sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Glicerina: um eventual problema para o processo de combustão, com vasta aplicação industrial e militar

Com a maior sensibilidade de alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento e injeção às variações na qualidade dos combustíveis, a glicerina é constantemente apontada como prejudicial ao funcionamento de motores Diesel ao se usar óleos vegetais puros como combustível, levando a um interesse pela sua transformação em biodiesel. Um subproduto do biodiesel é a glicerina extraída do óleo, que alguns adeptos da produção caseira do biodiesel acabam tendo dificuldade em promover uma destinação adequada. Outros tantos a misturam a detergentes e sabões para que rendam mais.

No entanto, a substância encontra aplicações diversas na indústria, muito além do uso na fabricação de sabão e outros produtos de limpeza. Bastante usada como aditivo umectante em bolos industrializados, biscoitos recheados e outros produtos de confeitaria, pode ainda servir até a fins militares.
Durante a II Guerra Mundial, o governo americano chegou a promover campanhas para incentivar o recolhimento de óleo de cozinha velho e sebo de carne para o reaproveitamento da glicerina na produção de explosivos usados em combate. Na época não se falava em biodiesel, mas considerando a opinião do próprio Dr. Rudolf Diesel acerca do uso de combustíveis de origem vegetal em motores Diesel eu não duvido que algumas partes do óleo tenham sido aproveitadas para fins energéticos. Vale destacar que atualmente o maior consumidor individual de biodiesel é a Marinha americana...

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html