km/l com gasolina. Embora o motor Hatz seja adequado para aplicações estacionárias e industriais, está longe de ser uma boa opção para uso veicular, como pode ser salientado pelo volante de motor exposto e propenso a provocar lesões graves no pé direito e na canela do piloto em caso de acidente.

Em motores de 2 a 4 cilindros e faixas de cilindrada a partir de 800cc, o Diesel já se mostrou perfeitamente viável em motocicletas, com muitos exemplares das marcas Harley-Davidson e Triumph convertidos principalmente na Alemanha e na Inglaterra, não deixa de ser interessante que apareça uma alternativa mais próxima da realidade de muitos pais de família que usam motos de 125 a 300cc para trabalhar.

3 comentários:

  1. Moto a diesel ficaria perfeita para economizar.

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  2. Mesmo se não chegar a arrancar o pé do peão, só uma relada da ponta do dedão no volante do motor já deve fazer um estrago bonito.

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  3. Aqueles motores de barco que a Agrale faz são licenciados pela Hatz e são bem pesados. Se esse for nessa mesma batida, é aí que está um grande entrave para a viabilidade desse conceito.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html