Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Caso para reflexão: Opel Combo B europeu e pick-up Corsa brasileira
Pick-up Corsa brasileira: produzida entre '95 e 2003, era basicamente uma versão "tropicalizada" do Combo europeu, cuja bitola traseira larga não nega a origem mas as linhas ganham alguma fluidez com os paralamas abaulados. Atendendo a preferências locais pelo compartimento de cargas aberto, característica apreciada tanto por proporcionar alguma versatilidade na acomodação de cargas de tamanhos variados quanto por proporcionar um aspecto visual percebido por alguns como mais "esportivo". Em função das restrições ao uso de motores Diesel no mercado brasileiro foi disponibilizada localmente apenas com um motor 1.6L de 8 válvulas a gasolina, inicialmente com injeção eletrônica monoponto e a partir de '96 multiponto. Teve como única opção de motor Diesel destinada exclusivamente à exportação o mesmo Isuzu 4EE1 usado no Combo que, com exceção do Oriente Médio e África do Sul (onde foi comercializada como Opel Corsa Utility), acabou sendo mais bem-sucedido nos mercados externos que as versões a gasolina.
4 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Tenho uma carrinha Opel Combo Tour com o motor Isuzu 4EE1 e estive a pensar em usar injecção suplementar de GPL.
ResponderExcluirInjeção suplementar de gás liquefeito de petróleo não é muito recomendável num motor Diesel, principalmente num de injeção indireta, devido à menor resistência à pré-ignição. Nesse caso, se quiser mesmo usar injeção suplementar, o gás metano (vulgarmente conhecido no Brasil como "gás natural") é mais adequado. Até existem alguns equipamentos que promovem a mistura automática de combustíveis gasosos com o óleo diesel para que sejam injetados ao mesmo tempo, de modo que o óleo promova a ignição do gás.
ExcluirJá vi um Corsa furgão desses em Florianópolis, mas com umas janelas laterais no baú. Era carro de turista argentino.
ResponderExcluirEm Florianópolis já fazem mais de 10 anos que eu não vejo um desses.
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