Uma alternativa para reduzir o custo inicial superior de um motor Diesel em comparação com um similar de
ignição por faísca é a possibilidade de converter estes últimos. Tal artifício já foi adotado com sucesso muitas vezes, tanto dentro de oficinas boca-de-porco quanto em chão de fábrica.
Um motor que experimentou alguma popularidade nesse tipo de adaptação foi o Stovebolt Six, da Chevrolet, o bom e velho "seis canecos", que fez fama no Opala e em utilitários como as pick-ups C10/C14/C20 (e respectivas versões movidas a
etanol - A10/A20) e a Veraneio.
Nesse caso, a adaptação consistia na troca do cabeçote original pelo do motor Mercedes-Benz OM352, muito conhecido principalmente por ser o motor do caminhão Mercedes-Benz L-1113, muitas vezes citado como "o Fusca dos caminhões" devido à robustez, simplicidade mecânica e popularidade durante o período em que foi oferecido no mercado brasileiro. Eliminavam-se o carburador e sistema de ignição elétrico do Stovebolt Six em favor da bomba e bicos injetores do OM352.
Mas nem tudo era perfeito: vazamentos de óleo e
fumaça excessiva eram um efeito colateral da gambiarra, bem como a pouca potência do motor precariamente convertido. Mas, além de mais barato, não requeria alterações em câmbio, capa seca, embreagem ou eixos de transmissão.
Dentre os
veículos leves, um motor que também tem bons resultados nesse tipo de adaptação é o EA-827 da Volkswagen, o popular AP. O projeto inicial acabou expandindo-se em direção ao Diesel, o que acaba favorecendo conversões independentes considerando a grande modularidade e intercambialidade de peças entre versões distintas do EA-827. No mercado brasileiro, acabou sendo o motor da Kombi Diesel.
Vale ressaltar que o
sistema de injeção também influencia no resultado das conversões: injeção indireta, como usado na Kombi, favorece uma redução no custo inicial devido às menores pressões operacionais que além de impor menos esforço ao bloco permitem o uso de bicos injetores mais simples e baratos. O nível de conforto acústico e as vibrações também costumam ser menos intensos, mais próximos aos padrões originais de um motor do ciclo Otto Nada impede, no entanto, que a injeção direta seja usada num motor convertido para Diesel, como nos Stovebolt Six com cabeçote do OM352...
Motores pesados normalmente são considerados mais adequados à conversão, como os V8 de 6.9L a 7.3L produzidos pela Navistar (fabricante dos caminhões International) e que nas versões Diesel também foram usados pela Ford nas pick-ups full-size e caminhões leves da série F, por conta da maior massa de componentes como o virabrequim, o volante do motor, pistões, bielas e cabeçotes, suportando melhor as altas pressões internas geradas nas câmaras de combustão. A maior inércia oferecida pelos componentes citados também é mais adequada aos ritmos de rotação normalmente mais lentos num motor Diesel.
Teoricamente, qualquer motor 4-tempos pode ser convertido para o ciclo Diesel sem maiores dificuldades, até mesmo um motor de
moto ou de algum carro
híbrido, eventualmente aproveitando o cabeçote original e usando o espaço destinado à montagem da
vela como porta-injetor. Um ponto crítico é o cabeçote, demandando atenção especial aos prisioneiros que eventualmente necessitem substituição por outros mais reforçados para mantê-lo no lugar mesmo sob pressões muito fortes. Há de se levar em consideração também a resistência do cabeçote, que eventualmente pode sofrer trincas e eventualmente uma ruptura.
Os mancais do virabrequim também podem ser considerados vulneráveis, ainda que em menor intensidade.
Por mais que a idéia de converter um motor para Diesel pareça atraente, na prática é mais fácil fazer o inverso como em alguns caminhões e ônibus movidos a
gás...
Bom dia!
