segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mais uma pérola do YouTube: caminhonete Datsun 720 com motor Kubota de 1 cilindro na Tailândia

Dizem que o brasileiro adora uma solução improvisada para tudo quanto é tipo de problema, mas está longe de ser o único povo adepto das adaptações de baixo custo. Mas um vídeo publicado por um canadense que mora na Tailândia me chamou a atenção por mostrar uma pick-up Datsun 720, também conhecida como Nissan 720 dependendo do mercado ou Nissan Professional na Tailândia, equipada com um motor de 1 cilindro horizontal fabricado pela Kubota e que no Brasil foi bastante conhecido pela aplicação nos microtratores Tobatta mas segue rodeado de tabus quanto a eventuais aplicações automotivas.
Eu particularmente considero interessante essa adaptação, apesar do acabamento um tanto precário que pode ser observado pelo buraco aberto no capô original para acomodar o radiador, o tanque de combustível, o escapamento e uma parte do filtro de ar que não foram reposicionados dentro do compartimento do motor, e de certa forma me fez lembrar daquele Voyage que sofreu uma modificação semelhante no Paraná. É até compreensível que um motor tão rústico esteja longe de ser reputado o melhor para aplicações veiculares, tendo em vista a relação peso/potência muito desfavorável e a faixa de rotação muito estreita na qual costuma operar, mas até que ficou interessante a adaptação e instiga a refletir sobre muitos aspectos como os custos de produção e de manutenção que tem fomentado junto a alguns consumidores um certo grau de desconfiança quanto a motores Diesel de gerações mais recentes.

3 comentários:

  1. Até que ficou bacana, tem que dar o braço a torcer

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  2. É estranho de se ver sim, mas se é a necessidade do dono usar para trabalhar já merece algum respeito.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html