domingo, 24 de abril de 2016

Algumas sugestões de motores para adaptar no GMC 7-110/Isuzu NPR

Trazido do Japão entre os anos de 1995 e 2001 pela General Motors do Brasil em regime de CKD para montagem local, o caminhão Isuzu NPR foi rebatizado como GMC 7-110 durante a passagem pelo mercado nacional, e contava com o motor Isuzu 4HF1 de alta rotação e 4.3L que se diferenciava por uma característica até então espantosa diante da concorrência já estabelecida, que era a disposição do comando de válvulas no cabeçote (OHC) ao contraste do comando no bloco (OHV) ainda hoje predominante em caminhões na faixa das 7 toneladas de PBT no nosso país. De certa forma, também causava algum espanto a ausência de um turbocompressor naquele momento que o dispositivo ganhava popularidade. De qualquer forma, encontrar peças de reposição para o 4HF1 já não é tarefa das mais fáceis, portanto vale conferir algumas possíveis opções para um engine swap. Em se tratando de adaptações o céu é o limite, mas priorizarei motores de fabricação nacional e dotados de injeção mecânica.

Uma dúvida que me assombra desde o anúncio da descontinuação da linha de caminhões GMC no mercado brasileiro é o impacto das normas Euro-2 que passaram a valer para todos os veículos utilitários 0km a partir de 2002, e levaram também ao encerramento da fabricação do glorioso Toyota Bandeirante. A simples incorporação do turbo e do intercooler, a exemplo do que ocorreu nas Filipinas a poucos anos atrás, já seria suficiente para que o motor 4HF1 fosse enquadrado na Euro-2 mas, além do custo desse upgrade, o motor importado ainda seria afetado pelas oscilações na cotação do dólar. Enquanto isso, a GMB tinha praticamente uma carta na manga com o motor MWM Sprint 4.07TCA de 2.8L usado na S10 e na Blazer à época e que, mesmo com pouco menos de 2/3 da cilindrada do motor originalmente usado no 7-110/NPR, ainda era dotado de um torque por volta de 10% superior e com 20% a mais de potência. Para quem prefere um motor de alta rotação até para evitar a necessidade de alterar a relação do diferencial, certamente o MWM Sprint 4.07TCA figura entre as melhores opções.

Entretanto, há aqueles que preferem motores com regimes de giro mais baixos e torque mais farto a baixas rotações, e estariam bem servidos com motores como o Mercedes-Benz OM-364, o Cummins B3.9 (também conhecido popularmente como 4BT nas versões com turbocompressor) e o MWM D-229-4/TD-229-4, ou ainda o MWM 4.10T que alguns operadores não consideram tão superior à série 229 como seria de se supor. No tocante à reposição de peças, tanto o Cummins B3.9 quanto o MWM 4.10T se destacam pela disponibilidade favorecida diante do crescimento da operação de caminhões e ônibus da Volkswagen naquele momento, quando ainda contava-se com a opção entre Cummins e MWM para o Volkswagen 8-140 a exemplo do que ocorria com a Ford F-4000 até fins de 1998 quando o Cummins passou a ser o único motor oferecido para o modelo por um período que se estendeu até 2011. De qualquer maneira, com o downrevving, seria prudente considerar uma relação de diferencial mais longa para proporcionar uma velocidade máxima mais próxima à original, enquanto o torque mais elevado e atingido em regimes de rotação mais baixos já evitaria prejuízos às arrancadas e retomadas.

Independentemente da escolha por um motor de alta ou baixa rotação, é fundamental que o proprietário/operador avalie as condições operacionais para definir a opção mais acertada tanto no tocante a custos e disponibilidade de peças de reposição e assistência técnica quanto em alguns inconvenientes que possam estar associados a uma adaptação. Por exemplo, um motor mais pesado acaba por elevar a tara do veículo e por conseguinte diminuir a lotação, problema mais perceptível quando a remuneração é feita de acordo com o peso transportado e também dificultando a acomodação de algumas cargas de modo a manter o correto balanceamento do peso entre os eixos.

99 comentários:

  1. Hoy los chinos siguen armando copias del NPR con motores igual copiados de Isuzu pero del 4JB1 y 4JB1TC.

    ResponderExcluir
  2. Será que vale mesmo a pena trocar o motor por um que não seja original da Isuzu? Dá de trazer as peças do Paraguai onde ainda tem bastante deles rodando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O repotenciamento com um motor nacional e com uma boa rede de assistência técnica bem distribuída pelo país vale mais a pena que ficar dependendo da chegada de peças do exterior, que pode ser um processo muito demorado.

