Um lugar para os malucos por motores do ciclo Diesel compartilharem experiências. A favor da liberação do Diesel em veículos leves no mercado brasileiro, e de uma oferta mais ampla de biocombustíveis no varejo.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Mais uma do YouTube: Jetta com o motor "disparado"
Pois bem, o velho Volkswagen Jetta do vídeo abaixo tinha motor de ignição por faísca, movido a gasolina, com carburador e bomba de combustível mecânica (no caso, a lift-pump que vai do tanque ao carburador), e acabou "disparando", sofrendo o que normalmente se classifica como "efeito Diesel" mas que na verdade está mais próximo do princípio de funcionamento dos antigos motores "semi-Diesel" de ignição por tubo quente. Nesse caso, o acúmulo de calor no cabeçote faz com que a mistura ar/combustível ainda sofra ignição mesmo sem uma centelha nem as elevadas compressões associadas ao ciclo Diesel.
Pode-se observar que, numa tentativa de interromper o "disparo" do motor, os cabos de vela são arrancados, denotando claramente que não se tratava de um motor Diesel. Para quem ainda não é tão familiarizado com mecânica, não custa nada recordar que "motor a diesel não tem vela". Nota-se, ainda, que o "disparo" só cessa quando alguém fecha a válvula-borboleta.
Uma das razões apontadas para a ocorrência desse fenômeno, além da válvula-borboleta travada aberta, é a deposição de sedimentos carbonizados na câmara de combustão, tanto por uma mistura excessivamente rica (com uma maior proporção de combustível para o volume de ar admitido) quanto pela aspiração de óleo lubrificante através da válvula blow-by de ventilação do cárter, que pode ser facilmente constatada em função da fumaça branca emitida. Tais depósitos chegam a ficar incandescentes, em brasa, e assim concentrando calor num efeito próximo ao das resistências de pré-aquecimento (glow-plugs) usadas como auxílio para a partida a frio em motores Diesel (e até em alguns "semi-Diesel" com um sistema auxiliar de ignição elétrica para promover a partida a frio com gasolina). Mas vale salientar que ainda é possível um motor sem muita deposição de sedimentos carbonizados "disparar".
Antes que algum engenheiro-de-botequim, professor-pardal, mecânico boca-de-porco ou qualquer leigo opte por induzir deliberadamente o chamado "efeito Diesel" numa tentativa precária de converter um motor de ignição por faísca para Diesel, é pouco provável que obtenha sucesso...
4 comentários:
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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.
It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.
Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html
deve ser por isso que o meu sogro de vez em quando bota diesel no chevete dele e ainda funciona quase normal
ResponderExcluirJá aconteceu isso comigo num Fiat Uno. Pensa num desespero na hora que o carro deu aquela subida na aceleração, fiquei com o coração pulando de susto.
ResponderExcluirTive esse problema ontem, mas felizmente consegui chegar até uma oficina antes que pudesse terminar em acidente.
ResponderExcluirJá vi acontecer isso num Gol depois que encheram o tanque com querosene a alguns anos atrás quando ainda era fácil achar querosene em posto.
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