domingo, 8 de julho de 2018

Mais uma do YouTube: motor de ignição por bulbo quente sofrendo "disparo"

Em outro vídeo de entusiastas de motores estacionários e marítimos antigos com ignição por bulbo quente filmado durante uma exposição na cidade finlandesa de de Tornio, localizada na região de fronteira da Finlândia com a Suécia, podemos observar uma ocorrência de aceleração descontrolada e acima do normal em um motor desse tipo, danificando a tubulação de escapamento e o que aparenta ser um tanque de água para refrigeração do próprio motor por evaporação.
Com evidentes diferenças em relação às atuais gerações de motores tanto de uso estacionário ou marítimo, tratando-se de um motor 2-tempos cujo sistema de lubrificação opera sem recirculação do óleo e portanto já inviabiliza o recurso ao turbo, a causa mais provável para o disparo seria uma falha no governador. É uma situação que pode ocorrer ainda em motores Diesel propriamente ditos, caso tratem-se de modelos ainda dotados de injeção mecânica que já é algo cada vez mais incomum nos motores destinados ao uso veicular a nível mundial apesar de permanecer popular nas aplicações estacionárias/industriais, agrícolas e marítimas. Numa situação dessas, caso não chegue a ocorrer a ingestão de vapores do óleo lubrificante pelo motor durante a fase de admissão, basta cortar o suprimento de combustível para o motor que a aceleração já vai parando mas, para não dar muita margem a dúvidas caso o operador não seja tão experiente como o que aparece no vídeo forçando a desaceleração do motor, ainda é útil dispor de um restritor para fechar a entrada de ar para a admissão de modo a gerar um efeito de freio-motor mais intenso.

5 comentários:

  1. Já tive problema com um trator que deu disparo de motor, mas só me dei conta do problema depois que bebeu todo o óleo do motor e travou.

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  2. Já vi motores parecidos com esse sendo usados em barcos e sítios.

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    1. Eu só vi no quintal dum tio da minha avó materna e num museu mesmo.

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  3. Suecos tradicionais ainda gostam muito deste tipo de motor, ainda que um Diesel legítimo seja mais eficiente.

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  4. Solo cambiar el gobernador y listo para otra sesión.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html