ResponderExcluirOsrs. podem informar quais os compoenentes necess[arios para converter veiculo corsa sedan 1.4 econoflex (q. tb. tem kit gnv instalado) para usar tb. diesel com seguranca e eficiencia. Favor informar uma ideia de custo dos componentes e sobre o desempenho em cada um dos combustiveis depois da conversao.
e-mail para contato ? reinaldoreinaldoreinaldo@ibest.com.br
Att.
Ribeiro
Deixa eu ver se eu entendi: quer adaptar o motor para usar etanol, gasolina, GNV e óleo diesel? Isso pode não dar certo, já que o gás necessita da ignição por faísca, ou de uma injeção-piloto do combustível líquido que vá sofrer ignição por compressão e propagar a chama dentro da câmara de combustão. Se tentar rodar com óleo diesel num motor com ignição por faísca, é muito provável que vá destruir o motor.
ExcluirO mais recomendável, no caso, seria considerar a troca do motor por um Diesel, e só um motor 0km de 1.3L (Fiat Multijet) a 1.9L (Volkswagen 1.9SDI/TDI) já pode sair de $7000 a $9000 sem contar mão-de-obra. Apesar da potência menor, um motor na faixa de 75cv acabaria não decepcionando no desempenho em função do torque, tomando por referência o motor Isuzu 4EE2-TC que era usado no Corsa produzido para exportação.
meu sogro tem um chevete que era só a gasolina mas agora funciona normalmente com diesel
ResponderExcluirboa noite amigo quais foram as mudanças que seu sogro fez no motor,estou querendo transformar um chevette a diesel,
ExcluirOi isso e muito legal e interessante tem um motor de chevette aqui parado e estou afim de fazer o mesmo teria como me instruir no caso me dizer como foi feito e quais peças tiveram q usar e adpitar...
ExcluirDesculpe, sou o dono da topic vou deixar o meu imail.sergioviagem@gmail.com...Desculbra um jeitinho que eu vou te arrumar muitos cliente com o mesmo problema que o meu estou disposto até lagar o gnv....Onde compra motores a diesel .???
ResponderExcluirAí depende de qual motor a diesel quiser comprar. Alguns podem ser comprados na concessionária ou em lojas de autopeças, outros em algum representante regional do fabricante, e ainda tem a possibilidade de comprar um motor já usado num desmanche.
ExcluirBom dia! Vi uma pelo google uma loja vendendo varios motores . Procurei e por hora n tenho encontrado. Vi o tdi1.3 tipo exportacao. Mas como conseguimos comprar motores, irmao?! Ou conseguimos os contatos? !
ResponderExcluirPelo que eu me lembre, a loja que tinha o 1.4TDI era a Crestana, e tinha até aquele 1.7 da Isuzu que era usado no Corsa, Montana, Meriva e Astra de exportação. Para conseguir os motores 0km, pode-se até tentar pelo número de referência (part number) no setor de peças de reposição da concessionária, mas nada impede que se neguem a providenciar peças que teriam sido usadas em modelos que não foram comercializados regularmente no país, então outro caminho que ainda resta é procurar em outras aplicações que esses mesmos motores tenham sido aplicados, como por exemplo em embarcações. A Volkswagen fornece motores para a Cummins Marine, mas não o 1.4 de 3 cilindros. No caso do Isuzu, chegou a ser usado em conjuntos de propulsão marítima Mercruiser.
ExcluirA propósito: qual seria a aplicação desejada para o motor? Eventualmente possa ser avaliada a possibilidade de instalar outro motor que possa ser encontrado mais facilmente.
como poderia fazer isso em um motor de xlx350cc?
ResponderExcluirNesse caso seria mais economicamente viável substituir o motor inteiro por um daqueles estacionários, usando uma embreagem centrífuga como a da Mobylette para emular o efeito dum câmbio CVT. A conversão do motor original envolveria, além de alterações no cabeçote, a substituição do pistão e certamente viria a demandar alguns cuidados com a refrigeração do pistão, que no motor original ainda depende mais da própria carga de admissão. Outro ponto crítico seria a sincronização da bomba injetora.