      Excluir
    2. Eu vi um GMC 7110 adaptado motor mwm229 ,achei que ficou muito próximo o eixo do carter ,se bobear pega o carter no eixo ,tem que colocar calço ou batente.

      Excluir
    3. Em termos de adaptação, fazem de tudo mesmo, até para corrigir intercorrências como uma possível interferência do eixo com o cárter. Além de ter quem se arrisque a modificar o cárter também.

      Excluir
  3. MWM não tem erro. Tanto faz se for o da S10 ou os da série 229.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa este ano sou eu querendo adptar o MWM 229 no GMC. Preciso trocar a caixa?

      Excluir
    2. Poderia ser mais fácil que adaptar uma flange, mas como o câmbio original Isuzu usa trambulador a cabo o melhor seria manter o câmbio original e trocar o diferencial se for o caso.

      Excluir
  4. Tenho um 7110...o motor mwm 229.usado na f 1000 substiuis bem ...o isuzo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Afinal o mesmo motor foi usado na F-4000 e em outros caminhões numa faixa de peso semelhante ao Isuzu.

      Excluir
    2. Poderia me ajudar
      Como fez com o cambio manteve o mesmo ou trocou?

      Excluir
  5. Qual motor serve no gmc n900 ano 2011 para substituir o insuzo1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu me lembre esse N900 é da JMC, daqueles que a Effa importava. Como o motor original é uma cópia do Isuzu 4JB1-TC, possivelmente um motor na mesma faixa de cilindrada (2.8L) vá dar menos trabalho na hora de adaptar. Dentre as opções disponíveis com relativa facilidade, a principal é o MWM Sprint 4.07 TCA que equipou S10, Blazer, Frontier e XTerra, além de caminhões Agrale 6000 e Furgovan 6000.

      Excluir
  6. Eu tenho uma gmc 7110 frontal e quero colocar um motor MWM 229 onde consigo o flange adaptador do motor para caixa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o mais fácil seria encomendar num torneiro mecânico

      Excluir
    2. Boa tarde amigo , ainda tem o gm ? Tô negociando um aqui em Floripa mas o mecânico disse pra saltar fora por falta de peças de reposição

      Excluir
  7. Tenho um gmc com motor 229 muito fraco tenho q trocar o cambio? É original ainda não tem força o q tenho q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que ver um câmbio mais adequadamente dimensionado para as curvas de potência e torque do MWM.

      Excluir
    2. Boa noite poderia me dar uma explicação se poder tenho gmc quero por motor 229 consigo usar o meu canbio original encaixa certo ou tenho que trocar canbio também

      Excluir
    3. A princípio até pode usar o mesmo câmbio, desde que a capa seca da embreagem tenha o mesmo encaixe no volante do motor, que normalmente é designado pela SAE com algum número. Mas pode ser que fique mal aproveitado devido às faixas de rotação de potência e torque de cada motor.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Um motor que eu já não costumo mais ver nem nas aplicações originais, quem dirá em adaptações... O último veículo em que eu tenho certeza de ter visto um motor FTO foi um ônibus escolar americano daqueles trazidos para o Brasil na década de '90.

      Excluir
  9. Eu tenho um GMC 590 e ele tá com motor Perkins ,turbo o câmbio parece que é Ford

    ResponderExcluir
  10. Boa noite tenho jmc n900 qual seria motor adequado que possa fazer adaptação facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para dizer que seria exatamente fácil, mas a princípio o que mais me entusiasmaria é o MWM Sprint 4.07 mesmo. Tanto por ter sido aplicado a outros caminhões quanto por estar numa faixa de cilindrada próxima ao original quanto por ter também o comando de válvulas sincronizado só por engrenagens.

      Excluir
    2. Sabe dizer c o câmbio serve certinho?

      Excluir
    3. A princípio o câmbio deve servir nesse caso, mas na dúvida é recomendável a adaptação com o Eaton FSO-4305.

      Excluir
  11. Alguém aí já adaptou um MWM 2.8 no 7.110? Tô com ideia de por esse motor no meu, mas com medo de ficar fraco, oque me dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais fraco não fica. Apesar de ser um motor menor do que o Isuzu 4HF1 original, por ser turbo e com intercooler tem não só mais potência mas também mais torque.

      Excluir
    2. Esse gmc 7-110 é bom, tem força, é bronqueiro? To pegando uma para colocar em armázem, servi?

      Excluir
    3. Bom o motor é, mas no Brasil é mais difícil de achar peças e mão de obra qualificada para mexer nesse motor em comparação a alguns países vizinhos onde motores Isuzu tiveram mais aceitação.

