domingo, 1 de junho de 2014

Mais uma do YouTube: Yamaha YFZ350 Banshee com motor de Dodge Ram



Um dos quadriciclos mais carismáticos já produzidos, o Yamaha YFZ350 Banshee acabava não se destacando tanto no off-road pesado por ter tração somente traseira, mas era muito apreciado em terrenos arenosos. Usava uma variação do mesmo motor 2-tempos de ignição por faísca, 2 cilindros em linha e refrigeração líquida da lendária Yamaha RD350 LC, mas desprovido do sistema YPVS. Foi produzido no Japão de '87 a 2006 tendo os Estados Unidos como o principal mercado, mas ainda ganhou sobrevida no Canadá até 2007 e na Austrália até 2012.

Pois bem, eis que o mecânico americano Jarod Hall, de Plymouth (Utah) decide montar um motor Cummins B5.9 (mais conhecido como 6BT, ou "12-valve") para provar que seria capaz de fazer essa adaptação em praticamente qualquer veículo. O motor foi retirado de uma Dodge Ram 2500 ano '98, mas o câmbio automático 47RE com corpo de válvulas eletrônico foi substituído por um 47RH sem nenhuma interferência eletrônica para simplificar a montagem do chicote elétrico. O chassi teve de ser todo refeito em tubos de aço de 2" para acomodar o motor, que com 499kg pesava quase 3 vezes mais que um Banshee original com seus contidos 175kg.

A bem da verdade, de um Banshee propriamente dito não sobrou nada além de alguns pedaços da carenagem. A suspensão dianteira foi montada a partir de um eixo de Fusca, mas o chassi é hard-tail, sem suspensão traseira, contando com um eixo rígido Ford com o popular diferencial de 9 polegadas usado até 2014 no Mustang. E apesar do porte bem mais avantajado que o de um Banshee original, faltou espaço para montar o intercooler, que teve de ser suprimido.

No vídeo, o veículo aparece numa exibição de sled-pulling, mostrando um pouco do que o motor turbodiesel de 6 cilindros e quase 17 vezes a cilindrada do 2-tempos a gasolina (5880cc contra 347cc) é capaz de proporcionar. Na prática, ficou mais próximo de um trator que de um quadriciclo propriamente dito. Diga-se de passagem, caso algum brasileiro se interesse em montar um modelo semelhante, é conveniente destacar que é mais fácil licenciar um trator para transitar em vias públicas do que um quadriciclo...

6 comentários:

  1. Coisa de doido esse monstrinho, gostei. Ia ficar legal fazer um quadriciclo com motor de 1113.

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    1. Ia ficar doido, mas quero ver documentar para rodar na rua.

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  2. Eu precisava encontrar um jogo de juntas de RD350.

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  3. Sei lá, do nada me deu uma vontade de fazer alguma coisa nesse sentido com um carrinho pequeno desses que mulher gosta. Acho que o Fiat 500 da minha irmã seria um bom candidato para um projeto louco desses...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html