segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma rápida reflexão sobre o biodiesel

Já se sabe a bastante tempo que o engenheiro Dr. Rudolf Diesel, após frustrantes tentativas com o uso de um combustível sólido, mais especificamente pó de carvão mineral, viu num combustível vegetal a solução para viabilizar o funcionamento de seu motor de ignição por compressão de forma segura.

Sim, o primeiro combustível a ter sucesso nos motores Diesel foi óleo de amendoim, mais conhecido pelas propriedades culinárias. A experiência ainda se mostrou uma excelente alternativa para melhorar a produtividade rural e ainda dar ao homem do campo a possibilidade de obter energia de forma autônoma e renovável. Num de seus tratados, Dr. Rudolf entusiasmava-se com os avanços da mecanização nas lavouras, sobretudo em localidades mais remotas do interior da África ainda com forte presença colonial.


Nos tempos atuais, em que o petróleo se consolidou como principal fonte, a renovação da matriz energética volta a apontar, entre outras, para a biomassa, incluindo o biodiesel e outros combustíveis derivados de óleos vegetais ou mesmo de sebo de animais. Por requerer uma menor quantidade de adaptações em sistemas já existentes tanto no que se refere aos veículos quanto à infraestrutura de distribuição de combustíveis e outros insumos, o biodiesel pode ser apontado como a alternativa mais racional para uma aplicação imediata.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html