quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Burlando o SCR: o "jeitinho brasileiro" em ação outra vez

Ao contrário do EGR, mais fácil de burlar devido à quantidade menor de sensores eletrônicos associados, o sistema SCR tem uma maior complexidade, além dos custos envolvidos na aquisição e armazenamento da solução padrão ARLA-32 necessária para o correto funcionamento do sistema. Nada, no entanto, que o torne imune a fraudes.

É possível fazer uma reprogramação diretamente no módulo de gerenciamento eletrônico do motor (ECM) para ignorar a leitura dos sensores referentes aos parâmetros do SCR (volume de ARLA-32 armazenado e valores de NOx emitidos) e inibir a limitação de potência e torque que normalmente ocorre após 48 horas de operação sem ARLA-32. Porém, é mais facilmente detectável por equipamentos de diagnóstico eletrônico disponíveis na rede de assistência técnica e distribuidores autorizados, acarretando perda da garantia do veículo.

Apareceu recentemente no mercado um emulador de ARLA-32, para ser conectado ao chicote elétrico original do veículo de modo a emitir sinais eletrônicos indicando que o SCR estaria funcionando corretamente apesar de estar desabilitado, de modo a não registrar os respectivos códigos de falha junto ao sistema OBD-II (diagnóstico on-board de 2ª geração), que passou a ser obrigatório em veículos 0km (exceto motocicletas) com a implementação das normas Euro-5 no mercado brasileiro. Lembra vagamente um daqueles módulos eletrônicos auxiliares usados para emular o sinal dos bicos injetores e do sensor de oxigênio do escapamento (sonda Lambda) na conversão de motores de ignição por faísca para gás natural. É mais difícil de ser detectado eletronicamente, mas a análise dos gases de escapamento com dispositivos externos pode indicar a presença do equipamento, que pode ser removido ou desabilitado temporariamente para obter os resultados exigidos durante a inspeção veicular.

Para alguns usuários que apenas desejam uma alternativa mais barata, o uso de soluções de uréia fora das especificações do ARLA-32 -ou até mesmo de urina pura- tem sido um tanto freqüente, apesar de comprometer o funcionamento do SCR e até a durabilidade do próprio caminhão devido à presença de alguns elementos químicos alheios às reações envolvidas na redução das emissões de óxidos de nitrogênio, como o cloreto de sódio e o ácido úrico presentes na urina, que acabam por intensificar processos de corrosão em componentes metálicos do sistema de escapamento.

A equipe DieselNutz não se responsabiliza por violações à legislação ambiental em vigor. Quem for flagrado com um veículo que não atenda às especificações de controle da poluição do ar em vigor para modelos do respectivo ano de fabricação estará sujeito às sanções administrativas previstas em lei.

118 comentários:

  1. Qual o nome desse emulador? E onde posso encontra-lo aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser encontrado comercialmente como emulador de ARLA-32, emulador de uréia, emulador de SCR ou emulador de AdBlue. Geralmente é importado, pode ser encomendado direto do exterior via internet, mas já tem quem venda pelo MercadoLivre.

      Excluir
    2. ola.. não entendi muito bem o funcionamento deste dispositivo pra isolar o arla... poderia explicar?

      Excluir
    3. O emulador é conectado entre a central de gerenciamento eletrônico do motor e os sensores de NOx e o aspersor do ARLA-32, desconecta os sensores e envia um sinal simulando o valor das tolerâncias de NOx para a central de gerenciamento ao invés dos sensores de NOx enviarem os valores reais das emissões de NOx. Uma chave seletora permite alternar entre a operação com o código falso e a operação com os sensores de NOx e o aspersor do ARLA-32 ativados.

      Excluir
    4. O veiculo 25.390 nao tem emulador? Como resolvo o problema que gera a falha do arla 32 que restringe a velocidade do carro?

      Excluir
    5. Nenhum veículo sai de fábrica com o emulador, é um acessório instalado à parte. E para eliminar o código de falha, só fazendo um reset na centralina.

