quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Que motor ficaria bom num Mitsubishi Pajero TR4?

Uma questão levantada frequentemente se refere ao Mitsubishi Pajero TR4 que, apesar de contar com tração 4X4 com reduzida, nunca foi oferecido com motor Diesel de fábrica, e portanto acaba-se despertando um interesse em motores que possam ser adaptados ao modelo. O mesmo se aplica ao Mitsubishi Pajero iO japonês, praticamente idêntico apesar de algumas pequenas diferenças estéticas, motor 1.8 ao invés do 2.0 usado no TR4 e uma caixa de transferência mais simples sem diferencial central.

A solução mais off-the-shelf seria o motor 4D56, usado na L200, na L200 Sport e no Pajero Sport/HD que chegaram a ser fabricadas no Brasil. Teve versões tanto naturalmente aspiradas quanto dotadas de turbocompressor, com ou sem intercooler, e também foi usado nas duas primeiras gerações do Mitsubishi Pajero Full, nas vans Mitsubishi L300, Hyundai H-100 e H-1 Starex, além dos sport-utilities Kia Sorento (1ª geração), Hyundai Galloper e Hyundai Terracan, e nas caminhonetes Hyundai HR e Kia K2500/K2500TCi. Apesar das versões comercializadas oficialmente pela Mitsubishi terem vindo apenas com injeção indireta e cabeçote de 8 válvulas com comando simples (SOHC), também há versões com injeção direta do tipo common-rail com gerenciamento eletrônico e cabeçote com duplo comando (DOHC) e 16 válvulas, disponibilizadas pela Kia e pela Hyundai.

Para quem não se apegue tanto a um resultado final mais factory-look, o céu é o limite. Desde os conhecidos motores Volkswagen SDI e TDI, passando pelo Kia J2 usado na Besta e no K2700 e pelo Mazda RF que equipou as primeiras gerações da Kia Sportage e do Suzuki Grand Vitara, há diversas opções com um tamanho relativamente compacto que facilitam a instalação. Outros motores que podem ser usados e tem uma boa oferta de assistência técnica são os Nissan série YD (mais notadamente o YD25 usado na Frontier e na Pathfinder), os Iveco/Sofim usados nas vans Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Citroën Jumper, Iveco Daily e Renault Master, Iveco/FPT F1A e F1C usados no Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Citroên Jumper, Iveco Daily e até em versões de especificação americana do caminhão Mitsubishi Canter logo também poderia ser considerado de certa forma próximo de uma solução off-the-shelf.

Há ainda uma opção que foi relativamente popular em conversões clandestinas durante os anos 80 devido a uma menor disponibilidade de motores Diesel leves de alta rotação mas hoje é bastante subestimada no mercado brasileiro, o uso de motores originalmente destinados a aplicações estacionárias/industriais, náuticas e agrícolas como os Yanmar TNV88 muito usados para acionar compressores de refrigeração em carrocerias frigoríficas para caminhões (Thermo King). Embora geralmente tais motores tenham potência um tanto limitada, e sejam regulados para operar em faixas de rotação mais estreitas, é possível alterar a regulagem da bomba injetora para atender melhor a uma aplicação automotiva, bem como sobrealimentar o motor com o uso de turbocompressor. É uma alternativa que recentemente ganhou alguma notoriedade nos Estados Unidos pelo custo relativamente baixo desses motores, robustez, e por terem peso e volume contidos, o que os fez cair nas graças de proprietários de pick-ups Ford Ranger e Chevrolet S10 que enfrentariam mais dificuldades para importar os motores turbodiesel usados nas equivalentes sul-americanas.

39 comentários:

  1. O motor de uma pajero full 2003 serviria numa tr4 2003?

    Atualmente a minha full ja esta totalmente debilitada mas mecanicamente nova, ja a tr4 o motor gastao e fraco nao agrada.

    Minha duvida seria quanto ao cambio ja que a pajero e manual e a tr4 e automatica.

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    1. Embora um motor com aproximadamente 80% a mais de cilindrada não pareça muito "milagroso" no tocante à economia de combustível, no fim das contas pode até dar certo. Devido à alteração no torque, me parece muito mais seguro usar o câmbio e a caixa de transferência originais da Full. Reconfigurar o câmbio automático e o conversor de torque para os parâmetros de funcionamento do motor 4M41 do Full também seria um porre. A propósito: pela questão da economia de combustível, é importante levar em consideração também a relação do diferencial e o escalonamento das marchas.

      http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html

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  2. Ola! Vc conhece alguem que tenha feito essa mudanca? Eu adoraria ter a tr4 a diesel pela autonomia e a capacidade off road da tr4 preparada.

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    1. Não cheguei a conhecer ninguém que tenha feito a alteração, mas como um dos modelos que mais perguntam sobre motores para adaptar é o TR4 me pareceu boa idéia fazer uma lista de motores que possam ser adaptados sem tanta necessidade de alterar o chassi ou o quadro de fogo para acomodar.

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  3. Boa noite.. motor 2.5 da pagero spot coloca no mesmo câmbio original .. mudança todo sistema de injeção do diesel tira bomba elétrica do tr4 .. muito trabalho somente a bateria muda de lugar.. radiador e ventoinha única adaptaçao... resultado final perfeito..ótimo..vendi a dois anos atrás numa cidade do Paraná porto Camargo..me arrependi tanto que agora comprei outro tr4 2005 blindado motor super fraco..vou retirar fora e fazer novamente está mudanças..apenas juntando a grana para comprar as peças.. economia de diesel na tr4 na cidade 9.8 na estrada não muda muito 10.6

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    1. Tudo bem amigo? poderia me passar mais informações sobre essa adaptação? tenho uma TR4 e gostaria de fazer o mesmo, meu e-mail: pedro@localrede.com
      No aguardo.

