Dentre os motores de ignição por faísca, os 2-tempos ainda contam com entusiastas fervorosos que apreciam principalmente a simplicidade construtiva e a leveza dos mesmos em comparação aos 4-tempos que se tornaram predominantes. A ausência de um sistema de válvulas de admissão e escape os torna mais baratos, bem como o sistema de lubrificação que na maioria das vezes dispensa uma bomba própria ao valer-se de uma mistura prévia de óleo à gasolina (ou ao etanol quando aplicável) e também apresenta pouca sensibilidade a variações acentuadas de inclinação, mas a tão apreciada simplicidade sofre um revés quando se trata da viabilidade de uma conversão para Diesel.
Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
Esclarecendo algumas dúvidas quanto à viabilidade de conversões para Diesel em motores 2-tempos para motocicletas
Dentre os motores de ignição por faísca, os 2-tempos ainda contam com entusiastas fervorosos que apreciam principalmente a simplicidade construtiva e a leveza dos mesmos em comparação aos 4-tempos que se tornaram predominantes. A ausência de um sistema de válvulas de admissão e escape os torna mais baratos, bem como o sistema de lubrificação que na maioria das vezes dispensa uma bomba própria ao valer-se de uma mistura prévia de óleo à gasolina (ou ao etanol quando aplicável) e também apresenta pouca sensibilidade a variações acentuadas de inclinação, mas a tão apreciada simplicidade sofre um revés quando se trata da viabilidade de uma conversão para Diesel.
12 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Numa moto realmente ia ficar tenso por causa do espaço e até do peso puxando mais para um lado dependendo de onde fosse montado o blower e a bomba injetora, mas depois que apareceu aquele Voyage com motor de CG 150 até que a idéia de fazer a conversão dum motorzinho desses de 2 tempos para rodar com diesel fica parecendo menos absurda.
ResponderExcluirMas será que um motor tão pequeno assim ficaria bom? Se fosse pelo menos de 500cc como em algumas motos antigas de motocross, talvez pudesse ser uma base melhor para esse tipo de adaptação.
ExcluirSe fosse para usar motor 2 tempos a diesel num carro, o bom seria aquele Commer num carro grande como o Landau.
ExcluirEu me lembro que a Peugeot chegou a fazer uns motores de scooter com blower, de repente ficasse até mais fácil para converter para diesel por precisar fazer menos gambiarra.
ResponderExcluirMas aquele motor era 4-tempos.
ExcluirMoto a diesel ficaria até bom para usar a trabalho ou em trilha, mas para quem pega moto só para lazer numa estradinha de montanha eu acho pouco provável que prefira.
ResponderExcluirQuem sabe...
ExcluirAté que moto a diesel ficaria uma boa para usar em trilha, com uma boa economia em comparação a um jipe. Mas nunca pensei nessa hipótese de converter um motor 2T direto para rodar no diesel, se bem que como o câmbio das 2T tem o óleo separado do motor eu até achava que pudesse não ser muito difícil cortar fora a parte do cárter do motor para usar só o câmbio original da moto com um motor a diesel estacionário pequeno.
ResponderExcluirMas é só difícil ou não tem mesmo como passar uma moto para funcionar com diesel? Em último caso para quem quer economia vale mais a pena trocar o motor da DT por um da CG varetada?
ResponderExcluirÉ muito difícil, mas passa longe de ser efetivamente impossível. Quanto ao motor de CG, eu até já vi algumas DTs repotenciadas em Santa Catarina.
ExcluirTava com ideia de tramformar um motor da rd 135 para o diesel... Sera q funciona?
ResponderExcluirA princípio é melhor não arriscar. Pode até ser tecnicamente possível, mas está longe de ser economicamente viável.
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