      Excluir
    6. e estalado aonde dentro na cabine no modulo de cabine que gerencia o motor ou no modulo da arla


      Excluir
    7. Vai instalado entre o módulo do motor e o do SCR, no meio da fiação original.

      Excluir
    8. Tenho VW 31.330 e comprei um emulador, só que não sei onde instalar. Alguém sabe explicar com detalhes ou tem um contato . obg

      Excluir
    9. Primeiramente, tem certeza que o emulador comprado é compatível com a centralina do 31.330? Depois, se tiver dificuldade com a instalação, o melhor é recorrer a uma auto-elétrica que encare o serviço.

      Excluir
    10. OLA AMIGOS, TRABALHO COM TODOS CAMINHÕES COLOCANDO APARELHOS OU PROGRAMAS (tim)

      Excluir
    11. ola amigos estou com um atron mercedez e estou com o emulador so que preciso saber a combinacao de numeros alguem me ajuda

      Excluir
    12. meu zap é 04188992933039 agradeço o contato

      Excluir
    13. Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

      Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

      Excluir
  2. Exportamos o modulo diretamente da Alemanha para o Brasil,
    Valor 1.700 Reais para comprar acima de 50 unidades.
    fernandokp@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais esse valor de 1700 reais é para cada peça?

      Excluir
    2. Amigo comprei no mercado livre por 350,00, vale a pena, mas nesse valor corre....

      Excluir
  3. Já existe no mercado um modelo mais barato R$900,00. douglas@inbcimports.com.br
    Para uma transportadora com 25 caminhões o gasto com ARLA-32 gira em torno de R$35.000,00 por mês. É uma injustiça, o governo não da nenhum incentivo para que tem uma frota de caminhões novos queimar esta quantia no cano de descarga, e os caminhões anteriores poluem mais e não pagam nada e nem serão fiscalizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal, meu nome é Douglas@inbcimports.com.br acima citado eu não vendo esse aparelho devido ser ilegal a venda no Brasil. Havia importados alguns desses aparelho ,mas não sabia exatamente o funcionamento depois de uma pesquisa junto aos orgão publico constatei que o produto não é permitido e então imediatamente cancelei todas as importações

      Excluir
  4. isto sem falar que os veiculos de hoje utilizam o diesel S10 OU S 50 / que ja é bem menos poluente que os demais n S500 S 1800 , desta feita , o governo condena e cria uma situaçao dificil de ser justificada// veiculos novo / diesel S10 / pr quê ARLA 32 ???? ANVISA !!! PROCONVE !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justificativa dada para o uso do ARLA-32 é a redução das emissões de óxidos de nitrogênio. Existem outros métodos como o EGR, que refrigera e recircula parte dos gases de escape para reduzir as temperaturas na câmara de combustão, mas acaba prejudicando a eficiência do motor, aumentando o consumo de combustível e provocando uma maior incidência de carbonização de sedes de válvula e obstruções no coletor de admissão devido à precipitação de fuligem misturada aos vapores oleosos da ventilação positiva do cárter.

      Excluir
  5. TENHO CAMINHAO E SEI OQUE PASSO.....

    ResponderExcluir
  6. Boatos dão conta que uma empresa de ônibus bastante conhecida no Nordeste que deu preferência aos chassis Volksbus com EGR na renovação de frota agora está bloqueando o EGR com a anuência de uma concessionária. Só tiveram que deixar a carcaça da válvula intacta para mandar sinal para o gerenciamento eletrônico do motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só regular a haste em 0,75-0,80 volts

      Excluir
  7. gostaria de compra o aparelho para bloquear o arla




    o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não estamos comercializando o emulador do SCR, mas pode ser encontrado no MercadoLivre e em sites estrangeiros. Sai na faixa duns $2000 dependendo do modelo do caminhão, mas o aparelho pode não ter suporte para algumas marcas e modelos.

