Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
sábado, 22 de agosto de 2015
Kombi Diesel: ame ou odeie, mas é impossível ficar indiferente diante dela
Ainda que a potência de 50cv e o torque de 9,5kgf.m hoje pareçam motivo de chacota, não se pode esquecer que o parque industrial automobilístico instalado no Brasil à época estava muito mais isolado das tecnologias que começavam a ganhar uma maior participação nos mercados desenvolvidos, ou até mesmo em países periféricos como a Argentina, o Uruguai e até mesmo a Venezuela que hoje está mais quebrada que arroz de terceira. Muitos dos que vivenciaram a "década perdida" já me disseram que nem sequer ousariam sonhar que turbocompressores passariam a ser produzidos no Brasil... Mas voltando à Kombi Diesel, ainda é digna de respeito pelas médias de consumo entre 16 e 18km/l, apesar de ter uma simplicidade franciscana, contrastando com a relativa sofisticação de furgões com projeto mais recente que apresentem capacidade de carga numa faixa próxima. Vale destacar ainda que a injeção indireta, presente no motor do modelo, é uma ótima plataforma para testes com combustíveis alternativos como biodiesel ou óleos vegetais puros...
68 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Um tio meu teve uma Kombi picape a diesel por quase 20 anos, usava para carregar frutas do sítio que ele cultivava.
ResponderExcluirAonde posso arrumar essa bomba dagua q vc falou?
ResponderExcluirPelo que o dono dum Passat com esse mesmo motor me relatou, o rotor foi feito sob encomenda por um torneiro, que usinou a bomba original para adaptar.
ExcluirExiste alguma bomba dagua eletrica que poderia substituir a mecanica? foi uma idéia que tive agora, quem sabe funcione, alias, alguem sabe qual é a vazão de uma bomba dagua do ap?
ResponderExcluirAté que pode ser uma boa idéia, visto que reduziria o arrasto sobre o motor. Resta mesmo encontrar alguma que ofereça a vazão necessária.
ExcluirMotor bom mas sofreu na mão de brasileiro negligente com manutenção.
ResponderExcluirA minha tá 10!!! Reduzir o tamanho da polia da bomba ajuda muito no fluxo de água! 💪
ResponderExcluirReduzir o diâmetro da polia no caso, para fazer a bomba ter mais rotação? Faz sentido.
ExcluirNão, única solução pra evitar superaquecimento é: (1) Eliminar uma saída de água do cabeçote que retorna pra bomba d'água.
Excluir(2) Construir um reservatório de aço inox, de mais ou menos 6 litros de água, pra armazenar a água que já passou pelo radiador, e conectá-lo na entrada da bomba d'água.
(3) Colocar uma válvula termostática de 75 graus.
Existem muitas "receitas" diferentes para tentar resolver essa deficiência da refrigeração do motor da Kombi Diesel.
ExcluirTenho uma to reformando ela mais to com medo desse motor
ResponderExcluirÉ um motor que só não foi muito bem sucedido no Brasil mesmo, mas em outros países teve uma reputação melhor. O medo pode não ser tão justificado no fim das contas.
ExcluirNão sei qual segredo mas comprei uma cd 1982 em abril de 2018 . Toda original 34 anos com mesmo dono.. motor trabalha redondo.. uso ela para trabalho todos os dias... Feliz da vida com os 16 km por litro
ResponderExcluirOlá boa noite... Comprei Uma Kombi CD vc poderia me dar algumas dicas segue whatsapp (64)99241-7276. No aguardo obrigado
Excluirboa noite,, quanto pesa um motor de Kombi diesel?
ResponderExcluirPor volta duns 120kg.
ExcluirBoa tarde povo. Tô negociando uma kombi 1982-diesel, que tá com a junta do cabeçote queimada. Isso pode ter afetado o que mais no motor. Se der para arrumar esse motor, ele aguenta viagem com ela carregada.
ResponderExcluirA junta de cabeçote queimada está mais para consequência que para causa, devido à deficiência na refrigeração. Mas se não tiver empenado o cabeçote, ainda vale a pena esse motor. E se na pior das hipóteses precisar aplainar o cabeçote, uma junta mais grossa (o calço de cabeçote que muito se fala) já mantém a taxa de compressão no limite de fábrica.