Excluirbom dia...tenho um ap 2.0 alcool tem a receita para que eu possa transforma-lo em diesel???
ResponderExcluirNesse motor as duas opções mais comuns são ou adaptar o cabeçote e a bomba injetora da Kombi Diesel (motor 1.6 de injeção indireta) ou do motor 1.9SDI que era usado no Gol, Parati, Saveiro, Golf, Polo e Spacefox (injeção direta).
Excluiramigos será que seria possivel preencher as camaras de um cabeçote a gasolina para converte-lo a diesel?lógico que isso seria muito trabalhoso,mas alguém ja ouviu falar em alguém que fez isso?
ResponderExcluirSe preencher as câmaras do cabeçote de um motor do ciclo Otto desse certo, já teriam parado de fazer "misto-quente" com cabeçotes de motores originalmente Diesel.
Excluirtalvez ninguém tentou amigo!vou tentar fazer no meu chevete e posto o resultado aqui,outra dúvida será que na conversão misto quente esta que usan o cabeçote do mercedes,alguém sabe se é usado o comando de valvulas do mercedes ou usan o original do motor a gasolina?
ResponderExcluirNo caso do "misto-quente" com o bloco do motor Chevrolet de 6 cilindros em linha e o cabeçote do motor Mercedes-Benz OM-352, como os 2 motores tem comando de válvulas no bloco, permanece o comando original do motor a gasolina.
ExcluirE de uma moto xlx quanto fka pra compa um motor ?
ResponderExcluirÉ tecnicamente possível, mas não economicamente viável, converter esse motor. Se quiser tocar adiante um projeto com o motor RFVC da Honda, vale mais a pena pegar um da NX4 Falcon que ainda tem uma disponibilidade maior de peças de reposição.
ExcluirEstou trabalhando no projeto de um gaiola híbrido com motor de scooter de transmissão cvt por ser econômico, leve e não dar trabalho com câmbio, fiquei interessado na conversão para diesel pela economia de combustível e possibilidade de trabalhar com biodiesel, gostaria de saber se isso é possível nesse tipo de motor e se realmente me trará maior eficiência em consumo.
ResponderExcluirNa teoria, qualquer motor 4-tempos pode ser convertido ao Diesel. Mas pode valer mais a pena adaptar um motor Diesel estacionário monocilíndrico e usar um sistema como o da Mobylette mesmo que vá ficar um pouco mais pesado ao invés de usar como base um motor de scooter.
ExcluirEu até cheguei a estudar essa possiblidade, mas como não tenho conhecimento direto com motores estacionarios fiquei na dúvida sobre a questão da relação peso potência e sobre como fazer com o barulho. Em comparação ao motor de scooter de 15cv o motor estacionário deveria ser de mesma potência ou por ser diesel um motor com menos cv vai me dar um ganho na transmissão final? E tm algum acessório que faça o estacionário trabalhar silenciosamente, pois a ideia é demonstrar que se pode fazer um carro que possa ser usado no dia dia com grande economia e relativamente simples de se montar.
ResponderExcluirConsiderando o maior torque já disponível em regimes de rotação mais baixos, um motor com menos potência pode não ser um grande transtorno. Mas para manter a velocidade final mais próxima do original, teria de se recorrer a uma relação de transmissão mais longa, ainda que acabasse por minimizar eventuais vantagens do Diesel nas arrancadas e retomadas.
ExcluirE possivel converter motor 302 v8 para diesel , o que preciso trocar?
ResponderExcluirPossível pode até ser, mas não vale a pena. Seria necessário trocar os cabeçotes por outros específicos para Diesel enquanto o carburador e a ignição dariam lugar à bomba e aos bicos injetores.
ExcluirSeria possivel adaptar uma motor de uma twister ou de uma cbr 450 para diesel? E o que e necessario faser?