      Excluir
    2. Empresa especializada em modificaçao de software. oferece anulaçoes eletronicas por arla 32, egr , DPF, lambda e muito mais. visitem nossa web. www.bhp-motorsport.es

      Excluir
  8. eu tenho um cargo 2429 e quero bloquear o arla porque nao temos incentivo nenhum do governo ja os carros com gnv tem incentivo no ipva porque nao nos ajudam pelo menos a gente nao iria tirar o arla

    ResponderExcluir
  9. cargo é somente por computador com o cummins intsite , ainda não fizeram central pra bloquear ele...

    ResponderExcluir
  10. tenho scania p310, gostaria de isolar arla, pois quero colocar escapamento direto, mas estive no cara que faz isso aki em campo grande m.s, ele me disse que so retirando uso do arla que à possibilidade de passar cano direto. Ja penso na economia do Arla e mais a vantagem de deixar Scaninha com barulho diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cavalerajs@ibest.com.br

      Excluir
    2. Este email meu esta desativado , o novo é - joel.fenix@outlook.com - Fones (17) 99115-8828 / 98135-5677

      Excluir
  11. Ola Senhores. Nossa empresa se dedica ao trabalho tecnico de eletronica. Solucionamos todos os problemas relacionados com Arla32, egr, Dfp. Para mais informaçao, em privado. info@savedo.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teria a bomba do arla pra um volare w9 2012 euro5

      Excluir
    2. Boa noite uma dúvida o meu caminhão é um VW delivery 8160 2012 modelo 2013
      Ele não fica fraco rodando sem arla
      Mesmo assim posso ser notificado?

      Excluir
    3. Caso seja constatada alguma alteração no sistema de gerenciamento eletrônico do motor durante uma fiscalização, pode ter problemas.

      Excluir
  12. comprei um emulador para o caminhão Mercedes ,mais o vendedor não forneceu o esquema de ligação do equipamento ao modulo resultado tomei prejuízo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esquema é relativamente simples, o emulador é um módulo piggy-back ligado entre a centralina e o SCR. Olhando o diagrama elétrico do caminhão é possível encontrar o ponto onde fazer a ligação.

      Excluir
    2. Amigo tem como me ajudar nesse caso, entende do assunto?

      Excluir
    3. Aí depende. Verifica se o módulo é compatível com o modelo do caminhão. Às vezes o mesmo motor tem diferenças em aplicações brasileiras ou européias, por exemplo lá não tem o Accelo nem o Atron, embora os motores desses modelos também sejam usados no Atego e no Axor, por exemplo, e ainda tem diferenças nos ratings de potência e torque que também podem interferir na compatibilidade com o emulador.

      Excluir
  13. tenho e instalo o emulador em goias netogtba@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. boa noite alguem sabe se tem como eliminar o sistema EGR da Ducato estou tendo problemas com essa van

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como eliminar o EGR, mas vai ser necessário reprogramar a centralina para não apresentar códigos de erro nem "amarrar" o motor.

      Excluir
  15. Amigo e onde eu posso fazer essa reprogramação da centralina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já existem até algumas oficinas especializadas nesse tipo de serviço, mas na teoria qualquer profissional que faça uso de alguns softwares para remapeamento de injeção pode fazer.

      Excluir
  16. a eaton desenvolvel um projeto novo que não usa ureia e vai ser muito bom para eliminar de vez este sistema de ureia que esta coçando demais a cabeça de muita gente e tirando muito dinheiro do bolso alem dos impostos e pedagios etc .eu li esta materia hoje mas não sabemos quando ela vira para o brasil espero se seja o mais breve possivel

    ResponderExcluir
  17. Existem outras maneiras para se desliga o arla 32 k eu conheço principalmente em volvo fh, Mercedes, consta latino, ,,, julianostedile@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Blz tenho um VM 270 nao aquento mais quero eliminar o Arla aqui no sul do Para alguem me indica um cara bom. Por favor

    ResponderExcluir
  19. Todos os motores podem ter o sistema ARLA remanejado para adequar os resultados desejados sem danos ao motor e ao escapamento micron2@matrix.com.br 41-9961-2582 ligue e saiba como.

