quarta-feira, 18 de julho de 2018

Mais uma preciosidade do YouTube: motor japonês Sato's Semi Diesel da década de '30 com pré-aquecimento a carvão

Ainda que o método de pré-aquecimento mais comum nos motores de ignição por bulbo quente fosse com lamparinas a querosene, alguns fabricados no Japão durante o período entre-guerras recorriam ao uso de carvão em brasa para essa função. Nos vídeos abaixo, aparece um motor Sato's Semi Diesel do ano de 1933 com potência de 2hp que teve provavelmente como finalidade à época o acionamento de uma bomba d'água em um campo de cultivo de arroz.



Produzido a partir de 1931 na empresa fundada por Chujiro Sato na cidade de Matsue, província de Shimane, seguia uma "receita" bastante comum aos motores 2-tempos de 1 cilindro com ignição por bulbo quente outrora populares para uso estacionário/industrial e marítimo a velocidade constante controlada por governador do tipo "hit and miss" e ajuste manual do débito (fluxo) de injeção, sendo distinto basicamente pelo método de pré-aquecimento um tanto incomum quando comparado a similares europeus e americanos. Apresenta 2 volantes de motor, sendo um incorporando polia para tomada de força por meio de correia lisa, enquanto o outro conta com acoplamento para manivela de partida.

Em meio à aniquilação e posterior reestruturação industrial japonesa, o destino do fabricante no pós-guerra é incerto.

2 comentários:

  1. Impreessionante. Quem hoje pensa no Japão só por causa dos produtos hi-tech se surpreende com uma coisa dessas.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html