sexta-feira, 20 de maio de 2016

Caso para reflexão: caminhão M35 e o motor multifuel

Um dos veículos militares mais icônicos, o caminhão M35 "Deuce and a Half" foi desenvolvido pela REO Motor Car Company e produzido também pela Kaiser e pela AM General, além da Bombardier que produziu versões destinadas às forças armadas do Canadá, bem como da Kia e da Ssangyong na Coréia do Sul. Com poucas alterações, o projeto básico de 1949 permanece em produção pela Kia. No entanto, o maior destaque ainda vai para as versões americanas originalmente equipadas com o motor LDT 465 Multifuel que era fornecido tanto pela Continental quanto pela Hercules e pela White. Tratava-se de um turbodiesel de 6 cilindros em linha com cilindrada de 478pol³ (7.8L), potência de 134hp e torque de 447Nm, apto a operar não só com óleo diesel convencional mas também com querosene de aviação, querosene iluminante, óleo combustível para caldeiras e, em situações emergenciais, até gasolina. Para preservar a integridade da bomba injetora, recomendava-se a adição de uma parte de óleo lubrificante para 30 partes de gasolina quando esse combustível estivesse em uso.
A aptidão do ciclo Diesel ao uso de combustíveis tão diversos era posta à prova com a severidade das aplicações militares, nas quais a possibilidade de redirecionar suprimentos de combustível originalmente destinados a aplicações civis e/ou apreendidos de inimigos subjugados ainda é um recurso valioso para garantir a mobilidade em meio a dificuldades logísticas que eventualmente prejudiquem ou mesmo impeçam a chegada do combustível que viria a ser considerado padrão. Muitos exemplares da série M35 já foram descaracterizados e tiveram o motor Multifuel original substituído, principalmente por motores Caterpillar 3116, Cummins B5.9 e C8.3 e Detroit Diesel 6V53 e 6V92 nos Estados Unidos, e MWM D-229-6 no Brasil. Há quem considere impossível o desenvolvimento de um motor "flex" baseado no ciclo Diesel ao invés do ciclo Otto ainda aplicado nos motores movidos a gasolina e etanol tanto puros quanto misturados em qualquer proporção, mesmo com toda a facilidade proporcionada hoje pelo gerenciamento eletrônico para ajustar os parâmetros de funcionamento mais adequados a cada combustível sem tanto risco de danos ao sistema de injeção, então de certa forma o sucesso do motor LDT 465 remontando a uma época em que a injeção mecânica ainda era a única opção soa um tanto quanto inspirador.

4 comentários:

  1. Desse modelo só vi com motor MWM de 6 cilindros mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sabe onde encontro um caminhão militar para alugar para usar num ensaio fotográfico de moda em São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente algum clube de colecionadores de veículos antigos seja o melhor lugar para procurar.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html