terça-feira, 3 de março de 2015

Mais uma pérola do YouTube: motor de popa Yanmar D27

Não é de hoje que a Yanmar é uma das fabricantes mais conceituadas de motores Diesel estacionários/industriais, agrícolas e marítimos, com presença em todos os continentes. Não é difícil encontrar no litoral brasileiro uma grande quantidade de embarcações pesqueiras e turísticas equipadas com motores Yanmar, principalmente da série YT com 1 cilindro horizontal e na configuração centro-rabeta. Já na década de '80, com a introdução dos motores da série TNV de alta rotação nas configurações de 2, 3 e 4 cilindros verticais em linha para os principais mercados mundiais, apresentando uma relação peso/potência mais favorável e também potência específica (cv/L) relativamente elevada para os padrões da época, um interesse pela aplicação como powerhead em motores de popa soava natural...

O exemplar retratado no vídeo acima durante um teste estático numa oficina de motores marítimos da Lituânia é um Yanmar D27, que tem como powerhead um 3TNV70, de 3 cilindros com diâmetro e curso de 70mm para uma cilindrada total de 808cc, entregando 27hp a 4500 RPM e com torque comparável a um motor de 40hp e ignição por faísca. A linha de motores de popa Yanmar, que teve a produção descontinuada em 2006, também incluía uma versão de 2 cilindros (2TNV70) com os mesmos diâmetro e curso para uma cilindrada de 539cc e 17hp, e outros com 3 cilindros e 82mm de diâmetro (3TNV82), com o mesmo curso de 70mm, e 1019cc, gerando 36 e 40hp, sempre a 4500 RPM. Além de óleo diesel convencional, também podia operar com querosene como é muito comum em aplicações militares, ainda que nesse caso fosse recomendável misturar uma parte de óleo para cada 30 partes de querosene de modo a garantir a correta lubrificação da bomba injetora.

Os motores Yanmar da série TNV são oferecidos no mercado brasileiro, e muito usados em equipamentos frigoríficos, mas a aplicação como powerhead em motores de popa é pouco conhecida, embora o atual cenário de mercado com a grande volatilidade no preço dos combustíveis se mostra propício até mesmo a uma eventual reintrodução dos motores de popa Yanmar. Há de se considerar, também, que o motor 3TNV82 ficaria na medida para repotenciamento num carro "popular"...

4 comentários:

  1. Como usam esses motores em carroceria refrigerada para caminhão, até não deve ser impossível achar um para adaptar num carro.

    ResponderExcluir
  2. Barco com motor Yanmar eu já vi, mas nunca imaginei que tivessem feito motor de popa.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber consigo comprar aqui no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi um motor de popa Yanmar no Brasil, só os de centro-rabeta mesmo.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html