      Excluir
    4. Tbm gostaria de saber ,c o mwm Sprint ,serve no câmbio ,pois dar seria bem fácil a adaptação

      Excluir
    5. A princípio, se a idéia for usar o câmbio original da Isuzu, diferenças entre os diâmetros dos volantes de motor podem tornar exigível o uso de uma flange. Pode valer mais a pena usar o câmbio Eaton FSO-4305, que chegou a ser usado em caminhões Agrale com esse mesmo motor MWM.

      Excluir
  12. Boa noite, eu comprei um 7110 sem motor e câmbio, com isso eu comprei um motor 229 e câmbio completo, oque eu tenho que fazer pra colocar ele, se faz necessário alguma modificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais crítico é o acionamento do câmbio, já que o Isuzu usava trambulador por cabo enquanto a maioria dos caminhões de porte semelhante que eram comercializados no Brasil na época ainda usavam trambulador rígido que não se articula com a cabine.

      Excluir
  13. Boa tarde gostaria de saber se vcs tem.como me informar como coloco o retentor dianteiro do isuzu 7110 gmc

    ResponderExcluir
  14. olá pessoal tenho.gmc 97 7110 pra vender em peça t53981320487

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa q vc ter ia do 7110...41998588203

      Excluir
    2. Olá, acabamento do painel vc tem? Painel funcionando tbm tenho interesse, se puder me chamar no zap conversamos, JM Goiânia, 062 9 9151-7095

      Excluir
    3. Vc tem o cabeçote virabrequim quanto pede

      Excluir
    4. Bom dia alguém sabe me dizer se as camisas do bloco do gmc7110 elas ficam uns decimos acima do bloco

      Excluir
  15. Alguém tem alguma foto d algum motor adpitado n gmc 7110.?quero fazee uma adpitaçao

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, o que tem de tão ruim no motor isuzu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso a peças de reposição e disponibilidade de mecânicos aptos a prestar serviços nesses motores no Brasil.

      Excluir
  17. Boa noite... Estou adquirindo um JMC N601 e gostaria por favor de saber se alguém conhece e/ou indicaria alguma mecânica especializada nesse veículo e nesse motor no Rio de Janeiro ??? (21)964127939

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos eu tenho um GMC 7 110 1998 Comprei ele já sem motor ai adptei um motor do iveco vertis 90V16 coloquei o motor e caixa e ficou top pois ate os cabos de marchas ficou semelhante demais ai depois comprei um eixo trazeiro do ford cargo 815 com freio ar.agora falta colocar o eixo dianteiro pra ficar tudo igual.pensa num caminhao forte e andador dá Km toda hora sem forçar.mandaei videos pra vcs...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motor Iveco usado no Vertis é idêntico ao Cummins ISB4.5 do Cargo 816. Mas o interessante é ter conseguido manter o trambulador a cabo.

      Excluir
  19. Estou com um isuzu GMC 7110 com a bomba de direçao hidráulica estourada tem como adapta a bomba do MB 352 na dianteiro do motor A ROTAÇÃO É A MESMA

    ResponderExcluir
  20. Ola pessoal tenho um JMC n601 e gostaria de adaptar motor e cambio nele , alguém pode me indicar qual modelo daria certo e alguma oficina também ???

    emaildospok@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio, o melhor motor para adaptar seria o MWM Sprint da S10 de 2006 a 2011, considerando tanto a proximidade das faixas de cilindrada quanto o fato de ser homologado nas normas Euro-3. A não ser que o caminhão seja de 2012 em diante.

      Excluir
  21. Boa noite...estou comprando um gmc 7110.motor isuzo original..está impecável...quando morei fora tive várias pick.ups com motor isuzo...porque aqui no Brasil falam mal..pode mi explicar....o motor e fraco..consomem muito diesel
    ..mi tira a dúvida.obrigado

    ResponderExcluir
  22. Ola amigos
    Estou comprando GMC 7110 motor Isuzu foi retificado a um tempo porém começou fazer barulho válvula batendo no cabeçote, será problema grave ou pode ser regulagem? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a regulagem estiver dentro dos conformes, pode ser bom verificar as sedes de válvula.

      Excluir
    2. Ah sim, arrumando cabeçote e ficando bom saberia me dizer se vale a pena turbinar esse motor? É qual turbina usar?

      Excluir
    3. Pode valer a pena turbinar sim, só tem que ver um turbo equivalente ao usado numas versões Euro-2 desse motor que eram turbo.