    ResponderExcluir
  20. Amigo tenho um Ford Cargo 816 quero desativar arla 32, está cristalizando perdi o catalizador estava usando do jeito que recomenda o fabricante agora a resposta que tive que usei errado, essa porcaria só da dor de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma reclamação recorrente, não só com relação ao Cargo mas com caminhões de todas as marcas que usam esse sistema.

      Excluir
    2. Se quiser me procure, bloqueio via reprogramação. para não ter mais problemas com catalisador.
      email - cavalerajs@ibest.com.br

      Excluir
    3. email mudou para = joel.fenix@outlook.com =

      Excluir
  21. boa noite,tenho 5 vw 19-330 gostaria de saber se eu comprando esse emulador de arla eu mesmo posso estalar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer a instalação por conta própria.

      Excluir
    2. Ola, tenho o programa para o 330 caso queira, entre em contato = joel.fenix@outlook.com =

      Excluir
  22. Boa noite. Veículos leves como SUV e picapes à diesel também são obrigados a usarem o ARLA 32? Se sim, a partir de que ano se tornou obrigatório o respectivo uso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em veículos leves ainda tem predominado o EGR ao invés do SCR, então não se faz uso do ARLA-32. Mas as normas Euro-5 estão em vigor no mercado brasileiro desde 2012.

      Excluir
  23. alguem sabe se tem como adaptar um sensor de sonda lambida no lugar do sensor nox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ter, mas vai demandar alguma alteração no mapeamento da centralina.

      Excluir
  24. Bom dia! Amigo ouvi informações de que a scania lançou em 2013 o modelo g440 que não tem o sistema arla de fábrica. Procede esta informação?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for para exportação. Em alguns países a Scania chegou a oferecer regularmente o sistema EGR ao invés do SCR em algumas faixas de potência, e em outros onde as normas de emissão ainda são menos restritivas nenhum desses sistemas se faz necessário. Mas na pior das hipóteses, nada deve impedir a adaptação do EGR em substituição ao SCR, embora o Detran possa criar algum entrave burocrático.

      Excluir
  25. A Policia Rodoviaria e o IBAMA estão pegando pesado com emuladores e Arla caseiro com multas e crime ambiental. Muito difícil agora economizar no Arla:

    Minas Gerais

    http://globotv.globo.com/rede-globo/mgtv-2a-edicao/v/caminhoneiros-sao-presos-em-operacao-conjunta-da-prf-e-do-ibama/4439086/

    Santa Catarina

    http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/08/4-caminhoneiros-sao-presos-em-sc-por-uso-de-antipoluente-adulterado.html

    Mato Grosso do Sul

    http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/07/ibama-e-policia-rodoviaria-federal-fiscalizam-uso-de-medidas-para-reduzir-poluentes

    Sao Paulo

    http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/05/policia-e-ibama-fazem-operacao-para-combater-poluicao-na-br-153.html

    http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/policia-rodoviaria-cetesb-e-ibama-fiscalizam-a-poluicao-emitida-pelos-caminhoes/4180692/

    http://noticias.r7.com/videos/blitz-fiscaliza-se-caminhoneiros-rodam-sem-aditivo-que-reduz-a-poluicao/idmedia/5555434f0cf2ade80c21b012.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ao invés de ir correr atrás de traficante, a Polícia Rodoviária Federal se transformou num braço armado do PT destinado a achacar caminhoneiros e outros profissionais do transporte, e o IBAMA tem negligenciado alguns crimes ambientais perpetrados por outros entes públicos ao mesmo tempo que fecha o cerco contra quem de fato movimenta a economia do país.