ExcluirBoa noite,possuo 82/83 à 28 anos,o que mão consegui resolver por completo,foi a refrigeração,mas fiz um paliativo que foi reduzir o diâmetro da polia da bomba d'agua,melhorou.
ResponderExcluirTô querendo muito adquirir uma (80 a 85) o ano de fabricação, mas estou por fora do valor alguém pode me dá uma ideia de valores?!
ResponderExcluirBoa tarde a todos! Estou pesquisando um veículo à diesel, para uso diário e viagens de aventuras, que seja estiloso, barato e com razoável manutenção, então me veio à mente a Kombi à diesel! Posso comprar um motor AP e convertê-lo à diesel?! E outra coisa, terei que trocar a caixa de marchas ou o que deveria mexer nela para um melhor funcionamento?!
ResponderExcluirAté pode converter sim. O motor da Kombi Diesel usa pistões com diâmetro menor que o dos 1.6 de ignição por faísca, e o curso do 1.8 de ignição por faísca. Portanto o mais indicado seria converter o 1.8 se for o caso.
ExcluirBoa noite!!! Ah! Entendi, meu amigo! E a questão da refrigeração, deve-se manter a mesma? Pelo que li, verifiquei algumas "soluções", tipo: substituir a roldana da bomba de água por uma menor, para dar mais vazão; outra, substituir o radiador por um maior, pelo que vi, muitos se encaixariam quase que perfeitamente no lugar do original, agora a solução que eu acredito que daria certo é simplesmente substituir o cebolão original, que dispara com 78º C , para um que disparasse a 72º C, por exemplo!!! Simples, rápido, barato! E ainda mais, se pudermos combinar as três, melhor ainda!!!
ResponderExcluirEm se tratando de refrigeração, a turma faz um pouco de tudo. Um vizinho meu com um Passat 1.6D me disse que a única solução foi mandar usinar um rotor de 70mm para ser usado na bomba d'água no lugar do rotor original que era menor e não gerava a pressão necessária. Sem gerar a pressão suficiente, forma um calço de vapor no cabeçote e não se tem a recirculação necessária para a refrigeração.
ExcluirBoa noite galera das Kombi TD bz estou usando o fone da minha esposa quero falar da minha Kombi diesel ela tava esquentando muito aí tive uma ideia tirei o reservatório orin dela e adorei um de 20 litros de água aí sim resolvi o problema ficou td blz ando feliz todos os dias nela trabalhando com vendas compartilhem Sempre seus conhecimentos abraços
ResponderExcluiresse reservatório ORION que vc fala é o reservatório de expansão que fica acima do motor onde olhamos o nível de água diariamente, abraços.
ExcluirGente e se colocar o radiador embaixo da Kombi no chassis. Deitado
ResponderExcluirÉ uma posição muito vulnerável a impactos. Se eu fosse fazer uma adaptação de motor refrigerado a água numa Kombi, ou modificar uma Kombi Diesel original de fábrica, provavelmente iria preferir instalar o radiador em posição lateral dentro do cofre do motor como eu costumo ver em veículos com motor AP instalado atrás em substituição ao boxer refrigerado a ar.
ExcluirAmigos estou pesquisando para comprar uma Kombi e fiquei muito em duvida: vi um anúncio de uma Kombi diesel que está com o motor sem funcionar...será que vale a pena ?? Quanto custa pra refazer( urinar completo) ou comprar um motor , existe essa possibilidade?? Além de que teria que fazer uma grande reforma nela??? Vale a pena investir ou já compraria uma outra mais nova e com menos problemas?? Gratidão...obrigadooo
ResponderExcluirUltimamente está valendo mais a pena comprar uma com menos problemas mesmo. Quanto ao motor não estar funcionando, tem que ver a extensão dos problemas.
ExcluirEstou querendo comprar uma kombi, me disseram que a kombi à diesel é muito problematica, qual seria melhor, em se tratando do custo-beneficio e manutenção, à diesel ou gasolina?
ResponderExcluirBem ou mal, o motor boxer é considerado mais "à prova de burro", mas se conseguir uma Kombi Diesel bem conservada vale a pena.
