quinta-feira, 28 de junho de 2018

Mais uma raridade do YouTube: Fusca com motor de ignição por bulbo quente

O desejo de fazer um Fusca rodar com óleo diesel convencional ou algum outro combustível pesado não é novidade mesmo, e o exemplar mostrado no vídeo abaixo que teve a carroceria modificada e a adaptação de um rústico motor monocilíndrico com ignição por bulbo quente deixa bastante claro esse objetivo.
Apesar do resultado final estar longe do ideal para um uso normal, tendo em vista não apenas a estreita faixa útil de rotação desse tipo de motor dificultando que se alcancem velocidades compatíveis com diferentes condições de tráfego mas também um volante de motor (esse tem 2, sendo o outro acoplado ao câmbio) totalmente exposto e abaixo da linha do assoalho, e da modificação feita na carroceria ser questionável tanto no aspecto estético quanto por um eventual sacrifício da praticidade, essa adaptação muito excêntrica não deixa de merecer alguma atenção.

Poucas informações circulam acerca desse Fusca e do motor que o equipa, mas a princípio teria sido filmado na Suécia durante alguma exposição de motores estacionários e marítimos antigos que é um hobby até bem difundido em alguns países estrangeiros. O motor também deve ser de fabricação sueca, tendo em vista que a última fábrica a oferecer motores de ignição por bulbo quente em escala comercial foi a sueca Pythagoras que os produziu por 71 anos entre 1908 e 1979 com as marcas Fram para venda na própria Suécia e Drott mais voltada à exportação. E mesmo beirando os 40 anos do fim da produção em massa, apesar de não ser tão adequado para aplicações automotivas, ainda se encontram exemplares dos mais diversos fabricantes usados em barcos de pesca e reputados por usuários como mais adequados que alguns motores Diesel propriamente ditos.

8 comentários:

  1. Ya vi unos motores como ese en buques pesqueros, pero no esta ni de lejos adecuado al empleo en un automóvil. Aunque duren casi como para siempre, el rango de revoluciones demasiado angosto no sirve a las condiciones de operación en carretera.

    ResponderExcluir
  2. Apesar desse motor em particular não ser dos melhores para usar no carro, será que não tem como fazer esse tipo de ignição num motor normal de carro para usar diesel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ignição por bulbo quente não seria tão adequada às faixas de giro usadas em motores de automóveis modernos, e também tende a se adaptar melhor a motores com uma quantidade menor de cilindros. Tanto que não era muito comum ser usada em motores com mais de 2 cilindros.

      Excluir
  3. Esse tipo de motor até servia bem em tratores na época, mas eu não colocaria num carro nem por brincadeira.

    ResponderExcluir
  4. Já vi uns caipiras que usavam fusca com motor parecido com esse adaptado no lugar do original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A turma usa o que tem na mão mesmo, além do mais que deve ser só para usar longe de locais com fiscalização.

      Excluir
  5. A uns anos atrás fui num sítio onde o caseiro usava um fusca com um motor que chegava a ser um pouco parecido com esse. Até acho que não era legalizado, mas funcionava e conseguia chegar nuns 80km/h quando precisava passar por algum pedaço de estrada.

    ResponderExcluir
  6. Fusca com motor de bomba de poço não é nada de outro mundo, já vi pelo menos uma meia dúzia pegando até estrada. Só não sei como nunca pararam numa blitz para ver o motor, no mínimo o pessoal da polícia rodoviária deve achar que é só mais um carro velho barulhento e fica por isso mesmo. Mas um vizinho da minha sogra costumava guardar um motor de Fusca em casa para se precisasse levar o carro numa vistoria só trocar o motor é depois destrocar e continuar no diesel mesmo.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html