Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
segunda-feira, 2 de março de 2015
Caso para observação: tratores da Santa Casa de Porto Alegre
Em que pese a disponibilidade de uma versão do trator originalmente equipada com motor Briggs&Stratton's de 2 cilindros movida a gás liquefeito de petróleo (GLP - "gás de cozinha") e ignição por faísca, da qual até há ao menos um exemplar ainda em operação na Santa Casa, já faz algum tempo que predomina a versão com motor Diesel Agrale M93 de 1 cilindro e 15cv, a princípio favorecida pela logística mais simples do combustível e de peças de reposição, bem como o maior espaçamento entre intervalos para manutenção. Os tratores circulam por todo o complexo hospitalar, transportando os mais diversos insumos, e portanto a confiabilidade dos motores Diesel se mostra essencial na manutenção dos reconhecidos padrões de excelência no atendimento prestado pela Santa Casa.
2 comentários:
Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.
Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.
- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -
Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Ninguem dá nada por esses tratorzinhos da Agrale mas fazem o serviço bem feito, é só cuidar que duram praticamente para sempre.
ResponderExcluirVi o trator a gás a algumas semanas atrás. O problema desses tratores a diesel é que o desenvolvimento do motor deles não acompanhou os aperfeiçoamentos que os carros a diesel do exterior tiveram.
ResponderExcluir