quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mais uma do YouTube: uso de óleos vegetais reciclados como combustível em São Bento do Sul-SC

Que o uso de óleos vegetais como combustível alternativo em motores Diesel é viável, já não há dúvidas. No entanto, o assunto ainda é encarado com forte ceticismo no Brasil, apesar de experiências bem-sucedidas já terem ocorrido no país. Um bom exemplo, no vídeo abaixo, ocorreu no município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, apresentado em reportagem veiculada em setembro de 2010 num noticiário local pela RBS TV Joinville, afiliada à Rede Globo.
Escolas públicas em São Bento do Sul serviam como postos de coleta do óleo vegetal usado, que era enviado a uma cooperativa de reciclagem onde era lavado e decantado para separar vestígios de sal e açúcar ou outras partículas que pudessem acarretar problemas durante o uso como combustível veicular, e por fim era encaminhado para a prefeitura municipal, que o aplicava em algumas viaturas. Além do custo reduzido em comparação ao óleo diesel convencional, foi destacada na matéria jornalística uma redução de 40% das emissões de poluentes.

Cabem, no entanto, salientar alguns aspectos que podem ser relevantes: a reportagem foi exibida num período em que as normas de emissões eram menos rigorosas, e portanto não havia tanta interferência do uso de combustíveis alternativos sobre sistemas de pós-tratamento de gases de escape ou outros mecanismos para controle de emissões. Porém, ao considerarmos que muitas prefeituras pelo interior do país ainda contam com uma frota de idade relativamente avançada, principalmente no tocante a caminhões e outros veículos utilitários além de maquinário pesado em geral, o óleo vegetal para aplicação direta como combustível ainda é uma opção economicamente viável e com bons resultados no tocante à preservação ambiental não só pela diminuição nas emissões geradas pelos motores Diesel mas também ao prevenir ao menos em parte o descarte inadequado de óleos vegetais velhos.

4 comentários:

  1. Chega a ser surpreendente que esse projeto tenha acontecido em Santa Catarina. Me pareceria mais óbvio que fosse feito em alguma região conhecida pela produção de soja, algodão ou girassol.

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    1. Mas não devemos ignorar a força da cultura alemã naquela região, que acaba por favorecer um projeto desse tipo. O uso racional dos recursos disponíveis foi essencial para que a Alemanha ressurgisse das cinzas no pós-guerra.

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  2. É bom que faz as crianças ficarem com uma consciência mais crítica e pensarem sobre usar o óleo combustível no carro da família. Uma boa chance para angariar apoiadores para as campanhas de liberação do diesel.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html