      Excluir
  26. tenho um microonibus volare w9 2012, tem como tirar o arla32?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível isolar ou desabilitar o SCR em qualquer motor, embora alguns tenham um grau maior de dificuldade devido à codificação da central eletrônica.

      Excluir
  27. Fiquem de olho... nao vale mais a pena cortar o Arla agora que a Policia esta pegando pesado:

    http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/sorriso-prf-e-ibama-fiscalizam-uso-de-composto-que-ajuda-a-reduzir-poluicao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com a fiscalização mais rigorosa, é pouco provável que a adulteração do sistema SCR deixe de ser efetuada, contanto que a instalação do módulo auxiliar e eventualmente de algum acionamento remoto sejam bem dissimuladas para ser feito o desligamento e o acionamento rápido e sem levantar muita suspeita. Mas remover todos os componentes do sistema já se torna desnecessariamente arriscado.

      Excluir
  28. Boa noite tenho Ford 2429 e quero tirar o arla alguns me indica aí se consigo aqui na Bahia em feira de Santana ou salvador???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo, sou de são Paulo e se necessário tenho o programa que tira a perda de potencia, o arla fica a seu cargo o uso ou não devido a lei vigente.
      duvidas entrar em contato - joel.fenix@outlook.com - Tim (17) 98135-3677

      Excluir
  29. Fiscalização esta se espalhando pelo pais esta semana foi Mato Grosso com multas e caminhão apreendidio:

    http://www.edicaoms.com.br/coxim/durante-operacao-otecca-ibama-e-prf-flagram-fraude-em-arla-32

    http://www.bomdiamt.com.br/noticias/policia/3793/

    ResponderExcluir
  30. Tenho um VM 270 quero eliminar o arla , alguem faz este serviço na bahia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se precisar eu faço , joel.fenix@outlook.com .

      Excluir
  31. melhor tomar cuidado com eliminar o Arla:

    http://maringa.odiario.com/policia/2015/11/motoristas-de-empresa-de-maringa-sao-presos-por-uso-de-antipoluente-adulterado/1506901/

    http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--415-20151112

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ver se tem alguém na Polícia Rodoviária Federal com culhões para ir atrás de bandido de verdade (traficante, sequestrador, ladrão de carga, entre outros) ao invés de atacar caminhoneiro e muambeiro.

      Excluir
  32. Agora eles estao indo atras de quem vende e instala emuladores:

    http://www.transportabrasil.com.br/2015/12/pf-cumpre-mandados-por-contrabando-de-aparelho-gerador-de-poluicao-em-caminhoes/

    ResponderExcluir
  33. Olhem este video a partir do minuto 11... olhem o que acontece quando usar Arla porcaria! Porque a policia nao faz nada contro quem vende produto adulterado? Porque ninguem multa e fecha empresas picaretas que vende produto que da problema?

    http://www.penaestrada.com.br/programas_anteriores/mostrar/472

    Uma peça deste custa mais de 8000 R$!

    ResponderExcluir
  34. Olhem isto:

    http://folhanobre.com.br/2015/12/01/pf-coibecontrabando-de-aparelho-gerador-de-poluicao-em-caminhoes/11167

    ResponderExcluir
  35. Boa noite acabei de comprar um cargo 816 2013 e o caminhão da umas falhadas na aceleração as vezes da umas engasgadas acho que é por causa do arla pq quando acontece isso acende a luz do arla no painel pode ser????? E se eu quiser colocar um escape direto tbm não posso pq vi lá três sensores????? Se eu remapear o sistema sera que acaba com essas falhas???? E posso coloca escape direto tbm????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que as falhas sejam decorrentes do uso de ARLA-32 fora das especificações (32,5% de uréia diluída em água desmineralizada), visto que o módulo de gerenciamento é programado para limitar o desempenho nessas condições. Um remapeamento pode resolver esse problema, e ainda viabilizar a colocação de um escapamento direto, mas pode causar problemas com a fiscalização.

