terça-feira, 8 de abril de 2014

Uma breve reflexão sobre a PDC 1413/13

O deputado federal Camilo Cola (PMDB-ES), mais conhecido por ser o proprietário da Viação Itapemirim, elaborou ano passado um Projeto de Decreto Legislativo com o objetivo de sustar a portaria 23/94 do extinto Departamento Nacional de Combustíveis e a Resolução 292/98 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que são o empecilho burocrático à utilização de motores Diesel em veículos leves. Considerando a trajetória empresarial do deputado no setor do transporte coletivo de passageiros e logística de cargas e encomendas, acabou por presenciar a evolução técnica dos motores do ciclo Diesel com mais proximidade que a maioria da população...

A política de preços de gasolina e óleo diesel também é criticada pelo deputado por perpetuar distorções na matriz energética de transportes. Na avaliação do experiente empresário, as restrições ao uso do Diesel em veículos leves acabam por retardar uma massificação do uso desse substitutivo de forma semelhante ao que aconteceu com o etanol em relação à gasolina durante a época áurea do ProÁlcool. Considerando razões de ordem técnica, tal alegação faz todo o sentido ao traçarmos um paralelo entre o desenvolvimento de soluções para adaptar os motores de ignição por faísca para consumirem o etanol e a atual necessidade de adequar alguns sistemas de controle de emissões adotados na mais recente geração de motores Diesel a teores mais elevados de biodiesel e até mesmo óleos vegetais puros como combustível alternativo.

Vale destacar, ainda, que uma prioridade na destinação do óleo diesel predominantemente importado ao transporte pesado serviu como pretexto para as restrições arbitrariamente baseadas em capacidades de carga, passageiros ou tração. Logo, quando um dos maiores frotistas do país posiciona-se favoravelmente a uma liberação do Diesel fica evidente que a atual política energética é um fracasso...

2 comentários:

  1. Será que dessa vez cola (sem trocadilhos)? O povo se condicionou a aceitar que diesel só podia para caminhão e ônibus por causa do transporte de massa mas agora se até o doutor Camilo Cola que é um dos maiores empresários do país mostra uma outra realidade parece que não tem mais desculpa para manter proibido.

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    1. Ainda tem alguma desconfiança por parte do público e um temor de aumento exagerado no custo do transporte pesado, mas o aval de um empresário do setor certamente quebra algumas resistências.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html