quinta-feira, 9 de junho de 2022

5 carros que seria até pecado converter para Diesel, mas daria gosto chegar causando no inferno com um motor Steyr Monoblock

Por mais interessante que seja considerar uma eventual liberação do uso de motores Diesel para os mais diversos tipos de veículo, sem restrições baseadas nas capacidades de carga e passageiros ou tração, é de se esperar que em algumas categorias fique mais difícil convencer o perfil mais tradicional de uma parte do público a aceitar essa opção. Naturalmente há quem veja alguns modelos específicos como inerentemente mais difíceis de justificar uma conversão, e considerem praticamente pecado fazê-lo, mas a hipótese ainda parece tentadora. E dentre tantos veículos aparentemente improváveis, ao menos 5 poderiam ser bons receptores para um motor Steyr Monoblock M14 ou M16...

1 - Toyota Supra A80: modelo que ficou marcado pela participação no primeiro filme da série Velozes e Furiosos, principalmente pela menção ao motor 2JZ-GTE de 6 cilindros em linha e 3.0L com 2 turbos. Mesmo um toyoteiro purista torceria o nariz para adaptações de motores como o 1HD-FTE também de 6 cilindros em linha da própria Toyota ou o 1VD-FTV que é V8 e teve versões com 1 ou 2 turbos, mas um motor fornecido por terceiros talvez causasse ainda mais descontentamentos junto a essa parte do público. Mas que um motor Steyr M16 seria tentador, com certeza seria; 

2 - Subaru Impreza: ter sido sempre equipado com motores boxer já dificulta uma adaptação de motor em função da altura e comprimento do original, e para acomodar sem eventuais descaracterizações no tocante à estética externa poderia se fazer necessário adaptar tração somente traseira sacrificando a tração nas 4 rodas que é uma característica bastante difundida na linha Subaru de um modo geral, tendo em vista que seria necessário também montar o motor mais recuado e impedindo o uso do câmbio original. A princípio um M14 já daria conta, tanto de prover um desempenho ainda interessante quanto de despertar a ira dos puristas mais ferrenhos;

3 - Porsche Cayenne Coupé: modelo já suficientemente "herege" para os padrões da marca, embora a linha Cayenne possa ser creditada como uma salvação para a Porsche permanecer viável nos Estados Unidos e continuar desenvolvendo modelos esportivos mais puros. Já na 3ª geração passou a oferecer também uma carroceria de acordo com a moda de "SUV coupé", e conta somente com motores turbo a gasolina de 6 e 8 cilindros em V, associados em algumas versões a um sistema de propulsão híbrido plug-in. Dada a ausência das opções turbodiesel que foram oferecidas nas duas gerações anteriores do Porsche Cayenne, a adaptação de um motor Steyr M16 seria uma hipótese até interessante; 

4 - Honda Civic de 6ª geração: chegou a ter versões de pretensões bem mais esportivas quando ainda era importado, inclusive a carroceria Coupé muito mais bonita que o sedan que foi produzido no Brasil, e o sistema VTEC de comando de válvulas variável que faz a alegria de quem gosta de levar um motor a gasolina a regimes de rotação estratosféricos com a fama de ser uma tecnologia originária da Fórmula 1 também fomentaria alguma objeção a trocas de motor. A princípio o M14 já seria potencialmente difícil de adaptar sem fazer descaracterizações mais profundas;

5 - Mitsubishi Lancer Evolution VII: uma verdadeira lenda do rali, tendo rivalizado com os Subaru Impreza no WRC. Particularmente me agrada mais a estética em comparação aos outros modelos dessa mesma série, embora eu deva confessar que ficaria tentado a cometer uma "heresia" e substituir o motor 4G63T original ou por um V8 americano ou por um turbodiesel com 4 cilindros, e nesse caso o Steyr M14 estaria entre as opções que eu consideraria.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html