Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Uma breve reflexão sobre os táxis e a restrição brasileira ao Diesel
Um fator que deve ser levado em consideração, em particular no mercado brasileiro devido à popularidade das conversões para gás natural como reflexo às restrições ao Diesel, é a sensível alteração na capacidade de carga, tanto em volume quanto em peso, dificultando o acondicionamento de bagagens. Além disso, o peso do cilindro de GNV provoca uma sobrecarga constante sobre os conjuntos de suspensão e freios, e ao se considerar a disposição do mesmo na parte traseira faz com que a força gravitacional prejudique mais a movimentação do veículo em aclive devido ao fato da tração dianteira ter se tornado habitual nos automóveis brasileiros. Enquanto isso, modelos fabricados localmente são oferecidos em mercados externos com opção por motorização Diesel, tanto para uso profissional quanto para consumidores particulares...
Em muitos casos, a autonomia do veículo abastecido apenas com óleo diesel (ou biodiesel) supera a que seria alcançada com um motor Otto ao usar tanto o combustível original (gasolina ou etanol) quanto o gás. E os reabastecimentos são mais rápidos e seguros, tanto por não envolver sistemas pressurizados quanto pelo erro freqüente entre frentistas que ignoram o uso do aterramento ao abastecer um veículo com GNV.
Outra vantagem para o operador acaba sendo o maior conforto. Devido à faixa de torque mais ampla e já disponível em rotações mais baixas, menos trocas de marcha se fazem necessárias, reduzindo não só o desgaste no conjunto de embreagem e nos sincronizadores do câmbio como também o esforço físico do motorista e por conseguinte a incidência de lesões.
4 comentários:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Realmente, por todas as razões expostas aí, não vejo motivos pra não adotarem o diesel nesses veículos senão por algo "obscuro", para ser irônico!
ResponderExcluirDesde que Toyota y Hyundai dejaron de vender el Corolla y el Accent con motor diesel muchos taxi drivers estan a utilizar el gás LPG, y muchos quedan como que enfermos por cuenta del olor del gás.
ResponderExcluirÉ tenso mesmo, o que mais tem é frentista relaxado que vê lá os pontos de aterramento devidamente identificados e não se dá ao trabalho de conectar.
ResponderExcluirAgora até tem bastante táxi com câmbio automático, então essa de ficar caçando marcha é coisa do passado.
ResponderExcluir