ExcluirDiesel hoje 2022 não compensa
ExcluirNo caso específico da Kombi Diesel talvez, mas outros tantos utilitários ainda compensam mais nas versões Diesel mesmo com os preços de agora.
ExcluirPessoal, É cheio de receitas para resolver o problema de aquecimento da kombi diesel.
ResponderExcluirEu tenho uma que reformei toda a poucos meses. Não esquenta de maneira nenhuma. O que eu fiz:
Substitui os canos que levam a agua do motor ao radiador, agora é uma mangueira especial, nao tem nenhuma emenda e as voltas são suaves. Troque a carcaça da bomba dagua por uma nova. com A carcaça da bomba, desgastada o rotor não consegue circular a agua, o rotor tem que passar bem proximo da carcaça, as pessoas so trocam a frente da bomba, tem que trocar a carcaça também. use junta de cabeçote, METÁLICA. ela é feita com varias camadas de aço inox. ( top demais) troque os parafusos do cabecote, toda vez que o retirar. se vc usar a junta metalica não vai precisar tirar o cabecote antes dos 150 mil km. além disso ai, faça um pequeno furo na valvula termostática, diametro de 2mm. e não se esqueça. valvula termostatica original. a valvula original, abre o fluxo de agua do radiador e fecha o fluxo do cabeçote, por isso não pode ficar sem ela
Eu ja rodei mais de 1 milhão de km de Kombi diesel.
Para os Kombeiros diesel.
ResponderExcluirUse somente Diesel S500, o S10 não é bom para a bomba injetora da Kombi.
O problema de uma lubrificação deficiente da bomba injetora com o Diesel S10 é contornado pela mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel convencional. Mas de um modo geral, motores mais antigos com injeção indireta por incrível que pareça tendem a consumir menos combustível quando se usa o S500.
Excluirse aumentar a capacidade do radiador, funciona? ou só trocar o cebola o?
ResponderExcluirNão. Também é necessário que a refrigeração tenha pressão suficiente, e isso só é possível com uma bomba d'água corretamente dimensionada e em bom estado de manutenção.
ExcluirOla pessoal estou comprando uma Kombi1982 a diesel o dono acabou de fazer a bomba do diesel esta funcionando bem esta mto boa de lata estou pagando 9.000 reais esta na média esse valor?
ResponderExcluirÉ um modelo até bastante difícil de obter uma cotação, mas se estiver boa vale a pena sim.
ExcluirAmigos
ResponderExcluirEstou colocando um motor AP diesel no Fusca ( sei que é ilegal,mas só para curtir nos fds), e pelo que li aqui o pavor é sobre o superaquecimento. São tantas receitas e não sei qual seguir:
1- fazer furo na válvula
2- reservatório de água de ,5litros
3-trocar a carcaça da bomba d água
4-redimensionar o rotor
5-trocar a polia da bomba por uma menor
6- colocar o radiador superdimensionado
7-trocar a cebolinha de 72graus
Qual deles vou fazer ou todos? Obrigado a todos
A minha preferência ainda recai pela bomba d'água redimensionada, com o rotor maior. Furar a válvula termostática não resolve o problema.
ResponderExcluirPrezados, boa noite. kombi Diesel, um projeto que quase deu certo, por detalhes...
