terça-feira, 27 de setembro de 2016

Caso para reflexão: Toyota Hilux Revo com motor 5L-E

A posição privilegiada da Toyota em alguns dos principais mercados internacionais é inquestionável, e uma grande parte desse sucesso deve-se à Hilux. Com uma plataforma adequada a diferentes necessidades a nível mundial, hoje as diferenças mais significativas estão centradas nos motores oferecidos em diferentes regiões de acordo com normas de emissões e/ou a qualidade do óleo diesel convencional disponível. Ao consultar o site da Toyota Gibraltar Stockholdings, uma subsidiária da Toyota Motor Europe NVSA encarregada de vendas diretas para governos, ONGs e para a ONU principalmente na África e Oriente Médio, não deixa de saltar aos olhos a oferta de versões da atual geração da Hilux com o motor 5L-E naturalmente aspirado e de injeção indireta paralelamente ao 2KD-FTV dotado de turbocompressor (mas sem intercooler) e injeção common-rail que chegou a ser usada no Brasil entre 2005 e 2011 na Hilux Vigo. Um vídeo oficial de apresentação da Hilux Revo com o motor 5L-E está disponível no YouTube.
Apesar de não estar de acordo com as normas de emissões atualmente em vigor no Brasil e de proporcionar um desempenho mais modesto, a permanência do motor 5L-E em produção para atender a outros países subdesenvolvidos acaba por proporcionar uma interessante perspectiva para refletir sobre a obsessão por potência e o status de "luxo" que as pick-ups hoje tem no mercado brasileiro. A permanência da injeção indireta, tida como obsoleta na maior parte do mundo mas que além do custo menor de fabricação e da manutenção mais simples em virtude das menores pressões operacionais ainda proporciona uma maior aptidão a adaptações para um uso seguro de óleos vegetais naturais diretamente como combustível veicular, também inspira uma reflexão no tocante a possibilidades de promover uma redução na dependência do setor agropecuário pelo óleo diesel convencional. Por mais que a atual geração de motores turbodiesel atraia pelo funcionamento suave e pelo desempenho capaz de fazer frente aos motores de ignição por faísca em todas as condições de uso, bem como alguns esnobes possam olhar com desdém para o 5L-E, convém pesar algumas prioridades antes de simplesmente decretar qual seria o "melhor" motor.

Um comentário:

  1. Já vi dessas com placa do Paraguai, até achei estranho os caras por lá ainda quererem carro com esse motor quando tem acesso a tudo do bom e do melhor. Mas realmente para quem tem fazenda e puder usar o próprio óleo de soja como combustível faz bastante sentido.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html