segunda-feira, 2 de março de 2015

Caso para observação: tratores da Santa Casa de Porto Alegre

Há de se supor que a presença de motores Diesel, tidos como excessivamente ruidosos e fumacentos, seria incompatível a um ambiente hospitalar onde o silêncio e a qualidade do ar são primordiais para uma adequada recuperação dos pacientes, certo? Errado, ao menos é o que se pode constatar diante da presença de tratores Agrale 4.100 Industrial na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Em que pese a disponibilidade de uma versão do trator originalmente equipada com motor Briggs&Stratton's de 2 cilindros movida a gás liquefeito de petróleo (GLP - "gás de cozinha") e ignição por faísca, da qual até há ao menos um exemplar ainda em operação na Santa Casa, já faz algum tempo que predomina a versão com motor Diesel Agrale M93 de 1 cilindro e 15cv, a princípio favorecida pela logística mais simples do combustível e de peças de reposição, bem como o maior espaçamento entre intervalos para manutenção. Os tratores circulam por todo o complexo hospitalar, transportando os mais diversos insumos, e portanto a confiabilidade dos motores Diesel se mostra essencial na manutenção dos reconhecidos padrões de excelência no atendimento prestado pela Santa Casa.

2 comentários:

  1. Ninguem dá nada por esses tratorzinhos da Agrale mas fazem o serviço bem feito, é só cuidar que duram praticamente para sempre.

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  2. Vi o trator a gás a algumas semanas atrás. O problema desses tratores a diesel é que o desenvolvimento do motor deles não acompanhou os aperfeiçoamentos que os carros a diesel do exterior tiveram.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html