ResponderExcluirMeu pai trabalhou com esses veículos desde o lançamento em 1981, quando a VW no Brasil foi estimulada pelo lançamento da ford F1000 e da GM D10 Diesel bem no começo da década de 80. A VW do Brasil se viu então sem saída, pois a própria matriz alemã produzia a tal kombi quadrada (T3 - Varignon) na Alemanha com esse motor 1.6 de 50 CV ã 4400 rpm e 9,5 m.kgf de torque à 3000 rpm, um típico motor com rpm muito elevada para época, que se adaptava melhor em carros de passeio graças a capacidade de queima rápida na câmara de alta turbulência com o nome do seu inventor, o inglês Ricardo Marck Comet, modelo "V" até hoje utilizada por motores Mitsubishi e Toyota. Essa é a maneira mais interessante de fazer um motor rodar suave em alta rpm semelhante à um motor a gasolina, pois o pico de pressão é mais suave, apesar da alta taxa de compressão 23:1, quando comparado com motores de injeção direta que possuem altos indices de vibração acima de 3000 rpm com taxas de 17:1. No ciclo DIESEL, ao contrário do ciclo OTTO (motor por centelha, gasolina, alcool,...) a mistura RICA aquece muito o motor o que ocorre justamente em alta rotação. No ciclo OTTO o motor trabalha mais frio na câmara de combustão, pois o excedente de combustível é vaporizado nas paredes de dutos de admição e cilindros removendo o calor interno do motor. Ou seja, esse motor AP diesel tinha que andar com pé no fundo para satisfazer a demanda de carga de um utilitário de 900 kgf de carga, gerando um PBT de 1900 kgf, com as condições climáticas de um país tropical que piorava essa condição, ou seja, era originalmente um motor para carros de passeio e clima frio. No caso da VW Varignon, o motor AP ficava muito mais inclinado que na kombi nacional, uns 30 graus a mais, fazendo o cabeçote ficar abaixo da linha dàgua do radiador, o que não gerava o tal calço de vapor, pois o cabeçote trabalhava afogado, cheio de água, evitando as bolhas de vapor...
Tudo que eu vi exposto aqui, são maneiras de compensar detalhes de tropicalização do projeto, que de maneira a toque de caixa para enfrentar a concorrência, acabou ficando muito no limite, ou seja, funcionava quando novo, com a tubulação sem encrustrações por corrosão, e uma boa manutenção do proprietário, que além disso, não judiava tudão do motor, logo a durabilidade melhorava consideravelmente. A questão do rotor da bomba maior (70mm) + polia bomba d'água menor + isolar o tubo de desvio (aquele que sai do cabeçote para bomba de água) + o reservatório em dágua maior + carter aumentado e tubulação com curvas suaves, com certeza o resultado é eficaz.
Na época, aplicação Diesel não era o metiê da vw do Brasil, pois a fábrica alegava que ea problema no filtro de ar o que comprometia a vida útil do motor. Outra maneira de arrefecer o motor é adotar jet cooler embaixo do pistão igual ao bloco do santana 2.0, se assim for, pose até ser turbinado e com todos seus probleminhas é um excelente projeto! Mas atenção, utilize sempre peças genuínas VW ou de boa procedência. Tive uma saveiro diesel que quando eu forçava muito, apresentava indícios de superaquecimento, mas aliviava o pé para aliviar o rpm e só alegria...
Espero ter ajudado. Esse motor é muito bom sim!
A questão do débito de injeção e das temperaturas de combustão é bastante complexa, e uma faixa de rotação maior não significa uma alteração na proporção ar/combustível, portanto é equivocado tratar como uma "mistura" rica. Quanto à T3 e a posição horizontal do motor, vale lembrar que o mesmo motor quando usado em automóveis não ficava tão inclinado, e mesmo assim fez bastante sucesso na Argentina e no Uruguai no Gol e derivados até a década de '90, além do Passat e do Santana também o terem usado. Mas também não se pode negar que o público brasileiro, acostumado a motores "de trator" em outras faixas de cilindrada e com regimes de rotação mais modestos em contraponto aos argentinos e uruguaios que já eram mais familiarizados com motores Diesel de alta rotação, acabou não compreendendo algumas especificidades desse tipo de motor.
ExcluirNo caso em que os motores menos inclinados que a T3 refere-se à ângulos iguais à do passat, gol ,parati, saveiro etc.. todos com motor DIANTEIRO. Ai a situação do ATB - Air Tuboil ou IAT Índice de Temperatura do Ar ambiente em °C aumenta por melhor ventilação já que motor e radiador na frente são beneficiados por pressão de Estagnação do ar no cofre do motor. Quando o motor é traseiro tudo fica mais difícil, para compensar a ausência de convecção de ar sobre o motor visto que apenas o radiador é dianteiro o fluxo da água deve aumentar, por isso se usa rotor de 70mm na bomba d'água.
