quarta-feira, 25 de julho de 2018

Sobre a morte de Sergio Marchionne

É sem sombra de dúvidas uma notícia triste para quem acompanha a evolução dos motores Diesel de aplicação veicular leve, que tiveram sob os auspícios de Sergio Marchionne como CEO do grupo Fiat - atual FCA - um notável crescimento. Nascido em 17 de julho de 1952 na cidade italiana de Chieti, estava de licença médica desde o começo do mês para passar por uma delicada cirurgia num dos ombros, acometido por um sarcoma. Devido a uma embolia cerebral ocorrida durante o procedimento, esteve sendo mantido em coma induzido num hospital em Zurique, Suíça.

Eleito para o conselho de diretores da Fiat em 2003 como membro independente, já no ano seguinte era alçado ao posto de CEO, vindo a acumulá-lo com o mesmo cargo na Chrysler em 2009 quando esta passou a fazer parte do grupo com a formação da FCA. Além de ter aberto espaço para um ressurgimento do Diesel em caminhonetes americanas da classe conhecida popularmente como "half-ton" com a introdução do motor 3.0 V6 EcoDiesel, também usado no Jeep Grand Cherokee, foi sob a administração Marchionne que a Fiat ganhou maior relevância no fornecimento de motores Diesel leves para outros fabricantes e assim fazendo frente à PSA Peugeot-Citroën e à Isuzu que antes eram líderes praticamente incontestáveis nesse cenário. Para se ter uma idéia da importância que a FCA conquistou nesse âmbito, hoje o motor Multijet 1.3 e versões feitas sob licença pela Maruti Suzuki e pela Tata Motors figuram entre os mais populares no mercado indiano, onde as operações da General Motors também contavam com suporte técnico da FCA para a produção não só do motor de 1.3L mas também de um derivativo com 3 cilindros e 936cc usado numa versão local do Chevrolet Spark.

Mesmo que nos últimos tempos a expectativa de uma restrição mais forte ao Diesel em mercados mais desenvolvidos tenha feito com que até o próprio Sergio Marchionne viesse a demonstrar algum ceticismo em torno da viabilidade futura em veículos não-comerciais, ele entra para a história como um visionário que venceu barreiras para fazer o que parecia no mínimo improvável e reafirmar a Fiat como uma líder no desenvolvimento tecnológico sem ignorar algumas especificidades de mercados tão distintos quanto o indiano, o americano e o brasileiro. Alguma parte desse progresso, mais notadamente no âmbito do Diesel, não pôde ser aproveitada por uma parcela tão expressiva do público consumidor brasileiro em função de regulamentações obsoletas que limitam o uso do óleo diesel convencional por capacidade de carga, passageiros ou tração, embora muitos antigos compradores de sedans médios tenham cedido aos encantos do motor 2.0 Multijet II na Fiat Toro e no Jeep Renegade.

Um comentário:

  1. Aún que en Argentina ya no cuentamos con muchos motores diesel nuevos, no hay dudas que la muerte de Sergio Marchionne fue una grán pérdida para la indústria de automoción

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html