      Excluir
  36. Boa tarde amigo. Depois que anula o arla da para ligar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível reabilitar o sistema. Não é à toa que os emuladores permitem ao operador ligar ou desligar de acordo com a necessidade através de uma chave comutadora. Mas se optar por uma reprogramação direto na centralina do motor, aí fica mais difícil reverter.

      Excluir
  37. Pessoal, olhem isso:

    http://jornaldehumaita.com.br/2016/03/01/operacao-conjunta-da-prf-e-do-ibama-fiscalizar-o-arla32-em-vilhena/

    http://folhanobre.com.br/2016/02/25/tres-caminhoneiros-de-veiculos-com-irregulares-no-sistema-de-antipoluicao-foram-flagrados-pela-prf-no-interior-de-rondonia/22522

    As fiscalizações continuam no brasil inteiro e estão pegando pesado em quem tem emulador o ARLA irregular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto a Polícia Rodoviária Federal se presta ao papel ridículo de perseguir e achacar os caminhoneiros, continuam entrando maconha, cocaína e outras imundícies no país.

      Excluir
  38. Caminhoneiro é detido durante operação da PRF e do Ibama na BR 101


    http://www.cadaminuto.com.br/noticia/283685/2016/03/08/caminhoneiro-e-detido-durante-operacao-da-prf-e-do-ibama-na-br-101

    http://tribunahoje.com/noticia/172384/cidades/2016/03/08/caminhes-so-flagrados-burlando-lei-ambiental-em-operaco-na-br-101.html

    PRF apreende caminhão e detém condutor por crime ambiental em Três Lagoas


    http://www.minutoms.com.br/tres-lagoas/prf-apreende-caminhao-e-detem-condutor-por-crime-ambiental-em-tres-lagoas

    http://www.hojemais.com.br/tres-lagoas/noticia/policia/prf-apreende-em-tres-lagoas-caminhao-e-prende-condutor-por-crime-ambiental

    http://www.tlnoticias.com.br/noticias/policial/condutor-de-carreta-e-detido-por-crime-ambiental-de-poluicao-atmosferica

    http://www.radiocacula.com.br/noticias/policial/prf-apreende-caminhao-e-prende-seu-condutor-por-crime-ambiental-de-poluicao-atmosferica

    ResponderExcluir
  39. Alguem sabe de esta historia? Tenho chipado caminhoes…posso ser pego pela Policia?

    Você sabia que o sistema OBD do seu caminhão registra 400 dias, ou 9600 horas de atividade, monitorando inclusive irregularidades? Se você fraudou o uso de ‪#‎Arla32‬ uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal pode captar isso em instantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for flagrado numa blitz, pode se incomodar. Quanto ao OBD, até onde eu me lembre registrava códigos de erro e a quilometragem mas sem um prazo específico. Já o tacógrafo, esse registra com base no período de operação do veículo podendo fazer registros diários ou semanais.

      Excluir
    2. Foi pesquisar no internet... é a lei que manda o OBD registrar tudo. Esta bem claro!

      O OBD registra se tem burla do Arla e se o caminhao pollue mais. A Policia pode ler o OBD e ver tudo!

      Esta foda!

      3.2.3.3. Deve ser armazenado, de acordo com o item 3.9 do anexo III desta IN,
      por um período mínimo de 400 dias ou por 9.600 horas de funcionamento
      do motor, um código de falha não susceptível de ser apagado que identifique
      a razão por que os NOx excedem os níveis especificados no quadro do artigo
      4º da presente IN.

      Excluir
    3. Pouco provável que a polícia use scanner para ler os códigos registrados no OBD, mas o emulador, ou "chip paraguaio", emite um sinal falso que fica registrado na memória do OBD como se o veículo estivesse dentro dos padrões de emissões em vigor. O código de falha é registrado após um intervalo mínimo que o veículo esteja rodando sem o ARLA-32, acompanhado das limitações de potência e torque que só podem ser desbloqueadas numa concessionária ou oficina que tenha o scanner mesmo depois que o tanque do ARLA-32 seja reabastecido.