ExcluirA mistura rica em motores Diesel está presente em todas condições de carga de torque máximo e de potência, pois o comando do governador de corte de débito só opera em marcha lenta (idle speed), cargas parciais e rpm máx Livre (high speed)para proteger o motor de disparar. No motor Diesel não há Borboleta no coletor de admissão, então ele é chamado motor de volume constante (ar) logo o que varia é a relação de maior débito de combustível para vencer a carga de trabalho à ele imposta. A faixa estequiometrica no ciclo otto varia entre 0,8-1,2 ao passo que no ciclo Diesel é de 0,6-1,5 o que significa que ele trabalha de regime muito pobre com 50% de excesso de ar até 60% de excesso de combustível em plena carga, logo muito rico e muito, mas muito quente na Câmara de combustão.
Aumentar o débito do combustível nesse caso, em função da temperatura, é uma medida de segurança bastante adequada. Mas como o combustível não desprende vapor no coletor de admissão antes de adentrar as câmaras de combustão, ou nesse caso pré-câmaras, se referir a uma mistura pode causar confusão.
ExcluirO Ciclo Diesel Admite somente ar pelo coletor de admissão, logo é impossível acontecer vaporização no coletor, uma vez que não existe combustível nessa fase do ciclo.
ExcluirO Diesel é injetado na fase final de compressão na antecâmara e entra em combustão instantaneamente (há na prática um retardo inferior a 1/200 avos de segundos) com o ar em Swirll na antecâmara Ricardo Mark Comet V (no caso do vw 1.6 D, Toyota 3L, Mitsubishi 4D56...) quando é atomizado pelo spray do injetor tipo DN com estrangulamento. Algumas versòes de bomba injetora Rotativa Distribuidora VE BOSCH para os "VW 1.6 TD" possuem o LDA - Limitador de Fumaça Preta proveniente de mistura rica (dispositivo mecanico de membrana e mola), em acelarações bruscas não progressivas. Nesse exato momento em que o turbo ainda não atingiu pressão reinante interna no coletor de admissão, o LDA efetua a correção (leve adequação) da demanda debitada de Diesel (Curva de Aproximação demanda X Carga) a fim de evitar carbonização interna de anéis de segmento, pistões, câmaras de combustão e por sua vez, evitar contaminação/poluição ambiental.
Atualmente isso é realizado eletronicamente por transdutores de pressão no coletor de admissão de är" que enviam sinal à EDC (Eletronic Diesel Controler).
Ola pessoal minha kombi a diesel começou a virar arranque pesado quando esta cm o motor quente as vezes chega se cortar e apaga parece arranque só q n é ja mandei fazer arranque oq pode ser
ResponderExcluirUm tio meu chegou a ter alguns problemas com o arranque quando teve um Suzuki Vitara adaptado com esse mesmo motor. Agora me falha à memória qual foi a solução para o problema.
ExcluirA minha tinha esse problema, fiz o motor de arranque não adiantou, troquei a bateria, coloquei uma de 100 amperes e resolveu o problema, nunca mais girou pesado
ExcluirSe o motor de partida fica pesado quando o motor estiver quente...o problema é simples: falta de aterramento
ExcluirOlá Amigo. Já vi diversos casos parecidos com esse seu. Se o seu motor de arranque é original, pode mandar verificar a bucha que fica na carcaça da caixa de marchas. Quem fez seu arranque, pode ter trocado essa bucha e colocado uma com a medida muito justa. Quando o motor aquece, a bucha " fecha" em cima do eixo e trava o arranque. Quanto ao motor estar morrendo quando quente, é a bomba injetora que esta com regulagem de marcha lenta muito baixa. Assim, quando a ventoinha do radiador entre, a carga extra que é solicitada do alternador, pesa e o motor apaga.
ResponderExcluirQuantos motores de arranque bons devem ter sido condenados por uma bucha, a essa altura do campeonato é impossível enumerar. Eu lembro que o meu tio chegou a trocar o motor de arranque que ele usava no Vitara por um com engrenagens redutoras.
ExcluirA minha komb tinha superaquecimento mas depois que troquei a tubulação para tubo de alumínio nunca mais tive problemas. vale lembrar que não pode ter vazamento no sistema.não pode funcionar com reservatório vazio.tubulação de ferro forma crosta que vai pro cabeçote dificulta a circulação. Nunca usei válvula termostatica. Komb diesel é bom,para quem sabe lidar com ela.
