segunda-feira, 26 de março de 2018

Breve observação sobre o Volkswagen Tiguan de 2ª geração, primeiro modelo a sair de fábrica com filtro de material particulado até nas versões a gasolina e a usar uma nova variação do ciclo Otto apresentada como "ciclo Budack"

Que o escândalo do "Dieselgate" teve repercussões pesadas não apenas para a Volkswagen, mas levou também outros fabricantes de automóveis a verem com mais ceticismo uma viabilidade dos motores do ciclo Diesel de médio a longo prazo, já não é mais novidade. Além do recrudescimento por parte de agências governamentais contra o uso desse tipo de motor em veículos particulares, e em alguns países até mesmo a prisão de representantes da Volkswagen, também tem havido uma maior dúvida quanto ao impacto de uma participação mais expressiva da injeção direta também em motores do ciclo Otto movidos a gasolina, etanol e/ou gás natural tanto isoladamente quanto combinada ao turbo como é o caso dos motores TSI usados em modelos da Volkswagen como o novo Tiguan Allspace. Lançado em 2017, foi o primeiro veículo a incorporar o filtro de material particulado não só nas versões equipadas com o motor 2.0 TDI mas também no 1.4 TSI a gasolina. De fato, por mais que se tivesse a impressão de que a gasolina por ser mais volátil não apresentasse um incremento na emissão de material particulado fino, acabou-se provando o contrário. Afinal, apesar do aquecimento aerodinâmico gerado durante a fase de compressão do ar admitido antes que se faça a injeção direta, é possível que algumas gotículas que ainda não tenham evaporado sofram uma queima mais superficial e cristalizem como um "carvãozinho", mesmo problema antes tratado como um calcanhar de Aquiles dos motores Diesel.
Outra estratégia adotada pela Volkswagen inicialmente nessa que é a 2ª geração do Tiguan foi o que a empresa optou por nomear "ciclo Budack", mas na prática é só mais uma variação do ciclo Otto tal qual o que a maioria dos fabricantes que oferecem modelos híbridos tratam equivocadamente como "ciclo Atkinson". Basicamente a diferença está na duração da abertura das válvulas de admissão, que no motor EA888 2.0 TSI oferecido como opcional no Tiguan Allspace no Uruguai em alternativa ao 1.4 TSI são fechadas antes do pistão atingir o ponto morto inferior ao fim do curso de admissão, fazendo com que o volume efetivo e a taxa de compressão dinâmica sejam reduzidos. A alegação em defesa da estratégia apresentada pelo engenheiro Ralf Budack seria que, apesar de uma eficiência volumétrica cerca de 10% inferior à de um motor similar operando normalmente no ciclo Otto padrão, a eficiência térmica teria um acréscimo de 30%, de modo que o motor 2.0 teria "desempenho de 1.8 com consumo de 1.4". Na prática, apesar do resultado ter alguma semelhança com o recurso de retardar o fechamento das válvulas de admissão nos motores usados em híbridos, pode-se alegar que a relativa descompressão gerada enquanto o curso de admissão se aproxima do fim tenderia a causar uma queda na temperatura e pressão da massa de ar e portanto reter uma maior quantidade de energia térmica que pudesse ser simplesmente dissipada pelo sistema de refrigeração. No entanto, a injeção direta torna-se imprescindível nesse caso para que não ocorra uma condensação de combustível que fosse misturado ao fluxo de ar de admissão num motor operando no ciclo Otto padrão ou no falso Atkinson.

9 comentários:

  1. Às vezes me parece que se está indo longe demais na histeria ambientalista. Se for para depender de sistemas tão complexos mesmo em carros a gasolina, não faz sentido que se tente fazer de tudo para acabar com os motores a diesel.

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  2. Parece maior que o antigo.

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  3. ¿Entonces ya no hay la ventaja de un sistema más sencillo para el control de emisiones en los nafteros?

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    1. Essa alegada vantagem está em vias de ser diminuída mesmo. Extinta totalmente eu não tenho certeza que se torne, mas vem se estreitando à medida que o downsizing tem avançado.

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  4. Muito se criticou e culpou-se o Diesel por contaminação atmosférica, mas os motores a gasolina estão longe de ser melhores. E o gás biometano que poderia ter algum futuro é negligenciado.

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  5. Quando eu vi pela primeira vez um carro de uruguaio na bomba de diesel no posto eu estranhei, mas depois de um tempo agora o estranho é se dar conta que uma característica tão comum de carros antigos está sumindo nos novos. Com os argentinos já foi diferente, apesar de que eu via muito carro a diesel de lá na praia também via uns a gasolina convertidos para gás mas que quando chegava em algumas praias tinha que usar só gasolina e carregar o peso morto do gás. Pelo menos quando ainda era mais comum os estrangeiros virem de carro a diesel, não devia ter tanta dificuldade até com a qualidade do combustível. Um tio meu que é argentino sempre tinha problema quando veraneava em Florianópolis com um Fiorino a gasolina.

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    1. Pois é. Eu me lembro até hoje duma Renault Trafic que eu vi em 2006 em Florianópolis com cilindros de gás montados longitudinalmente no lugar do tanque original de gasolina. Não sei como foi feito para manter pelo menos uma reserva de gasolina, mas seria loucura não ter pelo menos uma jerry-can escondida em algum canto com uma mangueira descendo direto para o carburador...

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  6. Hoy en las Filipinas solo se vende el Tiguan con el motor 1.4TSI pero igual ya lo han certificado a la Euro 6.

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    1. Para o Brasil vão trazer o 1.4TSI e o 2.0TSI, mas com o mesmo acerto usado no Golf GTI ao invés desse "ciclo Budack".

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
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