ResponderExcluirNa teoria é possível, mas converter os motores motociclísticos para Diesel não é tão fácil. Ao aproveitar o motor original como base para a conversão, a maior dificuldade seria sincronizar a bomba injetora. E na falta de algum cabeçote que seja plug-and-play para facilitar a montagem de um motor "misto-quente", seria mais provável que fosse tentar usar como porta-injetor o encaixe originalmente destinado à vela de ignição, além de rebaixar o cabeçote e/ou substituir o pistão por um que favorecesse o aumento da taxa de compressão.
ExcluirEntendi eu estava perquisando sobre a bomba onjetora,esse e o problema todo,o consumo melhora?nao preciso correr,se a cbr der 120 por hora e cpnsumir como vi uma 650 diesel que consome uns 58 km/l pra mim esta otimo,se ela fiser 40 km/l ta show ainda mais pelo preço do diesel que e 2.90 e ela andar o dobro esta otimo
ResponderExcluirAcredito que esteja se referindo à moto que os Mariners americanos usam, na verdade uma 670 e não 650. Aquela tem injeção indireta, outro sistema, e que até reduz os esforços sobre o bloco em comparação a um motor de injeção direta, embora seja mais melindroso para a partida a frio e consuma mais ao usar óleo diesel convencional ou querosene. Ainda assim, aquela conta com um dos poucos projetos de motor monocilíndrico realmente adequado a uso veicular, ao contrário da maioria que usa motores adaptados de aplicações estacionárias/industriais, pesados demais e com péssima relação peso/potência diminuindo eventuais vantagens no consumo. No caso da CBR, um motor estacionário na faixa de 13hp e cerca de 400cc até já poderia proporcionar o desempenho desejado, mas adaptar o câmbio ao motor se torna mais complicado principalmente em função do espaço no quadro da moto e do câmbio original da moto ser integrado ao motor a gasolina, tanto que no exterior é comum adaptarem câmbio CVT em motos convertidas para Diesel visando facilitar o processo de conversão. Na falta dum CVT propriamente dito, um sistema de embreagem centrífuga automática semelhante ao da Mobylette já proporciona o efeito desejado.
ExcluirRecomendo que veja essa: http://dzulnutz.blogspot.com/2015/09/mais-uma-do-youtube-honda-cb232d.html
Por isso eu queria adaptar o diesel no motor da cbr,eu iria colocar a bomba ingetora de motores estacionarios toyama,e ess ingeçao direta da moto 670cc como funciona?sera que e a dos motores toyama seriam boas?e quanto cai o rpm desses motores?e um motor de 450 cc ira perder os hp originais dele?tipo ela tem 46 hp originais ela vai perder os hp?essa parte da potencia ainda nao ficou clara pra mim
ResponderExcluirEsse é um tema bastante complexo. A injeção da moto de 670cc na verdade é indireta, e funciona com a injeção sendo feita numa pré-câmara montada no cabeçote, de onde é tragada conforme a movimentação do pistão e turbilhonada por um orifício para chegar à câmara de combustão. Não posso garantir que a bomba injetora dos motores Toyama vá servir para o motor da CBR 450, tem que ver quantos cilindros tem o Toyama. Eu particularmente recomendaria dar uma olhada nos motores Yanmar série TNV, visto que tem versões de 2 cilindros. Quanto à potência, naturalmente, sofre uma queda, bem como o regime de rotações, e nesse caso as relações de marcha teriam um peso decisivo para definir quão alterado seria o desempenho em comparação com o motor original.
ExcluirTenho um xsara Picasso, na Europa ele saiu à diesel, daria para importar as peças do motor?
ResponderExcluirSe for o motor EW10 (2.0), é possível transformar num DW10. Já as versões com o motor TU5 (1.6), embora também possam ser convertidas, ficariam com um desempenho insatisfatório. Se eu não me engano, as versões Diesel exportadas para a Argentina usavam o motor DW10.
Excluirbom dia , tenho uma s10 a gasolina e gostaria de saber se tem como transforma a diesel, preciso de seu contato o meu e contato@pousadavitoriamar.com.br...no email eu lhe passarei um contato via whatssap ou fixo.