ResponderExcluirBoa noite eu tenho uma Kombi que a diesel Mas ela tá com motor AP do Santana 2.0 eu queria trocar por um motor a diesel Será que vale a pena
ResponderExcluirPode valer a pena sim, mas ao invés do motor 1.6D original talvez seja interessante considerar também algum mais moderno como o 1.9SDI (aspirado) que foi usado no Gol para exportação a partir de '98.
ExcluirBoa tarde amigos
ResponderExcluirTenho uma Kombi a diesel ano 82 como deu problemas com a bomba injetora estou pensando em trocar de motor um mais potente pensei de por um mwm 2.8 da s10 q ñ seja bomba injetora eletrônica tipo as q vieram até 2004 será como tem como eu adptar na Kombi ?
Obrigado pela atenção
Em se tratando de adaptações o céu é o limite, mas no caso da Kombi deve-se observar o câmbio e o compartimento do motor que precisariam de alterações. Mas considerando que tem quem adapte motores V8 a gasolina em Kombi no exterior, a princípio não soa tão absurdo cogitar o MWM Sprint, mesmo que não seja exatamente algo fácil e muito menos tão barato.
ExcluirBom dia ! recentemente herdei uma kombi diesel 1983, mas sem motor!!! gostaria de indicações para comprar motor e caixa !
ResponderExcluirProcure o Grupo no Facebook chamado Kombi Diesel, lá sempre aparece alguém vendendo e muitos motores com nota fiscal (o que é muito importante).
Excluirboa noite eu tenho uma a 20 anos , o problema do aquecimento esta nas curvas do cano de água debaixo do banco , ele faz curvas para cima e cria bolsas de ar , e só colocar canos retos que resolve o problema.
ResponderExcluirNão tenho a Kombi diesel em sí, mas a Kombi Diesel do mar. Tenho uma traineira do estaleiro Cobra, modelo Jumbo 23' com um motor destes. Meu motor deve ter uns 39 anos. Só na minha mão, ele tem de uso 18 anos. Só mês passado foi para a retífica, e ao que tudo indica, não havia sido feito nada de retífica antes disso. Minha dúvida: Quando fui fazer a "retífica" da Bomba Injetora da Bosch, na Bosch. O Mecânico me disse que era para eu usar o Diesel S-500 e não o S-10, como eu sempre fazia de uns anos pra cá. E ultimamente tava usando o Diesel Verana, da Petrobrás exclusivo para embarcações a diesel. Ele disse que só o S-500 lubrifica decentemente a bomba injetora. Os outros não! Eu até escrevi para a Petrobrás sobre isso, só que nunca me responderam. No aguardo se alguém souber de algo sobre isso. Obrigado ao grupo todo. A. Northfleet
ResponderExcluirEm motores antigos, devido ao teor maior de níquel nas ligas metálicas usadas nas bombas injetoras, o enxofre ao reagir com o níquel proporciona uma certa lubrificação. Mas não é exatamente um problema usar o óleo diesel S-10, porque pela mistura obrigatória de biodiesel já é feita uma lubrificação mais completa que a do óleo diesel puro. Já a formulação do Diesel Verana da Petrobras para mim é desconhecida, embora possa ter algo específico para suprir as necessidades de um motor marítimo/marinizado.
ExcluirOlá. Na minha opinião, você deve sim continuar a usar o diesel Verana. Esse diesel tem menos possibilidade de ter agua , pois por ser formulado para uso no mar, passa por filtração mais seletiva. Sobre a lubrificação da bomba, tanto o S10 quanto o Verana, deixam a desejar. Ou seja a tendência de desgaste da bomba e travamento de bicos é grande. Para evitar isso, use aditivos no diesel. pode ser os especificos ou ate mesmo óleo dois tempos em diluição de 200 ou ate 300 pra 1.
ExcluirO óleo dois tempos deixa poucos resíduos e lubrifica geral o sistema.
Óleo 2T pode ser bom mesmo, principalmente os sintéticos que deixam menos resíduos e podem ser diluídos mais facilmente.
ExcluirOlá pessoal, não seria fazil e eficiente para adicionar um refrigerador de óleo?
ResponderExcluirA princípio, um radiador de óleo não resolveria o problema da Kombi Diesel.
Excluir