quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Caso para reflexão: Peugeot 504

Um caso bastante peculiar para se analisar a incoerência das restrições ao Diesel no mercado brasileiro, o Peugeot 504 esteve disponível no mercado brasileiro entre 1992 e 1999 apenas em versões pickup, que vinha da Argentina e, com uma capacidade de carga de 1300kg, estava legalmente apta a vir equipada com motor Diesel.
Para consumidores brasileiros que necessitassem de mais espaço para passageiros, adaptações artesanais de cabine dupla (que só era oferecida diretamente de fábrica em algumas versões chinesas extremamente raras) eram a única opção, enquanto os poeira-branca argentinos tiveram por muito tempo a opção pelo 504 sedan.
Apesar da capacidade de carga menor, tanto em peso quanto volume, o sedan contava com relação de diferencial mais longa, viabilizando a manutenção da velocidade de cruzeiro a regimes de rotação mais baixos, logo diminuindo significativamente o consumo de combustível em tráfego rodoviário, e ainda o nível de ruído tão citado pelos críticos.
Convém observar, ainda, a adaptabilidade a combustíveis alternativos: o rústico motor Indenor XD2 de injeção indireta atinge temperaturas operacionais um tanto elevadas, o tornando particularmente apto ao uso de óleos vegetais devido à menor incidência de problemas relacionados à polimerização da glicerina, o que acaba servindo para rebater eventuais críticas à possibilidade de reabrir o mercado de veículos leves para o Diesel, sobretudo relacionadas ao impacto na oferta de combustível para aplicações de transporte pesado e a conseqüente rentabilidade em operações comerciais. Também apresenta grande tolerância a variações na qualidade do óleo diesel convencional, como teores elevados de enxofre.
Apesar do projeto tecnicamente superado (lançado na Europa originalmente em 1968 e introduzido na Argentina no ano seguinte), serve bem para dar um tapa na cara de muito macaco brasileiro que insiste em perpetuar uma mentalidade terceiro-mundista, ignorando vantagens práticas do Diesel já conhecidas e admiradas além das fronteiras da República das Bananas.

27 comentários:

  1. Tenho uma pickup Peugeot a mais de 10 anos e é só alegria. A lataria já ficou meio lascada mas ainda tem motor para mais uns 20 anos de serviço.

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    1. como voce consegue os amortecedor da pegeot 504 pikup

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    2. A recomendação que pode ser feita é verificar pelo número de referência da peça e pesquisar algum outro modelo que use o mesmo amortecedor, ou algum equivalente.

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    3. Amigo, procura na berlina e parts la você encontr varias peças da peugeot 504.

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    4. Boa Noite, se o teu problema for os amortecedores traseiros, vc pode colocar o do caminhão mercedes 608, eu coloquei na minha, tem o mesmo diametro e são mais resistentes, ficarm excelentes e muito mais duráveis, sem contar que o preço cai em menos da metade e vc acha em qualquer esquina

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  2. É uma camioneta boa e pode ser encontrada barato quando aparece alguma para vender, tenho uma com caçamba de madeira parecida com a da foto mas na minha eu uso motor e caixa de Sprinter e já peguei 180km/h com ela na BR101. O sedan eu já tinha visto uns táxis de Buenos Aires no verão em Florianópolis a uns anos atrás, até já pensei em ir buscar umas chapas da lataria dele para montar cabine dupla na minha camioneta.

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  3. Olá, tenho uma 504 ano 98, cabine simples, vermelha, excelente pickup, leve, econômica. Estou fazendo reparos na pintura, alguém sabe informar qual é a fonte das letras estampadas na tampa traseira, meu email é graficrs@ibest.com.br, fico agradecido!

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  4. tenho um peugeot 504 sedan diesel 1973 em ótimo estado e viajando. Amanhã saio de Curitiba para Águas de Lindoia para um encontro de carros antigos. Carro bonito documentado (o que é raro) e tenho interesse em vender. quem quiser fotos envie um email para cristiano_cajal@hotmail.com e respondo com fotos do carro.

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  5. Tenho uma pick up 97, é um excelente carro, pau para toda obra,a minha nunca foi lenta, sempre andei bem com ela e nunca me deixou na mão, a não ser recentemente com a fomosa bomba injetora, me falaram para adaptar da bomba Bosch será que alguém tem conhecimento qual o modelo e como fazer a adaptação, quem souber entre em contato no meu email lradvogado.faria@hotmail.com, ou whats app 13 98110-1243

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    1. Ouvi dizer que a bomba da bosch kombi ou saveiro da certo,nao sei se e verdade pois nao tenho peugeot 504,resta perguntar a algum bombista.

