segunda-feira, 15 de abril de 2013

Petrobras: evidente desinteresse pela segurança energética

Ontem, numa entrevista ao jornal Zero Hora, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, declarou "achar lindo" os engarrafamentos que tanto atormentam a população das principais cidades brasileiras, em função do aumento no consumo de gasolina (e também de etanol, gás natural e óleo diesel) provocado por tais situações.
Apesar de entender que os gestores públicos deveriam "ter sempre planos diretores para orientar o fluxo de carros a favor da sociedade", demonstra estar alinhada com a postura parasitária que tem predominado nos órgãos públicos brasileiros. Já não é o primeiro vacilo da Petrobras no tocante à segurança energética brasileira, diga-se de passagem.
Mesmo que a finalidade da empresa, como a de qualquer concorrente, seja o lucro, deveria ser no mínimo constrangedor jogar a merda no ventilador para um executivo assumir tão escancaradamente o apreço pela ineficiência estatal, sobretudo num setor tão essencial à economia num país tão dependente do modal rodoviário. Convém recordar que hoje todas as refinarias de petróleo instaladas na república tupiniquim são sucateadas gerenciadas pela Petrobras, apesar do monopólio ter sido extinto em 2002, bem como o subsídio ao óleo diesel para priorizar as aplicações no transporte pesado.

Na época, chegou a haver expectativas em torno de um fim às amarras burocráticas que impedem um automóvel de passeio de ser legalmente movido a diesel no mercado brasileiro, mas não passou de especulação. Enquanto isso, modelos produzidos localmente como o Ford Fiesta e o Fiat Marea dependiam da oferta de motores Diesel em mercados de exportação...

Chega a ser irônico ver argentinos rodando durante o verão em Santa Catarina com carros a diesel enquanto os macaquitos brasileiros ficam reféns da péssima qualidade da gasolina, pouca autonomia proporcionada pelo etanol, e da disponibilidade limitada do gás natural, predominantemente importado da Bolívia.
Não custa lembrar também o episódio de 2006, quando as instalações da Petrobras em Santa Cruz de la Sierra foram tomadas de assalto pelo governo boliviano durante a "nacionalização" dos hidrocarbonetos, desrespeitando contratos ainda em vigor. O presidente Evo Morales ainda teve o cinismo de dizer que a Petrobras deveria deixar a infra-estrutura para exploração do gás como "um presente para o povo boliviano". Do mesmo modo que o mundo ficou refém do revanchismo da coalizão islâmica liderada pelo Egito derrotada na Guerra do Yom Kippur em 1973, levando os sheiks a promoverem um aumento exponencial da cotação do barril de petróleo, o governo brasileiro se curvou vergonhosamente aos caprichos bolivianos. Na época dos militares, pelo menos havia algum patriotismo verdadeiro motivando a busca por um maior equilíbrio da matriz energética, culminando no ProÁlcool...

Se ao invés de direcionar uma parte significativa do lucro para patrocinar "artistas" e "intelectuais" de esquerda e se curvar a caprichos ditatoriais, houvesse atualmente um maior esforço de pesquisa e desenvolvimento voltado à intensificação do uso de biocombustíveis, a Petrobras poderia dar uma contribuição mais expressiva à segurança energética nacional, proporcionando ainda um cenário mais favorável à liberação do Diesel para qualquer veículo sem distinções.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html