segunda-feira, 26 de maio de 2014

Clássico: Isuzu Trooper II

Pode parecer estranho a menção a um veículo apto ao uso do Diesel, mas o Isuzu Trooper II levanta questionamentos acerca de uma antiga resistência do público brasileiro aos motores Diesel de alta rotação. A bem da verdade, o modelo produzido entre '88 e '91 (já com os faróis quadrados, diferente do Trooper lançado em '81 com faróis redondos) é um tanto raro no Brasil, em função de restrições à importação de veículos entre '76 e '90 e onde chegou apenas em pequenas quantidades por importação independente, mas foi um sucesso em outros países onde foi comercializado oficialmente. Cabe salientar que a Isuzu é uma das fabricantes de motores Diesel mais respeitadas no cenário mundial.
Dentre as opções de motor, que incluíam um 2.6L de 4 cilindros e comando de válvulas no cabeçote e um 2.8L V6 de comando no bloco, ambos a gasolina, destacava-se o 2.8L 4JB1 de comando no bloco e com opção por turbo (4JB1-T) que podia ser complementado com intercooler (4JB1-TC) para quem não abria mão do Diesel, respectivamente com potências de 87cv, 100cv e 115cv. Até hoje é um dos motores mais copiados por fabricantes chineses para aplicação tanto em pick-ups e utilitários-esportivos quanto em caminhões leves (geralmente cópias do Isuzu série N).
Em versões turbodiesel com intercooler, o scoop é maior do que o adaptado no capô desse exemplar, que eu vi passando pela Avenida Assis Brasil na altura do IAPI enquanto voltava para casa depois do almoço de Dia das Mães com uma tia minha. Posteriormente, já perto do Bourbon São João, vi o mesmo Trooper já em marcha, mas o som do motor parecia mais com o do V6 a gasolina do que com qualquer Diesel...

3 comentários:

  1. Já vi uns desse modelo em Roraima, emplacados na Venezuela. Nenhum dos que eu vi era a diesel, mas se a importação de carros usados fosse liberada teria a opção de adaptar o MWM nele.

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    1. Gosto do MWM, mas ficaria com pena de sacrificar a originalidade de um Trooper II.

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  2. Lembro-me de haver visto uma carrinha Opel Frontera com o motor 4JB1, que era usado ainda nas Bedford Brava e Opel Campo.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html