Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Motores de ignição por tubo quente mencionados incorretamente como ciclo Diesel no Museu do Motor da UFRGS
4 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
Cerca de 30 anos atrás vi uma reportagem na revista quatro rodas sobre um motor movido a óleo de cozinha usado que foi adaptado numa Kombi. Era um motor pequeno que sequer tinha refrigeração a ar ou agua, parece que era refrigerado a jato de óleo. Diziam que quanto mais quente melhor. Vocês sabem de algo sobre esse motor?? Apesar de ter alguma noção do absurdo que é fabricar carros elétricos ou híbridos por causa da fabricação das baterias, acho que poderia haver um "híbrido direto sem baterias". Examinamos no antigo CEFET - PR um Gurgel furgão de entregas da Souza Cruz que sendo anteriormente elétrico a bateria foi adaptado um pequeno gerado a diesel na sua trazeira que alimentava direto o motor e com consumo de 3 litros/hora.
ResponderExcluirO famoso motor ELKO Multifuel semi-adiabático, que tinha apenas um pequeno radiador de óleo, e teve a produção no Brasil licenciada para o extinto Grupo Garavello, que nunca chegou a produzir esse motor em série mas testou em alguns outros modelos como uma Chevy 500. A empresa Elsbett, que desenvolveu esse motor, ainda comercializa kits para adaptação de motores Diesel convencionais para rodar com óleos vegetais.
ExcluirJá vi um motor desse tipo a uns anos atrás numa fazenda no Japão, serviu durante algumas décadas para descascar arroz mas depois mesmo desativado acabou se tornando a relíquia do dono e ele só fazia funcionar de vez em quando com querosene por hobby mesmo. Agora não lembro a marca do motor.
ResponderExcluirLegal como relíquia mas hoje não tem serventia nem em aplicações com velocidade constante.
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