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    2. Gostaria de obter detalhes desta modificação! Comprei uma 2005 automática para esta finalidade! E a documentação transfere com facilidade? Segue meu contato ( avair@pituta.com.br ).

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    3. OLA TUDO BEM GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHADAMENTE COMO FOI FEITA ESSA ADAPTAÇÃO ?MEU EMAIL marcio-moscardi@hotmail.com , so vc fizer um video e colocar no youtube vai ganhar uma grana

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    4. Gostaria de saber se essa adaptação dar certo em tr4 automática

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    5. Boa tarde amigo... gostaria de mais informações sobre essa adaptação. Tem como me mandar detalhes por e-mail? Obrigado pcondeaguiar@gmail.com

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    6. Boa tarde, tenho uma tr4 2008 automático, tem como passa mais informações pelo e-mail rudi.silva@yahoo.com.br. agradeço o retorno

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    7. Olá amigo , tudo bem ?
      Poderia me enviar detalhes dessa adaptação?
      Estou com uma tr4 com motor travado e gostaria de adaptar esse motor !
      A minha é automatica !

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    1. É possível não só fazer a adaptação, como também regularizar na documentação do veículo, justamente por ser originalmente 4X4 com reduzida.

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  5. Bom dia amigo! poderia me enviar os detalhes da adaptação? Acabei de adquirir uma TR4 e gostaria de adaptala para o diesel.

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    1. As sugestões de motores foram apresentadas em função de uma adequação ao tamanho do veículo, mas não cheguei a ver algum que tenha sido de fato adaptado.

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  6. Tenho uma tr4 e quero fazer essa adaptação também..poderia me passar detalhes.. por gentileza.....
    urlannascimento@gmail.com

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  7. Boa tarde! O motor 2.8 MWM, será que também pode ser adaptado?

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    1. Talvez possa, tendo em vista que não é desconhecida a adaptação desse motor no Suzuki Grand Vitara/Chevrolet Tracker, mas por questão de espaço acaba sendo instalado sem o intercooler na maioria das vezes.

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    2. Não tenho certeza..mas seria interessante pesquisar na prática.
      Vou fazer isso e qualquer coisa coloco aqui pra todos que tiverem interesse

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  8. Tenho dois ap diesel misto rodando, e rstou estudando uma tr4 diesel, vi relato usando o 4d56, mais nada bem explicado, estou na busca de mais informações, e se a capa seca casa com o 4d56

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    1. Se for manual, o câmbio é o mesmo das L200 quadradas ainda importadas do Japão, que tinham o 4D56. As nacionais pelo que eu me lembre passaram a usar câmbio Eaton nacional mesmo.

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    2. As l200 que usaram eaton fora somente as de competição, "rs"

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    3. Já cheguei a ver algumas sem ser de competição com o Eaton.

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    4. Provavelmente foi adaptado, pois o câmbio eaton era usado juntamente com a tcase bw, mesma da ranger e troller, juntamente com varias outras pequenas mudanças

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  9. Ola tem como manda mais informações sobre a alteração?

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  10. Se alguém tiver informação se dá certo mesmo colocar algum tipo de motor diesel na tr4 me dê dicas por gentileza,
    Porque o bichina beberona da peste.


    IMAIL.elderrocha01@ Hotmail.com.
    Se tiver alguém que saiba de alguma oficina que faz a adaptação também tenho interesse

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    1. Tenta ver alguma oficina que já trabalhe com adaptações em Jeep Willys mesmo.

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  11. Olá, eu vi um vídeo no YouTube de uma tr4 automática com motor AP1.9 diesel, mas infelizmente quem postou não tem informações do dono! O vídeo é curto mas mostra funcionando e aparentemente tinha ficado legal
    Também sou muito interessado nesse assunto, tenho uma Io seria um sonho colocar um diesel nela! Abraços..

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    1. Depois que apareceu um Toyota Rav4 antigo adaptado com motor AP, mas a gasolina mesmo e com toda a parte elétrica original da Toyota, não dá para duvidar de (quase) mais nada.

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  12. Amigo, como posso conseguir seu contato?, Tenho projetos de uma conversão de uma moto a diesel, e uma tr4 com motor de amarok, queria compartilhar o andamento com você

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    1. Envia uma mensagem pelo formulário de contato. Lembrando que o formulário de contato não aparece na versão para dispositivos móveis, se estiver acessando pelo celular tem que ir até onde aparece a opção "Ver versão para a web".

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  13. Olá pessoal sou novo por aqui ,gostaria de saber de vcs q tem mas experiência na área, se o motor j2 kia dar pra adptar na l200 quadrada 2004 grato !

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    1. Dá para adaptar sim, mas é aspirado. Então o desempenho vai ficar um pouco mais limitado.

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  14. Bom dia, existe a possibilidade de adaptação de um câmbio com 6 velocidade automático na Pajero Full, com a finalidade de melhorar o desempenho e economia?

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    1. Existe, mas está longe de ser algo barato. E a integração dos sistemas eletrônicos a bordo pode ser mais trabalhosa que o esperado inicialmente.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html