quinta-feira, 29 de março de 2018

Turbo: herói ou vilão?

Num momento em que a presença do turbocompressor em motores Diesel veiculares é praticamente incontestável na maioria dos mercados, tanto em utilitários pesados quanto em automóveis, chega a soar estranho que o em alguns momentos o dispositivo torne-se alvo de alguns questionamentos em torno dos reais benefícios que proporciona. De aspectos práticos como a efetiva compensação de altitude que permite manter um desempenho mais semelhante ao encontrado na operação ao nível médio do mar, até outros que possam estar mais relacionados a questões que passam despercebidas para muitos consumidores como a maior facilidade para enquadrar-se nas normas ambientais cada vez mais rígidas, o bom e velho turbo ainda encontra quem o considere supérfluo. A necessidade de alguns cuidados a mais para garantir uma maior vida útil também acaba desagradando quem ainda se apegue à rusticidade como argumento a favor da facilidade de manutenção em automóveis mais simples e utilitários, apontada também como pretexto para que a oferta de veículos compactos com motor Diesel esteja se tornando escassa em alguns países.
Tomando por referência a 1ª geração do Fiat Fiorino, que foi produzida no Brasil até '88 e contava com a opção por um motor 1.3 Diesel de 45cv em mercados de exportação e ganhou sobrevida entre '89 e '96 com a fabricação transferida para a Argentina, a simplicidade revelava-se um argumento de vendas tão importante quanto o consumo de combustível modesto para uma parcela considerável dos compradores do modelo. O desempenho sensivelmente mais limitado que o de versões com motor de ignição por faísca era tratado como um sacrifício em nome da economia, embora não chegasse a ser de fato um impedimento à utilização normal tanto na cidade quanto na estrada. Quem já passou férias de verão em Florianópolis durante a década de '90 já deve ter se deparado com carros de fabricação brasileira equipados com motores Diesel de aspiração natural e eventualmente feito comparação com o desempenho dos carros "populares" brasileiros da época, cujos motores de 1.0L que também não eram nada espetaculares nesse mesmo aspecto nunca configuraram um impedimento para conquistar uma participação de mercado que chegou em alguns momentos a superar a faixa de 70% do volume de carros 0km vendidos no Brasil...
O predomínio da injeção indireta nas aplicações automotivas ao menos até a década de '90 acabou por contribuir para que os custos de produção e aquisição se mantivessem reduzidos, e a manutenção também era barateada. Portanto, a ausência do turbo passava longe de ser o único fator que levou ao surgimento de uma fama de "indestrutível" para os motores Diesel, embora não deixe de ser um tanto comum deparar-se com alegações de que a massificação do turbo paralelamente à obrigatoriedade do gerenciamento eletrônico compatível com OBD-2 no mercado europeu a partir do ano 2000 levaram a um declínio na predileção pelos mesmos em alguns países. embora modelos como a Citroën Xsara Break ainda persistissem enquanto as normas de emissões Euro-3 permitiam com a oferta de motores Diesel de aspiração natural e injeção indireta como uma opção inicialmente mais em conta aos então recentes turbodiesel de injeção direta do tipo common-rail que se encaminhavam para constituir o novo padrão. À primeira vista podia soar loucura que alguém ainda preferisse por exemplo o motor TUD5 naturalmente aspirado de 1.5L e 58cv num modelo do porte do Xsara, mas ao menos na Espanha, em Portugal e no Uruguai havia quem se desse por satisfeito com a inerente simplicidade. A bem da verdade, considerando que o TUD5 ainda contava com injeção indireta e portanto mais facilmente adaptável ao uso de óleos vegetais naturais como combustível alternativo, eu também ficaria tentado...
Mas até que ponto seria justificável abrir mão do turbo? Nesse aspecto, convém observar as críticas mais frequentes a uma sensibilidade mais exacerbada à qualidade do óleo lubrificante, visando evitar a formação de borra de óleo ao redor do eixo do conjunto rotor em função das altas temperaturas e da inércia que mantém a rotação mesmo quando são interrompidos o suprimento de gases de escape para a turbina e do lubrificante para os mancais. O uso de óleos abaixo da especificação recomendada já é problemático mesmo em motores naturalmente aspirados, de certa forma tornando menos justificável tratar tal situação como um pretexto para validar a rejeição ao turbo, embora também seja inegável o maior stress térmico ao qual o sistema de lubrificação acaba por ser submetido devido à importância do óleo também para refrigerar a carcaça central entre a turbina e o compressor em alguns turbos que ainda não contam com refrigeração a água. Eventuais falhas nos retentores de óleo também podem ter consequências catastróficas, e são eventualmente apontadas como um fator de risco para a ocorrência dos "disparos" de motor devido a uma possível ingestão de óleo em ponto de fulgor pela admissão e a combustão descontrolada do mesmo.
Outros tópicos que ainda podem levar a uma desconfiança quanto à conveniência de se contar com o turbo são eventuais interferências que um acúmulo de sedimentos carbonizados possam acarretar no funcionamento da válvula de prioridade (também conhecida como "válvula de alívio" ou "bllow-off") e causar desde um incremento excessivo da pressão de admissão (overboost) acima de limites seguros até o stall do compressor a partir do momento que a velocidade angular das palhetas torne-se sônica ou supersônica. Tendo em vista que a emissão de material particulado ainda costuma ser mais crítica nos motores Diesel, e também pode ser associada a desleixos com a manutenção preventiva, até não é de se estranhar que haja algum temor por parte de quem trata como "normal" um excesso de fuligem negra saindo pelo escapamento mesmo depois da partida a frio quando a temperatura operacional já tenha estabilizado. Nesse caso, ao invés de apontar a presença do turbo como um problema, parece mais racional fixar-se tanto numa manutenção deficiente quanto em outros recursos como o filtro de material particulado (DPF - Diesel Particulate Filter) presente nas gerações mais recentes de veículos com motor turbodiesel e que acaba dificultando a aferição correta da opacidade dos gases de escape após o processo de combustão.
Naturalmente, a maior complexidade agregada não apenas pelo turbocompressor pode assustar uma parcela dos consumidores que se mostra mais refratária a novas tecnologias que acarretem num custo mais elevado ou provoquem uma maior exigência durante as rotinas de manutenção. Por outro lado, a presença do turbo foi relevante para fazer com que o Diesel deixasse de ser tão estigmatizado como uma alternativa mais adequada a máquinas agrícolas e veículos pesados, e até viabilizando o uso de motores mais compactos e leves mesmo nessas aplicações com vantagens que podem ir desde uma menor compactação do solo até uma melhor distribuição de peso entre os eixos. Enfim, por mais que o turbo proporcione alguns desafios tanto no tocante a eventuais cuidados na operação do motor até a manutenção, requerendo também um redimensionamento do sistema de refrigeração, não deixa de ser injusto apontá-lo como um "vilão" no sentido de uma suposta diminuição da viabilidade econômica dos motores Diesel em veículos compactos e de segmentos de entrada.

