segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mais uma daquelas pérolas do YouTube: Tobatta preparada para corridas de arrancada

Um dos estereótipos mais apontados por quem é contra a liberação do Diesel em veículos leves é referente a tratores agrícolas, tidos como lentos e demasiadamente pesados. A bem da verdade, dificilmente as relações de transmissão de um trator se mostrariam adequadas ao uso num veículo rodoviário, mas isso não deveria ser visto como um demérito no que tange aos motores. Eis que na Tailândia, considerado o segundo mercado mais importante para as pick-ups a nível mundial, atrás apenas dos Estados Unidos mas com a preferência bem definida pelas mid-size em função do tamanho mais adequado às congestionadas metrópoles asiáticas ou mesmo a vias rurais mais estreitas em comparação com as full-size e também pelo consumo de combustível mais contido, surge um modesto trator Kubota semelhante às antigas Tobattas que ainda hoje se vê em algumas localidades do interior brasileiro, mas preparado para corridas de arrancada (drag-races)...



No vídeo acima, o trator aparece vencendo uma Mitsubishi L200 Triton. Cabe lembrar, também, que muitas pick-ups tailandesas preparadas para esse tipo de competição já superam a barreira dos 10 segundos em pista de 402 metros, com motores turbodiesel de 4 cilindros entre 2.5L e 3.2L, tornando ainda mais impressionante o resultado apresentado por uma simples Tobatta com motor monocilíndrico com menos da metade da cilindrada e regimes de rotação muito mais modestos...

10 comentários:

  1. Um primo meu tem uma tobata largada no fundo dum galpão, agora fiquei até com vontade de tentar botar o motor na minha Parati depois de ver esse vídeo. Além do mais que a minha é 1.0 com 16 válvulas.

    ResponderExcluir
  2. logo vai aparecer algum maluco querendo gambiarrar esse motor num golzinho, só esperar pra ver

    ResponderExcluir
  3. Se largar uma dessa na mão duns colonos é bem capaz que nem continuem sonhando com Hilux. Tobatinha velha ainda tem o poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querendo ou não, a Tobatta ainda tem vínculos culturais com o interior do país, principalmente a região Sul.

      Excluir
  4. Será que um motorzinho desse cabe de boa numa Strada? Um vizinho meu tem uma Fire de cabine estendida querendo vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser que caiba, mas é um tanto pesado e pode necessitar de modificações no compartimento do motor para ser acomodado com mais facilidade, como na parede de fogo.

      Excluir
  5. Imagina se fizessem um tratorzinho protótipo usando algum motor moderno de carro mesmo. Lá no interior do Paraná já tem competição de arrancada de trator e quase tudo já é protótipo com motor de caminhão mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Show de bola, melhor dizendo, show de tratorzinho. Deve chamar mais atenção que Camaro amarelo.

    ResponderExcluir
  7. Gostei dessa. Será que tem como montar uma no Brasil mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até tem como montar uma no Brasil, mas quero ver achar um mecânico que encare o desafio.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html