Por mais interessante que seja considerar uma eventual liberação do uso de motores Diesel para os mais diversos tipos de veículo, sem restrições baseadas nas capacidades de carga e passageiros ou tração, é de se esperar que em algumas categorias fique mais difícil convencer o perfil mais tradicional de uma parte do público a aceitar essa opção. Naturalmente há quem veja alguns modelos específicos como inerentemente mais difíceis de justificar uma conversão, e considerem praticamente pecado fazê-lo, mas a hipótese ainda parece tentadora. E dentre tantos veículos aparentemente improváveis, ao menos 5 poderiam ser bons receptores para um motor Steyr Monoblock M14 ou M16...
2 - Subaru Impreza: ter sido sempre equipado com motores boxer já dificulta uma adaptação de motor em função da altura e comprimento do original, e para acomodar sem eventuais descaracterizações no tocante à estética externa poderia se fazer necessário adaptar tração somente traseira sacrificando a tração nas 4 rodas que é uma característica bastante difundida na linha Subaru de um modo geral, tendo em vista que seria necessário também montar o motor mais recuado e impedindo o uso do câmbio original. A princípio um M14 já daria conta, tanto de prover um desempenho ainda interessante quanto de despertar a ira dos puristas mais ferrenhos;
3 - Porsche Cayenne Coupé: modelo já suficientemente "herege" para os padrões da marca, embora a linha Cayenne possa ser creditada como uma salvação para a Porsche permanecer viável nos Estados Unidos e continuar desenvolvendo modelos esportivos mais puros. Já na 3ª geração passou a oferecer também uma carroceria de acordo com a moda de "SUV coupé", e conta somente com motores turbo a gasolina de 6 e 8 cilindros em V, associados em algumas versões a um sistema de propulsão híbrido plug-in. Dada a ausência das opções turbodiesel que foram oferecidas nas duas gerações anteriores do Porsche Cayenne, a adaptação de um motor Steyr M16 seria uma hipótese até interessante;
4 - Honda Civic de 6ª geração: chegou a ter versões de pretensões bem mais esportivas quando ainda era importado, inclusive a carroceria Coupé muito mais bonita que o sedan que foi produzido no Brasil, e o sistema VTEC de comando de válvulas variável que faz a alegria de quem gosta de levar um motor a gasolina a regimes de rotação estratosféricos com a fama de ser uma tecnologia originária da Fórmula 1 também fomentaria alguma objeção a trocas de motor. A princípio o M14 já seria potencialmente difícil de adaptar sem fazer descaracterizações mais profundas;
5 - Mitsubishi Lancer Evolution VII: uma verdadeira lenda do rali, tendo rivalizado com os Subaru Impreza no WRC. Particularmente me agrada mais a estética em comparação aos outros modelos dessa mesma série, embora eu deva confessar que ficaria tentado a cometer uma "heresia" e substituir o motor 4G63T original ou por um V8 americano ou por um turbodiesel com 4 cilindros, e nesse caso o Steyr M14 estaria entre as opções que eu consideraria.
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html