20 comentários:

  1. Iba a ser lindo si los motores diésel más nuevos fueran tan sencillos a punto de no quedarse tan caro que el uso en los autos más accesibles se quede prohibitivo.

    ResponderExcluir
  2. Precioso recuerdo lo del Fiorino. Mi padre ha tenido un de eses por más de 30 años, y el autito lo sirve para todo. Incluso viaje a Florianópolis en el verano '98-'99.

    ResponderExcluir
  3. Já vi muito carro de argentino a diesel, e os únicos que eu vi dando problema tinham turbo. Pode não ter nada a ver, mas além do preço talvez essa coincidência justifique o pavor que alguns tem do turbo.

    ResponderExcluir
  4. De todos los autos que he manejado, ningun tenia turbo. Me encantaria probar uno.

    ResponderExcluir
  5. Nunca me proporcionou grandes dissabores o motor TUD5 no meu Citroen Saxo. Menos sorte teve um primo meu que trocou o certo pelo duvidoso ao desfazer-se de um Ford Fiesta 1.8D (motor Endura-D) para comprar um automóvel mais recente com motor a gasolina e turbo que já deu-lhe algumas insatisfações.

    ResponderExcluir
  6. Nunca entendi muito disso, só achava que turbo fazia o carro andar mais e pronto, mas dá de ver que é um assunto polêmico mesmo. Já cheguei a ver um português de padaria furioso no telefone por causa de um turbo que tinha dado problema num carro de entrega da padaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem era acostumado a vida toda com motor "maçarico", agora que já não se vê motor Diesel sem turbo que se enquadre nas normas de emissões em vigor deve estar sendo difícil se acostumar com um componente a mais que exige cuidados para preservar a durabilidade.

      Excluir
  7. Motor a diesel novo sem turbo já nem dá mais para levar em conta num país com normas ambientais mais severas, apesar de ainda ter alguns países onde as mesmas pick-ups médias vendidas aqui com turbo podem ser encontradas em versões aspiradas. Mas se for tratar de motor a gasolina, é bem provável que motor aspirado volte a ter relevância agora que o downsizing se mostrou um pouco problemático na parte da poluição e da manutenção mais cara. Pode ver o caso da Toyota que é a maior fábrica de carros do mundo e ainda é pouco expressiva no downsizing.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que não tem mais nem o que contestar, o turbo já é um caminho sem volta.

    ResponderExcluir
  9. El unico que no me ha gustado al turbo es que no suele ser sencillo adaptar para gas natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quizás por eso Isuzu sigue usando motores atmosfericos en unas versiones de la serie N movidas a gas natural.

      Excluir
  10. Seguro que la sencillez de los motores atmosfericos es atractiva, sobretodo para quien no se importa con el mantenimiento del vehículo, pero las ventajas de performance igual tienen sus encantos.

    ResponderExcluir
  11. Não dá para ter muito fanatismo, mas a minha experiência com motor turbinado em ônibus foi boa.

    ResponderExcluir
  12. Eu cheguei a namorar um argentino que tinha um Fiat Palio a diesel, sem turbo. Não era um carro ruim, mas pelo tamanho do motor era tão lento que se comparava mais com os 1.0 daqui do Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Me acuerdo de los motores atmosfericos que se via en Argentina por los años 80 y 90, no se estropeaban por nada. Aún que iban despacito, eran fiables y de facil mantenimiento.

    ResponderExcluir
  14. Motores atmosfericos son más sencillos, lo que se podría convertir en precios más bajos para un auto gasolero nuevo y quizás el precio iba a mantenerse en una proporción más cercana al precio de un naftero.

    ResponderExcluir
  15. Pasaje de aceite por el compresor es lo que más me da miedo. El motor se mete una acceleración descontrolada y mismo que se pueda parar el vehículo aún se estropea el motor. Ya lo ocurrió eso a mi hermana con un Peugeot 206 que ella tuvo.

    ResponderExcluir
  16. No vos olvide que en Argentina hay muchos que aún prefieren sacar la inyección electrónica cuando se estropea la computadora y lo cambian todo por carburador y incluso arreglan encendido con distribuidor. Hay muchos que ni siquiera compran un coche si ese lleva turbo, tampoco inyección directa, porque no es tan sencillo pasar a carburador.

    ResponderExcluir
  17. Aprendi a manejar en un Citroën Xsara con motor 1.5D atmosferico, pero hoy tengo un auto naftero. No me gusta mucho el turbo, además que ya vi unos tantos autos con motor turbo estropeados.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html