segunda-feira, 2 de agosto de 2021

5 veículos que poderiam ficar bons com o motor Volkswagen 1.4 TDI de 3 cilindros

Um dentre tantos bons motores praticamente desconhecidos pelo grande público brasileiro em função das restrições burocráticas ao uso de motores Diesel em veículos leves de tração simples com base nas capacidades de carga e passageiros, o 1.4 TDI de 3 cilindros da Volkswagen tem um tamanho bastante conveniente para uma adaptação tanto em alguns modelos reconhecidos como "utilitários" para fins de homologação quanto outros que não são beneficiados por essa categorização. Vale destacar ao menos 5 veículos que poderiam ficar bons com esse motor:

1 - Lada Niva: o tradicional 4X4 russo chegou a oferecer motores Diesel como opção de fábrica após as importações oficiais para o Brasil terem sido encerradas, e portanto não chegou a contar nem com o motor Peugeot DW8 nem com o Fiat 1.3 Multijet no mercado local. Tendo em vista que o 1.4 TDI fica numa faixa de cilindrada próxima à do Multijet, em que pese ter 1 cilindro a menos e só duas válvulas por cilindro, já estaria plenamente apto a proporcionar um desempenho próximo a parâmetros normais de fábrica;

2 - Suzuki Vitara/Sidekick: com um porte relativamente compacto viabilizando que se mantenha um desempenho aceitável mesmo com um motor mais simples como o 1.6D aspirado de injeção indireta da Volkswagen que chegou a ser mais comum no Brasil devido ao breve uso na Kombi Diesel e em alguns exemplares da Saveiro, inegavelmente seria beneficiado pelo turbo e pela injeção direta que o 1.4 TDI já incorpora. Já não deixaria a desejar no tocante ao desempenho em comparação aos motores Suzuki de 1.6L da série G tanto de 8 quanto de 16 válvulas que foram os mais comuns na 1ª geração do Vitara;

3 - Mitsubishi Pajero iO/TR4: embora pareça num primeiro momento que esse modelo, inicialmente dotado de motor 1.8 a gasolina quando vinha importado do Japão e posteriormente o 2.0 usado quando passou a ser montado no Brasil e rebatizado como TR4, o fato de guardar alguma semelhança técnica com o Vitara já seria suficiente para o 1.4 TDI parecer uma boa opção para adaptações;

4 - Saveiro: a geração atual da pick-up compacta da Volkswagen já não oferece opções Diesel nem para exportação, mas o 1.4 TDI certamente cairia como uma luva tanto para usuários particulares/recreativos quanto aplicações estritamente profissionais. À medida que o turbo e o gerenciamento eletrônico foram se tornando um padrão, o layout de 3 cilindros acaba fazendo sentido especialmente por se tratar de um modelo mais restrito a mercados emergentes onde o custo inicial e a complexidade técnica inerentes às gerações mais recentes de motores turbodiesel veiculares motivam uma parte do público a se acomodar em torno de uma aparente simplicidade de motores de ignição por faísca naturalmente aspirados e com injeção nos pórticos de válvula de admissão;

5 - Mazda MX-5/Miata: com um destaque especial para primeira geração que foi alçada à condição de ícone, a leveza e a configuração de motor central-dianteiro resultariam numa experiência interessante para conciliar economia de combustível a uma proposta esportiva. Por um motor de 3 cilindros ser mais curto que um congênere com 4 cilindros, o impacto sobre a distribuição de peso entre os eixos seria menor.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html