ResponderExcluirTrocando motor, câmbio e preferencialmente também o diferencial pelo da versão original Diesel dá certo, mas se não for a 4X4 fica praticamente impossível documentar. A bem da verdade, trocar por uma já originalmente Diesel é muito mais negócio que a conversão.
Excluirola eu tenho um Peugeot 206 e gostaria de saber se e possível converter para dísel
ResponderExcluirÉ possível. Os motores originalmente usados no 206 destinado ao mercado brasileiro, excetuando apenas o 1.0 16V fornecido pela Renault, podem ser convertidos.
ExcluirQuero saber se tem como passar o motor de fusca 1.300L a gasolina para diesel s10?
ResponderExcluirPode até ter alguma forma de converter um Fusca para Diesel, mas seria mais viável trocar o motor mesmo.
ExcluirQual motor seria adequado para o fusca ?
ExcluirOs motores Diesel que dariam menos intercorrências para adaptar seriam os da própria Volkswagen. Até já apareceu no Youtube um Fusca adaptado com o motor 1.6D e ainda recebeu turbo.
ExcluirPara fazer conversão mesmo do motor do fusca para diesel qual cabeçote é melhor colocar? Bomba injetora? Gostaria de mais detalhes por favor estou pensando em converter.
ExcluirChama no whats (15) 99630-0555
No caso do motor do Fusca, por ser boxer, fica mais difícil encontrar algum cabeçote compatível. Embora eu já tenha visto fotos de motores de Fusca adaptados com cabeçotes de Subaru em preparações mantendo o motor a gasolina, tenho lá as minhas dúvidas quanto à viabilidade de usar os cabeçotes do motor EE20 Boxer Diesel da Subaru e principalmente como fazer para trazer algum para o Brasil. Vale mais a pena fazer a adaptação com um motor AP mesmo, e no motor AP pode-se usar tanto o cabeçote e bomba do 1.6D de injeção indireta quanto os do 1.9SDI ou 1.9TDI.
ExcluirOlá
ResponderExcluirAlgum Méstre poderia me informar
Sobre ...
Penso em converter um ap 1.6 1997 gasolina em dieesel,
Ele mudaria apenas o adiantamento do ponto ou atrazo do mesmo , ou teria que trocar muita coisa ?
Converter um motor originalmente a gasolina para rodar com óleo diesel está longe de ser assim tão simples, esse procedimento do ponto da ignição só serve para o etanol ou combustíveis gasosos. Como o óleo diesel não é tão fácil de vaporizar para ser queimado num motor de ignição por faísca, adota-se a ignição por compressão (ciclo Diesel) que requer a substituição do cabeçote e do sistema de injeção, e em muitos casos também é comum a troca dos pistões tanto para promover uma maior compressão quanto para um turbilhonamento mais eficiente da carga de ar de admissão de modo a proporcionar uma combustão mais homogênea e também mais próxima ao centro da câmara de combustão para evitar que uma quantidade excessiva de energia térmica seja desperdiçada. No caso do motor AP, o que se faz mais frequentemente é usar o cabeçote e o sistema de injeção (bomba e bicos) do motor 1.6D usado na Kombi Diesel ou do 1.9SDI que equipou versões de exportação das linhas do Gol e do Golf.
ExcluirDá para converter o 1.6 diesel da Kombi para 1.9? é SÓ TROCAR O CABEÇOTE?
ResponderExcluirTrocar o cabeçote não altera a cilindrada.
ExcluirPara transformar um motor da pampa a gasolina para dizel quais peças devo trocar?
ResponderExcluirSe for o CHT eu nunca vi um convertido para Diesel, mas se for AP tem que trocar o cabeçote, já com o sistema de injeção (bicos e bomba, sincronizada por correia).
ExcluirÉ possível converter o motor de uma ford edge pafa diesel? Ouvi falar que motores maiores tem mais chance de dar certo, e em relaçao ao câmbio teria que mexer no conversor de torque?