      Excluir
  40. Muita sacanagem esse negócio de arla!
    Os motores tiveram que ter adaptações pra botar esse negócio.. O diesel que o motor tem que ser usado é caro! C ta doido..
    Euro 3 é o que liga! Kkkk ✌✌

    ResponderExcluir
  41. trabalho com um micro onibus volare W9 e ele está perdendo forca, pois o arla nao esta sendo puxado do tanque, tem como isolar ele pra que o carro volte a funcionar sem ter que trocar a caixa box do veículo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tal "caixa box" seria o módulo de gerenciamento eletrônico do motor? É até possível isolar o SCR com um remapeamento do módulo, mas a princípio fica mais difícil reverter essa modificação quando tiver que submeter o veículo a alguma inspeção. E se o ARLA-32 não está sendo puxado do tanque, deveria ser avaliada e eventualmente substituída a bomba do tanque.

      Excluir
    2. boa tarde, saulo Garcia manda um email pra mim gostaria de tirar uma duvida do voLARE W9, jsebafilho@ig.com.br ,obrigado

      Excluir
  42. Olhem isto!

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/jornal-vanguarda/videos/t/edicoes/v/prf-fiscaliza-poluicao-produzida-por-caminhoes-na-dutra/5064696/

    Caminhao retido!

    ResponderExcluir
  43. Pessoal essa questão de burlar o sistema eletrônico para economizar com despesas de arla é pura ilusão, vcs vão gastar muito mais com a compra do catalisador que muito mais caro e sem contar com a multa que a federal pode aplicar. O veículo com sistema euro 5 quando deixa de injetar o arla por qualquer motivo que seja o catalisador ficar obstruído causa perda de potência e até super aquecimento no motor que pode causar sérios danos se não for reparado imediatamente. Conclusão, recomendo que mantenha a originalidade do seu veículo, pois burlar o sistema é fácil mas terá consequências desagradáveis.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde amigos, estou tendo problemas com minha Ducato 2015, o catalisador vive entupindo, já limpei, já revisei bico etc,e nada, limpo de 15 em 15 dias, me ajudem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Ducato ainda vem sem SCR. O problema parece ser o filtro de material particulado (DPF).

      Excluir
  45. Melhor comprar Arla de marcas seguras e conhecidas. A Policia consegue detectar Arla caseiro e da multa:

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/09/teste-rapido-ajuda-combater-fraude-que-deixa-caminhao-mais-poluente_.html

    ResponderExcluir
  46. amigo me da umaajuda ai !!! funciona no vw 25-390 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço uma reprogramação eletronica onde tiro a perda de potencia, causada pelo sistema do arla , o arla não bloqueio pois é crime , onde antigamente não tinhamos tanto conhecimento da lei. Caso queira tirar a perda de potecia entre em contato.
      joel.fenix@outlook.com

      Excluir
    2. Joel, tirar a perda de potencia em caso de nao uso do Arla é crime tambem... Melhor voce saber...

      Excluir
  47. Sumiram todos os emuladores de Arla do Mercado livre! Alguem sabe onde posso achar emuladores?

    Me da contato?

    ResponderExcluir
  48. Olhem isto: www.arla32.org.br

    ResponderExcluir
  49. Tenho um fh540 2014 o mesmo hj apresentou falha de alta emissão de poluentes... no fm370 tive q trocar um módulo q fica atrás da cabina. Existe outra forma de resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  50. Preciso reparar o modulo de Arla de um VM 270 2013 sabe onde e qual o custo aproximado para isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço idéia nem de algum local que faça reparo de módulo, nem o custo que essa operação teria.

      Excluir
  51. Existe um local onde posso cilocar em um Vollare W9

    ResponderExcluir
  52. Comprei um emulador mais não sei estalar no vm volvo 270 como estalar

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html