sábado, 6 de setembro de 2014

Caso para reflexão: veículos fúnebres

 Um tema que alguns consideram demasiado sombrio, mas que também evidencia o quão ridículo é restringir o uso do Diesel em função de capacidade de carga nominal, passageiros ou tração, pode ser observado nos veículos destinados a serviços funerários. A começar que predomina na atual geração de carros fúnebres brasileiros a adaptação de um módulo em fibra de vidro na parte traseira de caminhonetes compactas, como Montana e Saveiro, para se acomodar os caixões de defunto, em função da pouca disponibilidade de station-wagons no mercado local. E mesmo sendo destinadas a uma atividade claramente profissional, afinal ninguém leva a família para passear na praia a bordo de um rabecão, ainda não podem usar motor Diesel em função da capacidade de carga nominal inferior a uma tonelada...

Até se vê alguns utilitários de porte mais avantajado, como a Kia Besta e o Hyundai HR, sendo usados em serviços funerários, e a capacidade de carga nominal acima de uma tonelada já os deixa aptos ao Diesel. Na prática, as condições do serviço são basicamente as mesmas, independentemente do tamanho do veículo, e assim um modelo maior se tornaria um tanto exagerado se não fosse considerada a estupidez burocrática brasileira...

3 comentários:

  1. A Saveiro ficou com uma traseira ridícula, a Montana serve, e a Besta é a ideal.

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    1. Ontem eu cheguei a ver uma Saveiro mais nova dessa mesma funerária, e a traseira ainda com esse "barril" ao invés de um alongamento mais alinhado como o da Montana.

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  2. A Montana é mais top com design

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html