      Excluir
  23. Alguém tem manual proprietário GMC 7110 pra vender? Me chama zap
    31 973412681

    ResponderExcluir
  24. Boa noite amigos, alguém sabe me dizer se tem lonas freios de outro 3/4 que consigo instalar GMC 7110? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lona pode ser trocada usando as sapatas originais mesmo, a não ser que queira trocar também os tambores.

      Excluir
    2. tenho um reboque plataforma 7 110, tive problemas para encontrar as lonas de freio. refurei os patins e coloquei lonas mais estreitas de outro caminhão. o outro problema de freio desse caminhão é a regulagem, que endurece e se voce forçar. quebra as "orelhas" que tem nos cilindros de roda.

      Excluir
  25. Quero mudar tbm as rodas de 16 para 17.5 o que preciso trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começar verificando se as furações das rodas que pretende usar são compatíveis com os cubos originais.

      Excluir
  26. boa tarde, queria saber se tem como adaptar um motor da 608 no caminhao gmc 7.110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Mas não é a melhor opção. Se fosse adaptar motor Mercedes-Benz,o OM-364 com turbo do último 710 estaria mais de acordo.

      Excluir
    2. Eu adaptei um motor mwm sprint 6cil da f250... caminhão ta um espetáculo

      Excluir
  27. Boa noite amigos, cabo acelerador gmc 7110 Está muito pesado será tirar e lubrificar melhora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se desmontar o cabo, já vale a pena ver se não está enroscando em algum lugar onde não deva, e se está encurvado num ângulo muito fechado em algum ponto. Lubrificar pode até não fazer mal, mas não vai fazer nenhum "milagre" isoladamente.

      Excluir
  28. Como regulo freio de mão gmc 7110?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O freio de mão original atua na saída do câmbio, com um tambor próprio. É o mesmo esquema que o Toyota Bandeirante inicialmente usava.

      Excluir
  29. Amigos alguém sabe me indicar mecânico com experiência motor isuzu aqui perto de Belo Horizonte?

    ResponderExcluir
  30. O motor e caixa da D40 fica legal no gmc 7-110(lembrando que é o motor maxion s4

    ResponderExcluir
  31. Amigos tenho algumas peças motor gmc 7110 isuzu pra vender ok
    31 973412681
    Em breve vou colocar vídeos de adaptações feitas gmc 7110 para baratear custos. Dúvidas me chama zap grande abraço

    ResponderExcluir
  32. Olá boa noite, tenho um GMC isuzu, tô precisando adaptar um radiador, alguma sugestão a respeito !!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ver em alguma oficina especializada em radiadores algum que seja compatível. Lembrando que tão importante quanto a capacidade em litros é a área frontal para o fluido de arrefecimento fazer a transferência de calor com o ar ambiente.

      Excluir
  33. Olá pessoal estou com uma dificuldade de achar cabo de freio de mão vcs indicam alguma solução gmc 7110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está com o mecanismo original do freio de mão com tambor único na saída do câmbio?

      Excluir
  34. Qual o melhor diferencial para adaptar freio a ar no GMC 7110?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adaptar freio a ar pode ser feito com o mesmo diferencial original. Mas outro diferencial que pode ser adaptado é o Dana 80, que tem opção por algumas relações mais próximas à original.

      Excluir
  35. Procuro reservatorio de agua plastico do radiador gmc 7.110 ano 1999
    Zap 43 999658047

    ResponderExcluir
  36. Boa noite alguém já viu ou fez alguma adaptação com motor da Iveco daily 3513 2.8 se tiver alguém que já fez e puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhão japonês usando motor da linha Iveco eu só lembro do Mitsubishi Canter, mas nesse caso era uma configuração original de fábrica.

      Excluir
  37. Alguém tem cremalheira volante motor cmg 7110.me chama zap 12982273054

    ResponderExcluir
  38. Caixa de cambio om364 verve no 1519

    ResponderExcluir
  39. Olá, alguém saberia se ainda há algum lugar para comprar um motor original, usado ou novo, para o GMC 7110? Estou procurando há um tempo e ainda não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou acabando de retificar o meu motor passou eixo virabrequim para 0.25 restante standard vai ficar novo ok. Vou vender pois vou colocar MWM
      Me chama zap 31 971101659 Fernando

      Excluir
    2. Estou com um amigo querendo vc ainda tem esse motor

      Excluir
    3. Tenho um caminhão sucata pouco rodado 98

      Excluir
    4. Vc tem o motor isuzu nele?

      Excluir
    5. Tenho sim chama no zap 61 99609-2857

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html