quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Opções de motor para adaptar em caminhão GMC 15-190 importado

Entre os anos de '95 e 2002, alguns caminhões fabricados pela Isuzu no Japão foram importados oficialmente para o mercado brasileiro. Um modelo que ainda desperta interesse é o 15-190, ou Isuzu FTR, que ao invés de usar motores da própria Isuzu como os modelos 7-110 (Isuzu NPR - motor 4HF1 de 4.3L e injeção direta) e 5-90 (Isuzu NKR - motor Isuzu 4JG2 de 3.1L e injeção indireta) vinha com o motor Caterpillar 3126B de 7.2L e 190hp. É um bom motor, mas o custo de manutenção não é dos mais favoráveis.

Um dos motores mais indicados para repotenciar o modelo é o MWM D229-6, atualmente oferecido como MaxxForce 6.5H, que foi muito usado em caminhões Volkswagen e conta com injeção totalmente mecânica, muito mais simples e confiável que o HEUI (sistema injetor de acionamento hidráulico controlado eletronicamente) original. Por estar certificado nas normas Euro-2, não causa problemas na hora de regularizar a documentação do caminhão com o novo motor.

Outros motores podem apresentar bons resultados, como o MaxxForce 7.2H atualmente usado nos Volvo VM, além do Cummins ISBe usado no Ford Cargo, que devido à injeção eletrônica common-rail oferecem mais confiabilidade e precisão que o já citado HEUI do motor Caterpillar. Mesmo motores mais simples e antigos como o Mercedes-Benz OM352, usado nos caminhões 1113, 1313, 1513 e 2213, entre outros, são favorecidos pela relação custo/benefício, e com um kit turbo é possível manter parâmetros de desempenho próximos do proporcionado pelo 3126B. No caso do OM352, a popularidade do motor proporciona significativa facilidade na reposição de peças e disponibilidade de assistência técnica, mas por não ser enquadrado nas normas Euro-2 pode trazer complicações burocráticas...

4 comentários:

  1. Boa noite, cara desculpe por ser neste tópico mas vai la... vi um comentário teu referente a documentação de um baja no forun 4x4br e achei interessante. vc acha que com um bom despachante eu consigo alterar o doc de um fusca? entre em contato comigo moro em gravataí-rs e gostaria de construir um baja, só o não fiz ainda por este motivo, não adianta ter um veículos deste só para usar fora de estrada pq um dia vc tem que pegar alguma estrada nem que seja de interior. segue meu email. mauri_jardim@hotmail.com att mauri valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo nota fiscal de todas as peças usadas na modificação, e a autorização prévia do Detran para efetuar a alteração de características, não há maiores dificuldades na montagem de um Baja.

      Excluir
  2. Quero colocar no meu o cummins série c 220 será que fica bom? E vc tem alguma oficina especializada para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve dar certo sim, até porque a própria Isuzu já chegou a oferecer um motor de 8.3L nessa classe de caminhões. Quanto a oficinas, não posso indicar nenhuma.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html