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    2. VI ESTE ANUNCIO NA INTERNET VEJA SE TE SERVE
      (( Bomba injetora Bosch na Peugeot 504, vendas 11 3729 4450 ))

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  6. Olá amigo. Sobre adaptação de bomba injetora Bosch na Peugeot 504, sim é possível, comum, baixo custo. Requer serviço especializado. Sou reparador bombista diesel, minha empresa #mercadoadiesel.com vende a peça para conversão. Saudações CezarTecDiesel

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  7. Estou para comprar uma pegeot 504 e gostaria de saber se ela esquenta muito.

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    1. No geral, motores Diesel de injeção indireta costumam ter uma temperatura de funcionamento mais alta mesmo

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  8. Todo carro em que o FDP do brasileiro insistir em trabalhar com o sistema de arrefecimento contento apenas água de torneira cheia de cloro e sem nenhum aditivo, vai fatalmente esquentar o motor , e não adianta dar uma de engenheiro analfabeto e tirar a válvula termostática, e inventar kit verão , a merda já estará feita , o cloro e a água pura vai desprender da camisa uma quantidade infinita de carepas de ferrugem que vai com o tempo entupir o radiador . Aí amigo o FDP pode gritar esbravejar xingar , tirar as calças e pular em cima , mas enquanto ele não aprender a ler um manual e respeitar a função de cada item de consumo ali determinado como um fluido de radiador óleo correto e etc, o único veículo que vai ser possível pra ele, será os derivados de Fusca.

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    1. Tenho uma cabine dupla 2 portas, raríssima só que ela está esquentando muito, já mandei plainar cabeçote vc sabe me dizer o que eu ponho no radiador 19 997114690

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    2. Plainar o cabeçote geralmente aumenta a compressão, e por consequência a temperatura. Seria o caso de considerar uma junta mais grossa (calço de cabeçote) para compensar e manter a taxa de compressão mais próxima da original. Quanto ao radiador, tem que ver a especificação de fluido refrigerante e a proporção da diluição em água destilada para uma refrigeração adequada. Algumas ligas metálicas usadas na fabricação de radiadores podem não ser compatíveis com o etilenoglicol normalmente usado em fluidos de refrigeração.

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    3. Nos motores diesel, como a face do cabeçote é plana, sem câmara como nos gasolina, plainar não aumenta a taxa de compressão, a junta mais grossa serve para ajustar a altura do pistão e no caso de ter sido plainado a face do bloco, mas cabeçote em si não necessita de junta mais grossa se estiver dentro da tolerância

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    4. Os motores de injeção indireta apresentam uma perca de 10 a 30% na eficiência térmica em comparação com os de injeção direta, pode ser observado isso nos veículos conhecidos como esquentadinhos, o problema não é só a falta de aditivo de radiador...

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    5. Como a turma tem o hábito de plainar cabeçotes para tentar manter em uso um que tenha já sido empenado, os calços de cabeçote são muito comuns de se ver ainda. E nos motores de injeção indireta, que sofreram ainda mais na mão de quem só era acostumado ao MWM 229 antes das caminhonetes com motor Diesel de alta rotação começarem a aparecer mais principalmente pelas mãos das fabricantes japonesas, muitos descuidos levaram motores a serem ou jogados no lixo ou submetidos a toda sorte de gambiarra.

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  9. Olá tenho uma camioneta Peugeot 504D 1994 desde 0Km,ela trabalho muito na nossa propriedade rural no Estado do PR, depois ficou vários anos abandonada num galpão sem praticamente ser usada. Hoje estou restaurando ela a 0 km novamente, com o animo de um colecionador, porem estou aberto a ofertas de outros colecionadores, posso enviar fotos.

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  10. Carlos / fanáticos 504
    Também moro no Paraná e quero comprar uma pegeot 504 pickup , me liga se nao vendeu a sua ainda 46999055516

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  11. Penso em compra um 504 pick up estou preocupado com esta questao de esquentar penso em comprar para rodar diariamente economizar no diesel nao carrego peso acredito que o custo seria menor que uma camionete maior
    E melhor que minha Spin rodo em torno de 2800 km mes aqui no Tocantins tamvem e quente sempre acina de 33 graus a ideia e pegar uma que esta parada e fazer ela toda locura ou to no caminho certo



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    1. Quanto à caminhonete suportar as condições de uso extremas, lembrando que a linha Peugeot 504 fez bastante sucesso na África, a princípio não restam dúvidas. A maior dificuldade hoje seria o suprimento de peças originais para reposição.

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  12. Preciso do pinhão do velocímetro da Pegeaut 504 DG ano 94. Onde consigo e preço? Obrigado 22 981866271

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  13. Sobre acabar o óleo s500 nos postos de combustível em 2025, vai prejudicar os motores da 504 ? Como vai ser de 2025 em diante

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    1. A princípio, o biodiesel já teria essa função de lubrificação também. Tanto que prevaleceu a soja como matéria-prima em detrimento daquela alegação de usar a mamona para fazer rotações de cultivo no Nordeste porque o óleo de mamona tem uma viscosidade menor que o da soja.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html