domingo, 1 de julho de 2018

Outra preciosidade do YouTube: moto chopper com motor de ignição por bulbo quente em algum evento na Suécia

Pelo visto os suecos ainda tem muito apreço por motores "semi Diesel" movidos a óleos combustíveis pesados em geral, não só o óleo diesel convencional mas também o óleo cru usado até hoje em grandes navios. No vídeo abaixo, aparece uma moto feita artesanalmente e equipada com um motor de ignição por bulbo quente.
A única informação relevante sobre o vídeo é que foi filmado em 2013 durante um evento no hotel Gränsö Slott, na cidade de Västervik, Suécia. O motor não-identificado foi montado na posição longitudinal, recorrendo a algum mecanismo de transmissão angular com saída a 90° e aplicando o torque através de uma corrente para um câmbio montado na posição transversal. Infelizmente não foi mostrada nenhuma imagem da moto rodando, apenas algumas tentativas frustradas de partida do motor, que logo após ter a rotação finalmente estabilizada apagou, possivelmente por pane seca tendo em vista que a última cena mostra o proprietário mexendo em algo por baixo do tanque de combustível (não é de se duvidar que seja uma torneira de combustível como as que se usava em motos carburadas sem indicador de nível de combustível no painel de instrumentos, com uma posição que liberava a reserva do tanque).

6 comentários:

  1. Interesante sin dudas, pero yo no usaria un de eses motores en un vehículo. Aún puede servir para un kuliglig o a un generador de electricidad.

    ResponderExcluir
  2. Esse é casca grossa mesmo, deve ser até descendente de viking

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais vão ter motivo para reclamar das Harley-Davidson que vazam óleo e esquentam o cilindro de trás.

    ResponderExcluir
  4. Sou meio suspeita para falar de moto, já que eu não gosto mesmo. E essa ainda deve ter ficado muito pesada com esse motor de bomba de poço de sítio.

    ResponderExcluir
  5. Será que anda mesmo? Ainda acho que esse motor ficaria melhor aproveitado numa debulhadeira de milho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha vontade de ver essa moto andando, ou de fazer um test-ride.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html