Volkswagen Jetta da 6ª geração, que no Brasil contou só com motores 1.4 e 2.0 TSI a gasolina e ainda o 2.0 aspirado flex, mas que na Argentina ainda contou com outros motores como o antigo 2.5 aspirado de 5 cilindros a gasolina e também o 2.0 TDI. Antes que seja levantada a dúvida, me é desconhecido o procedimento para regularização de suspensões rebaixadas na Argentina, bem como a possibilidade que esse Jetta estivesse equipado com algum tipo de suspensão ajustável, embora o simples fato de poderem vir ao Brasil com um carro movido a óleo diesel e trafegarem sem restrições quanto ao combustível é um aspecto que me chama a atenção desde quando eu morei em Florianópolis de '96 a 2008 e passei a observar essa situação que me era praticamente desconhecida quando eu morei em Manaus de '91 a '96 por lá ser mais próximo de países onde motores a gasolina eram mais favorecidos que na Argentina.
Naturalmente a Convenção de Viena permite aos turistas estrangeiros, ou até brasileiros residentes no exterior, que possuam carros como esse com motor turbodiesel trafegar pelo Brasil, havendo também a imunidade diplomática permitindo que membros de missões diplomáticas e de algumas entidades estrangeiras reconhecidas pela ONU atuantes no Brasil o façam. Lembrando que uma alegação que hoje perdeu relevância mas foi decisiva para a proibição ao uso de motores Diesel em veículos leves no Brasil tinha a ver com a disponibilidade do combustível para aplicações utilitárias, à medida que a pauta pseudoecologista passou a demonizar de forma desmedida os motores de combustão interna de modo geral e com uma ênfase maior contra o Diesel que também impactou num descrédito que se observa com relação ao biodiesel junto ao público generalista, chega a ser no mínimo bizarro que os brasileiros tenham cerceado um direito garantido aos estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html