ResponderExcluirNunca encontrei nenhuma referência nenhum motor cujos cabeçotes sirvam para fazer um "misto-quente" no motor da Edge, então a princípio não tem como converter. E essa idéia de que o tamanho do motor seja o que viabilize as conversões é um tanto quanto equivocada. No caso do câmbio automático, além de eventualmente alterar o stall do conversor de torque, esses mais novos requerem alterações no controle eletrônico.
ExcluirOi amigo . Qual motor e o ideal pra converter a diesel no caso da Kombi ? Sendo qye somente eu vou dirigir cuidadosamente e em baixa rotacao , vc tem ideua da durabilidade desse motor ?
ResponderExcluirA princípio o AP 1.8 mesmo. Apesar do 1.6D ter pistões com diâmetro menor, o que para ficar igual ao motor original exigiria encamisar o bloco, o curso é o mesmo dos 1.8 a álcool ou gasolina.
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirComo passar um motor pampa ap 1.8 gasolina para dieesel?
Encamisar o bloco para usar os pistões do 1.6 Diesel que tem um diâmetro menor, e instalar o cabeçote completo com sistema de injeção e glowplugs do 1.6 Diesel. Tem quem não encamise o bloco nem troque os pistões pelos da especificação padrão, mas daí vão por conta e risco. É importante lembrar que o formato dos pistões interfere na taxa de compressão, no turbilhonamento e na propagação de chama.
ExcluirBom dia tenho um Sportage 2008
ResponderExcluirTeria como converter a diesel
Até tem como substituir o motor por um turbodiesel, mas no Brasil não tem como regularizar.
ExcluirJa vi no google um fusca diesel original na epoca da 2guerra mas funcionava parecendo que estava quebrando tudo la dentro acho que foi restaurado pela vw procure na net
ResponderExcluirEsse já foi no pós-guerra mesmo, e como o protótipo original foi furtado a Volkswagen modificou um Fusca original da mesma época para ficar no acervo. Mas teria sido melhor usar aquele motor de 2 cilindros usado em alguns tratores Allgaier que foi projetado pela Porsche mesmo.
ExcluirJa vi tambem motor ap 18 tranformado para diesel funcionou bem
ResponderExcluirOla tenho ronda cg 159cc seria possível alterar para diesel alterando o cabeçote para 19occ muito usado para aumentar a potência com gasolina com essa alteração poderia ter mais resistência e teria que aumentar tanbem o reservatório de óleo para uma quantidade maior seria possível usar o sistema parcial de injeção diesel de um motor estacionário
ResponderExcluirNão seria o caso de fazer essa alteração da cilindrada, tendo em vista que mantém a compressão em proporções mais adequadas à especificação original para gasolina ou álcool. E sincronizar o sistema de injeção também envolveria uma quantidade grande de alterações.
ExcluirTenho uma range Rover 4.6 v8 gasolina 1997,este motor seria apto a conversão para diesel?estava pensando em colocar um motor MWM 2.8 Sprint mas não queria trocar o câmbio automático original do carro.
ResponderExcluirO motor Rover V8 não é apto a essa conversão. Chegou a ser tentado sem sucesso na época da British Leyland, mesmo com assistência da Perkins durante o "Projeto Iceberg". Quanto a acoplar o câmbio automático original ao motor MWM Sprint, a princípio não é impossível, mesmo sendo o câmbio ZF 4HP24 que é diferente do 4HP22 originalmente usado nas versões turbodiesel do Range Rover de 2ª geração. O que pode dificultar é a ausência de uma throttle-plate no motor, onde normalmente o cabo de comando do kickdown de um câmbio automático mais antigo é conectado.
ExcluirQuas as mudansas no bloco du ap a gasolina pru ap disel ?
ResponderExcluirO bloco não muda estruturalmente, é o mesmo do 1.8 a gasolina mas tem que encamisar para os pistões do 1.6 a diesel (mais estreitos que os do 1.6 a gasolina) encaixem na medida certa.
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