quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Defensores do gás natural: distorcendo a verdade para defender um ponto de vista limitado

Ontem, foi feito um comentário em oposição a um post onde foram apontadas desvantagens práticas do gás natural, mas a contra-argumentação apresentada revela-se inconsistente.


Ao dizer que "esse conteúdo está fora da realidade sobre o GNV" e que "o GNV não destrói o motor como está escrito", já começa mostrando incoerência: em nenhum momento foram citados eventuais danos acarretados ao motor pelo uso do GNV, entre os quais pode-se destacar o ressecamento das sedes de válvula, razão que leva alguns fabricantes como a Ford a optarem pelo uso de sedes de válvula reforçadas em alguns motores com preparação específica para o GNV. Foi dada uma ênfase maior aos efeitos prejudiciais do sistema de GNV sobre suspensão e freios, provocados pelo acréscimo de peso que também acaba comprometendo o desempenho do veículo mesmo ao usar combustíveis mais convencionais como gasolina e etanol.

Diz ainda que trata-se de um "material cheio de informações incorretas e distorcido", mas na prática revela que a verdadeira distorção está na forma como interpretou o post. Já dirigi carros a gás em diversas ocasiões, e acompanhei procedimentos de instalação e manutenção do kit GNV em veículos pertencentes a alguns familiares. Digo por experiência própria que o GNV, apesar da redução no custo operacional em comparação com a gasolina, apresenta desvantagens práticas que não ocorreriam com o uso do Diesel.

Relata ainda ter um carro com kit GNV instalado, e ao abrir o motor para retificar aos 250.000km, foi verificado que o desgaste estaria abaixo do que se esperaria ao usar gasolina ou etanol, os únicos componentes que necessitaram substituição eram os anéis de pistão, e segundo o mecânico poderia rodar mais 250.000km caso o desgaste siga na mesma proporção. De fato, por ser um combustível gasoso, com o GNV há um menor risco de contaminação do óleo lubrificante em relação à gasolina ou o etanol, mas deve-se sempre respeitar os limites de quilometragem estabelecidos para as trocas de óleo e respectivo filtro, independentemente do combustível utilizado. Quanto ao óleo diesel, biodiesel ou até mesmo o etanol, que também pode ser usado em motores de ignição por compressão, a injeção num volume adequado e no tempo correto para proporcionar a combustão mais completa possível também acabam oferecendo menor risco de contaminação e acidificação do óleo lubrificante.

Finaliza afirmando que "o GNV não danifica o motor", e que sabe isso por ter trabalhado por 10 anos em oficina mecânica. De fato, uma instalação de kit GNV bem feita pode não oferecer tantos riscos ao motor, mas ainda acarreta prejuízos à durabilidade de outros sistemas como freios e suspensão, além de limitar a capacidade de carga e, a depender da posição de montagem dos cilindros de armazenamento do gás, a estabilidade e o controle de tração também ficam comprometidos devido ao deslocamento do centro de massa do veículo.

Por mais que alguns defensores do GNV procurem distorcer a verdade, seja por má-vontade ou por analfabetismo funcional, as principais desvantagens inerentes a esse combustível no uso prático permanecem evidentes: limitação da capacidade de carga tanto em peso quanto volume, acréscimo de complexidade nos sistemas de abastecimento devido a todas as válvulas e ao redutor de pressão essenciais ao GNV, peso agregado ao veículo e respectivo efeito na vida útil de freios, suspensão e pneus...

2 comentários:

  1. uso gas na minha blazer 4 celindros desde quando mandei fazer o motor e nunca tive problema nenhum, mas o motor foi preparado para gas com reforso no coletor, cabo de vela de silicone, bobina mais parruda e uma vez a cada 3 meses eu rodo um tanque inteiro na gasolina

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    1. Geralmente os motores da Chevrolet são considerados os melhores para usar gás, tanto o GNV quanto o GLP (gás de cozinha), é até comum usar eles em empilhadeiras e aplicações estacionárias.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html