terça-feira, 2 de abril de 2013

Transporte de valores: submetendo as vantagens do Diesel a condições operacionais de extrema exigência

Uma atividade bastante perigosa, o transporte de valores é mais um cenário operacional em que o Diesel reina soberano. Não apenas em função das vantagens no tocante à rentabilidade operacional devido à despesa menor com combustível em comparação com um motor de ignição por faísca capaz de proporcionar desempenho comparável, mas também em função de características que privilegiam a segurança, como o menor risco de incêndios e explosões inerente ao óleo diesel, ao biodiesel e até mesmo a óleos vegetais que porventura sejam usados diretamente como combustível.

É relevante salientar que a operação segue cronogramas rígidos, quase como a logística de recursos militares, e para conferir uma certa agilidade a veículos com peso bruto total entre 7 e 9 toneladas, perfil em que se enquadra a maioria dos carros-fortes brasileiros, mesmo um motor Diesel de 4 cilindros entre 3.6L e 5.0L mostra-se até mais eficaz que os tão idolatrados V8 a gasolina. Até motores antigos e de potência modesta como o OM314 da Mercedes-Benz, anterior à massificação do turbo, seguem enfrentando a árdua rotina desse serviço.

Mesmo durante as paradas, é usual que os veículos permaneçam com o motor acionado, o que se por um lado poupa segundos que o motorista teria para reagir a uma ameaça e dar início a manobras evasivas acaba por aumentar o consumo médio de óleo diesel. O sistema de desativação automática em marcha-lenta (Start/Stop), que se mostra mais vantajoso em ambiente urbano e é amplamente empregado em híbridos, ainda não é tão popular em veículos pesados a nível mundial, tampouco nacional onde ainda é encarado mais como curiosidade e, quando aplicado a motores Diesel, enfrenta até a desconfiança de potenciais consumidores sobretudo em função de eventuais contratempos na partida a frio e manutenção da temperatura-padrão de funcionamento durante a operação no inverno, mesmo que tais inconvenientes já tenham soluções conhecidas e facilmente aplicáveis.
De qualquer forma, o uso de motores Diesel já contribui para uma maior eficiência, permitindo o uso de tanques menores e mais fáceis de instalar em pontos menos vulneráveis do veículo, sem no entanto sacrificar a autonomia. O mais comum é que o tanque tenha capacidade entre 150 e 215 litros. Considerando um consumo médio na faixa dos 3 a 4km/l em percursos urbanos e de 5 a 6km/l nos deslocamentos rodoviários, já possibilita viagens entre Florianópolis e Porto Alegre sem paradas para reabastecimento.

Também é conveniente recordar as vantagens no tocante às rotinas de manutenção: com maiores intervalos entre procedimentos mais simples, associados a uma durabilidade superior, pode-se manter os cronogramas de serviço com uma margem de segurança mais ampla sem comprometer a correta conservação dos veículos, reduzindo riscos de falhas mecânicas. Por parte do operador, o domínio de técnicas como uma exploração mais efetiva da potência de frenagem (freio-motor) prolonga a vida útil dos freios, que são um ponto particularmente crítico na condução de um veículo pesado...


Finalmente, pode-se deduzir que o Diesel apresenta qualidades que ainda o credenciam como uma solução inquestionável para os veículos de transporte de valores, mesmo em meio às limitações trazidas pela atual legislação de emissões de poluentes...

2 comentários:

  1. Teve uma época que a Brinks queria botar uma frota de carro forte a gás em São Paulo, mas não deu certo.

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    1. Tinha tudo para dar errado, o peso e o volume de um kit gás se tornam ainda mais trabalhosos de acomodar num carro-forte.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html