Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Mais uma daquelas pérolas do YouTube: Tobatta preparada para corridas de arrancada
No vídeo acima, o trator aparece vencendo uma Mitsubishi L200 Triton. Cabe lembrar, também, que muitas pick-ups tailandesas preparadas para esse tipo de competição já superam a barreira dos 10 segundos em pista de 402 metros, com motores turbodiesel de 4 cilindros entre 2.5L e 3.2L, tornando ainda mais impressionante o resultado apresentado por uma simples Tobatta com motor monocilíndrico com menos da metade da cilindrada e regimes de rotação muito mais modestos...
10 comentários:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Um primo meu tem uma tobata largada no fundo dum galpão, agora fiquei até com vontade de tentar botar o motor na minha Parati depois de ver esse vídeo. Além do mais que a minha é 1.0 com 16 válvulas.
ResponderExcluirlogo vai aparecer algum maluco querendo gambiarrar esse motor num golzinho, só esperar pra ver
ResponderExcluirSe largar uma dessa na mão duns colonos é bem capaz que nem continuem sonhando com Hilux. Tobatinha velha ainda tem o poder.
ResponderExcluirQuerendo ou não, a Tobatta ainda tem vínculos culturais com o interior do país, principalmente a região Sul.
ExcluirSerá que um motorzinho desse cabe de boa numa Strada? Um vizinho meu tem uma Fire de cabine estendida querendo vender.
ResponderExcluirPode até ser que caiba, mas é um tanto pesado e pode necessitar de modificações no compartimento do motor para ser acomodado com mais facilidade, como na parede de fogo.
ExcluirImagina se fizessem um tratorzinho protótipo usando algum motor moderno de carro mesmo. Lá no interior do Paraná já tem competição de arrancada de trator e quase tudo já é protótipo com motor de caminhão mesmo.
ResponderExcluirShow de bola, melhor dizendo, show de tratorzinho. Deve chamar mais atenção que Camaro amarelo.
ResponderExcluirGostei dessa. Será que tem como montar uma no Brasil mesmo?
ResponderExcluirAté tem como montar uma no Brasil, mas quero ver achar um mecânico que encare o desafio.
Excluir