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domingo, 1 de junho de 2014
Mais uma do YouTube: Yamaha YFZ350 Banshee com motor de Dodge Ram
Um dos quadriciclos mais carismáticos já produzidos, o Yamaha YFZ350 Banshee acabava não se destacando tanto no off-road pesado por ter tração somente traseira, mas era muito apreciado em terrenos arenosos. Usava uma variação do mesmo motor 2-tempos de ignição por faísca, 2 cilindros em linha e refrigeração líquida da lendária Yamaha RD350 LC, mas desprovido do sistema YPVS. Foi produzido no Japão de '87 a 2006 tendo os Estados Unidos como o principal mercado, mas ainda ganhou sobrevida no Canadá até 2007 e na Austrália até 2012.
Pois bem, eis que o mecânico americano Jarod Hall, de Plymouth (Utah) decide montar um motor Cummins B5.9 (mais conhecido como 6BT, ou "12-valve") para provar que seria capaz de fazer essa adaptação em praticamente qualquer veículo. O motor foi retirado de uma Dodge Ram 2500 ano '98, mas o câmbio automático 47RE com corpo de válvulas eletrônico foi substituído por um 47RH sem nenhuma interferência eletrônica para simplificar a montagem do chicote elétrico. O chassi teve de ser todo refeito em tubos de aço de 2" para acomodar o motor, que com 499kg pesava quase 3 vezes mais que um Banshee original com seus contidos 175kg.
A bem da verdade, de um Banshee propriamente dito não sobrou nada além de alguns pedaços da carenagem. A suspensão dianteira foi montada a partir de um eixo de Fusca, mas o chassi é hard-tail, sem suspensão traseira, contando com um eixo rígido Ford com o popular diferencial de 9 polegadas usado até 2014 no Mustang. E apesar do porte bem mais avantajado que o de um Banshee original, faltou espaço para montar o intercooler, que teve de ser suprimido.
No vídeo, o veículo aparece numa exibição de sled-pulling, mostrando um pouco do que o motor turbodiesel de 6 cilindros e quase 17 vezes a cilindrada do 2-tempos a gasolina (5880cc contra 347cc) é capaz de proporcionar. Na prática, ficou mais próximo de um trator que de um quadriciclo propriamente dito. Diga-se de passagem, caso algum brasileiro se interesse em montar um modelo semelhante, é conveniente destacar que é mais fácil licenciar um trator para transitar em vias públicas do que um quadriciclo...
6 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Coisa de doido esse monstrinho, gostei. Ia ficar legal fazer um quadriciclo com motor de 1113.
ResponderExcluirIa ficar doido, mas quero ver documentar para rodar na rua.
Excluirépico
ResponderExcluirEu precisava encontrar um jogo de juntas de RD350.
ResponderExcluirSei lá, do nada me deu uma vontade de fazer alguma coisa nesse sentido com um carrinho pequeno desses que mulher gosta. Acho que o Fiat 500 da minha irmã seria um bom candidato para um projeto louco desses...
ResponderExcluirOlha que um 4BT já ficaria apertado.
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