sábado, 2 de julho de 2016

Todo dia é dia de bombeiro

Hoje, 2 de julho, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Bombeiro, baseando-se na data em que foi instituído pelo imperador D. Pedro II o primeiro Corpo de Bombeiros Militar no ano de 1856 ainda como especialidade da Marinha devido ao risco de incêndio nos navios da época que ainda eram construídos predominantemente de madeira. A denominação "bombeiro" devia-se ao uso de bombas d'água manuais bastante rudimentares e feitas de madeira, couro e ferro como instrumento para combater os incêndios. O primeiro Corpo de Bombeiros Militar brasileiro incorporava algumas características dos chamados "pontoneiros" ou "pioneiros", como são classificados em algumas organizações militares os responsáveis por desbravar a linha de frente nas zonas de combate, e seguia o modelo dos Sapeurs-Pompiers de Paris.

160 anos depois, os equipamentos estão muito mais modernos, e cada unidade federal (os 26 estados e o Distrito Federal) tem o próprio Corpo de Bombeiros Militar e em algumas localidades ainda são atribuições dos bombeiros o atendimento médico de urgência, mas os ideais de nobreza e honra seguem norteando as ações dos bombeiros militares que chegam a arriscar a própria vida na proteção de vidas alheias. Além do combate a incêndios, outras missões para as quais os bombeiros são usualmente designados envolvem resgates especializados em ambientes naturais (como em praias, rios e montanhas, por exemplo) ou outras condições extremas (mais notadamente salvamentos em altura) e, evidenciando a inspiração da especialidade de "pioneiros", a remoção de eventuais obstáculos e preparação da área atingida por grandes desastres e/ou fenômenos naturais para que as ações de reconstrução e manutenção que se façam necessárias possam ser executadas com a devida segurança.

Apenas para exemplificar uma atribuição dos bombeiros, essa Ford Ranger (equipada com motor Ford Duratorq de 2.2L) e esse Ford Cargo 1723 (com motor Cummins ISB6.7 Euro-5) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (em fase de emancipação com relação à Brigada Militar, denominação tradicional da Polícia Militar por aqui) estavam sendo utilizados na remoção de árvores caídas após as chuvas de janeiro em Porto Alegre para que eletricistas pudessem reestabelecer a transmissão de energia elétrica para o bairro Bom Fim, um dos mais afetados devido à falta de manutenção da vegetação em decorrência de restrições absurdas impostas pelos ecologistas-melancia da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente que estariam proibindo a poda preventiva das árvores.

Cabe mencionar, também, que a natureza militar do Corpo de Bombeiros e as características operacionais às quais as viaturas estão expostas favorecem o Diesel não apenas em virtude do desempenho em condições severas de carga e o eventual uso do motor para acionamento de implementos mas também da menor volatilidade do combustível utilizado minimizar o risco de explosões ao chegar muito próximo de um foco de incêndio. De qualquer forma, fica registrada a homenagem.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html