quinta-feira, 7 de março de 2013

Alguns aspectos a observar na hora de escolher um motor Diesel para adaptações

Na hora de adaptar um motor Diesel num automóvel originalmente equipado com motor de ignição por faísca, uma série de aspectos devem ser considerados para garantir uma boa integração aos demais sistemas do veículo. Um motor escolhido aleatoriamente, sem considerar as capacidades técnicas nem eventuais reforços necessários para lidar com alterações no equilíbrio e centralização de massa, pode causar prejuízos significativos à segurança. Alterações bastante significativas a nível de equipamentos de controle de emissões também poderão se fazer necessárias, para garantir que sejam cumpridas as legislações ambientais em vigor.

Seguem alguns itens que exigem especial atenção...

  • Freios e suspensão: a diferença de peso entre o motor original e o Diesel pode levar a um desgaste mais intenso de freio e suspensão dianteiros. Molas mais firmes e freios de maior capacidade, principalmente no eixo dianteiro, podem ser necessárias para manter os padrões de segurança originais, e eventualmente uma válvula proporcionadora de sensibilidade à carga (LSPV) pode ser necessária para evitar o travamento dos freios traseiros em decorrência da maior concentração de peso sobre o eixo dianteiro. Também merece destaque a questão do acionamento dos servo-freios, que deixam de contar com o vácuo gerado pelo coletor de admissão, passando a requerer uma bomba de vácuo específica;
  • Direção: pode se fazer necessário um upgrade no sistema de direção assistida (normalmente hidráulica) para manter o conforto e a segurança ao executar manobras. Portanto, é essencial ao escolher o motor Diesel levar em consideração o espaço necessário para que o conjunto de direção seja reconfigurado de modo a manter as mesmas margens de segurança;
  • Coxins/calços de motor: além do peso, as vibrações normalmente mais intensas num motor Diesel geram maior carga sobre esses componentes, ainda que venham sendo atenuadas de forma bastante significativa nas gerações mais recentes de motores Diesel. Uma absorção dessas vibrações com mais precisão é essencial para garantir o conforto e até evitar danos à estrutura do veículo;
  • Refrigeração: normalmente a temperatura operacional num motor Diesel é mais elevada, mas ainda assim um sistema de refrigeração corretamente dimensionado é essencial para evitar danos decorrentes de um superaquecimento, que podem ir desde uma junta de cabeçote queimada até danos a componentes internos do motor como os pistões. Também é conveniente lembrar da participação do óleo lubrificante na dissipação de calor, portanto um radiador de óleo pode ser também levado em consideração;
  • Sistema elétrico: apesar de ter uma demanda por eletricidade mais baixa quando em operação, até mesmo nula no caso de alguns motores de concepção mais antiga com injeção 100% mecânica, um sistema elétrico adequadamente reforçado é essencial para promover partidas mais rápidas, sobretudo em baixas temperaturas.

Eventualmente, também podem ser alterados outros elementos, como caixas de câmbio e diferencial, para otimizar as relações de marcha e permitir que os motores Diesel possam ter a eficiência melhor aproveitada. Em alguns casos, mesmo quando é usado um motor mais modesto, a otimização das relações de marcha possibilita um bom aproveitamento das faixas de rotação de potência e torque de modo a manter um desempenho adequado para acompanhar o tráfego.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html